Fala da Presidência durante a 238ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Comemoração dos 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2009 - Página 64925
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO), EMPRESA PUBLICA, VINCULAÇÃO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), SAUDAÇÃO, PRESENÇA, ANTERIORIDADE, ELOGIO, IMPORTANCIA, RECONHECIMENTO, CONTRIBUIÇÃO, QUALIDADE, SERVIÇO PUBLICO, MODERNIZAÇÃO, TECNOLOGIA, INFORMATICA, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, PARCERIA, CONGRESSO NACIONAL, LUTA, LIBERDADE, ACESSO, SOFTWARE, COMENTARIO, EXPERIENCIA, ORADOR, EX PRESIDENTE, GRUPO PARLAMENTAR.

            A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko. Bloco/PT - MT) - Declaro aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

            A presente sessão especial destina-se a comemorar os 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), nos termos do Requerimento nº 1.110, de 2009, da Srª Senadora Ideli Salvatti e de outros Srs. Senadores.

            Convido, para compor a mesa, a Exmª Srª Senadora Fátima Cleide, aqui representando a Senadora requerente, Senadora Ideli Salvatti, que não pode estar presente neste momento.

            Eu, como 2ª Vice-Presidente da Mesa do Senado da República, convido o Sr. Diretor-Presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Sr. Marcos Mazoni, para compor a mesa conosco.

            Convido também o Sr. Presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Sr. Rodrigo Assumpção. Por favor, componha a mesa conosco.

            Igualmente, convido, para compor a mesa, o Sr. Brigadeiro do Ar Gonçalves, representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

            Gostaria de registrar a presença, muito honrosa para todos nós, de todos e de todas, é claro, mas registrar, em especial, a presença do Sr. Diretor-Presidente do Serpro-RJ, Sr. Armando de Almirante Frid; do Sr. Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sr. Pedro Paulo; do Sr. Gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal da Escola de Administração Fazendária (Esaf), Sr. Claudemir Frigo, representando o Diretor-Geral da Esaf; do Sr. Coordenador-Geral de Modernização e Informática do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Sr. Cláudio Nogueira Dias.

            Por minha conta, como sempre, eu gostaria de fazer uma saudação muito especial a todas as mulheres aqui presentes. Como eu não sei o nome de todas, eu quero saudar, no nome da Srª Ana Amorim, todas as mulheres aqui presentes. Todos os homens, é claro, mas uma saudação especial às mulheres, porque hoje nos vemos contempladas com a presença significativa de mulheres nesse veio - vamos dizer assim - de trabalho na nossa sociedade.

            Quero saudar a todas as senhoras e a todos os senhores diretores do Serpro, senhoras e senhores funcionários do Serpro, senhoras e senhores profissionais da área da tecnologia da informação, a todos e todas aqui presentes. Gostaríamos de dizer algumas palavras, abrindo esta sessão especial destinada a comemorar os 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

            Começaríamos dizendo que, muito além da função constitucional de legislar e de fiscalizar os atos do Poder Executivo, o Senado da República, numa clara demonstração de seu intento de aproximar-se, o máximo possível, da sociedade brasileira, vem realizando uma série de comemorações especiais. Em todas essas ocasiões, temos homenageado personalidades e instituições, bem como lembrado datas significativas para o Brasil e para os brasileiros. São momentos que engrandecem este Senado, que constroem pontes entre representantes e representados, entre esta Casa de leis e o povo que a constituiu.

            Hoje, por uma nobre iniciativa da nossa querida Senadora Ideli Salvatti, o Senado Federal homenageia, em sessão especial, um dos órgãos mais importantes do serviço público brasileiro, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que completou, no último dia 1º de dezembro, 45 anos de serviços prestados ao Brasil e à nação brasileira.

            Homenagear uma entidade pública é sempre uma excelente oportunidade não só para celebrar a existência do órgão em si, como também para enaltecer a qualidade do serviço público brasileiro. Serviço público integrado por homens competentes e abnegados, mas nem sempre tão respeitados e compreendidos quanto merecem. Serviço público sempre lembrado quando dele se necessita, mas, ao mesmo tempo, injustamente criticado por gerar custos à sociedade.

            Aliás, eu sou uma servidora pública. Eu estou Senadora e, mesmo como Senadora, sou também uma servidora pública: tenho sido professora, por 26 anos, na Universidade Federal do Mato Grosso. Sei quantas críticas, muitas vezes, a gente recebe. Muitas vezes, também, nosso trabalho é reconhecido; mas muitas vezes não é tão reconhecido quanto mereceria. Por isso, eu digo, Dr. Marcos Mazoni, que estes momentos são importantes, sim, pois mostram à Nação brasileira, através do Senado da República, o respeito que órgãos como o Serpro merecem pelo trabalho que prestam.

            Criado em 1º de dezembro de 1964, por intermédio da Lei nº 4.516, o Serpro chega aos 45 anos como uma das maiores organizações da América Latina no ramo da prestação de serviços em tecnologia da informação e comunicações para o setor público. Empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, a entidade soube desempenhar, desde o início dos seus trabalhos o mister de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública Brasileira.

            Quem nunca utilizou o Programa de Transmissão de Dados da Receita Federal para enviar a sua declaração anual do Imposto de Renda, o famoso Receitanet? E os sistemas de emissão da Carteira Nacional de Habilitação e do novo modelo de passaporte, totalmente digitalizado? Que empresa exportadora deste País nunca utilizou a plataforma do Siscomex? Que Parlamentar nunca acessou o Siafi, ferramenta fundamental para a fiscalização do gasto público?

            São apenas algumas perguntas que a gente está deixando no ar. São apenas alguns exemplos da atuação do Serpro no dia a dia dos cidadãos brasileiros e das cidadãs brasileiras, de sua importância no aprimoramento e no desenvolvimento de tecnologias utilizadas por diversos órgãos públicos brasileiros para estreitar e facilitar seu relacionamento com os usuários, ou seja, com todos nós!

            Merecem destaque os investimentos da empresa em soluções tecnológicas que utilizam software livre, o que proporciona uma economia significativa aos cofres públicos, assim como sua participação em projetos e programas voltados para as questões da acessibilidade e da inclusão digital.

            Aqui eu gostaria de fazer um breve parêntese. A Drª Ana Amorim agora mesmo me lembrava quanto o Governo do Presidente Lula estimulou a questão do software livre, e o Congresso Nacional teve participação muito significativa através de sua Frente Parlamentar Mista do Software Livre, que presidi por alguns anos. E eu dizia à Drª Ana Amorim, há poucos instantes, que o Senado da República e a Câmara tivemos um papel bastante significativo, mas foi uma história, na época, tão difícil, doutora, tão complexa. Eu presidi aquela frente parlamentar, e os embates eram muito grandes contra o software livre. O atual Presidente do Congresso Nacional, José Sarney, na época, era presidente de honra dessa comissão, e eu era a presidente mesmo. Aí, eu tive de realmente ter muitos embates significativos, dentro do próprio Congresso Nacional.

            Uma vez, lembro-me perfeitamente de que eu estava no exterior e aconteceu um problema sério: estavam tentando apagar o software livre, se é que eu posso dizer isso, e tomamos atitudes por telefone, no exterior, segurando... Viajei muito por este País, a Porto Alegre e a muitos Estados, realmente tentando segurar, e valeu a pena. Faz tanto tempo que eu me afastei de estar à frente desses trabalhos, segurando a situação, porque era um trabalho complexo, e eu assumi outras frentes, pois essa frente estava bem encaminhada. Hoje, fico muito feliz quando vejo o software livre realmente a todo vapor, vamos dizer assim. Isso nos faz ver que determinados momentos de trabalho que pensamos que estão sendo quase em vão valem a pena.

            Então, eu diria que ter presidido a Frente Parlamentar Mista do Software Livre no Congresso Nacional, durante algum tempo - se não estou equivocada, durante três anos -, no começo do meu mandato, valeu a pena. Valeu a pena mesmo. Parabenizo o Brasil por ter conseguido impor o espaço do software livre.

            Ao completar 45 anos, o Serpro possui, além da sede em Brasília, dez regionais distribuídas nas capitais em que há regiões fiscais, bem como escritórios de serviço nos demais Estados brasileiros. A empresa conta com um corpo de cerca de dez mil empregados competentes, preparados e em constante atualização, cujo ingresso se dá pelo instituto do concurso público.

            Ao encerrar esta breve intervenção, gostaria de cumprimentar o Dr. Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, Diretor-Presidente do Serpro, em nome de quem saúdo todos os funcionários dessa verdadeira ilha de excelência que é o Serpro. Parabéns a todos! Que os próximos 45 anos sejam ainda mais repletos de desafios e de bons resultados para o povo brasileiro! Queremos bons resultados, mas queremos mais desafios para que, cada vez mais, as questões tenham maior qualidade e imponham-se no Brasil e, muitas vezes, com certeza, com história para mostrar em nível internacional, dando uma contribuição para outros países.

            Quero fazer uma saudação, encerrando a minha fala, à nossa querida Senadora Ideli Salvatti, que é autora deste requerimento. A minha companheira e amiga, nossa Senadora Fátima Cleide, que agora vai fazer o seu pronunciamento, está aqui representando a nossa Senadora, que teve essa feliz e brilhante ideia de fazer esta sessão especial de homenagem a um órgão de tamanha relevância para o Brasil como o Serpro.

            Parabéns a todos e a todas! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2009 - Página 64925