Pronunciamento de Fátima Cleide em 03/12/2009
Discurso durante a 238ª Sessão Especial, no Senado Federal
Comemoração dos 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.
- Autor
- Fátima Cleide (PT - Partido dos Trabalhadores/RO)
- Nome completo: Fátima Cleide Rodrigues da Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
- Comemoração dos 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/12/2009 - Página 64927
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO), REGISTRO, HISTORIA, ATUAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIA, FACILITAÇÃO, RELACIONAMENTO, CIDADÃO, GOVERNO, ELOGIO, QUALIDADE, QUADRO DE PESSOAL, LIDERANÇA, POLITICA, LIBERDADE, ACESSO, SOFTWARE, VIABILIDADE, INCLUSÃO, COMUNIDADE, BAIXA RENDA, INSTALAÇÃO, EQUIPAMENTOS, INTERNET, INTERESSE PUBLICO, CONTRIBUIÇÃO, FUNCIONAMENTO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, DETALHAMENTO, SOLUÇÃO, RECEBIMENTO, PREMIO, RECONHECIMENTO, BRASIL, EXTERIOR, AMBITO, IMPOSTO DE RENDA, CADASTRO, CADASTRO DE PESSOA FISICA (CPF), PESSOA JURIDICA, SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (SIAFI), SISTEMA, COMERCIO EXTERIOR, DIVULGAÇÃO, CONTAS, SETOR PUBLICO.
A SRª FÁTIMA CLEIDE (Bloco/PT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, Senadora Serys Slhessarenko; Sr. Diretor-Presidente do Serpro, Marcos Mazoni; Sr. Presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção, Sr. Brigadeiro do Ar Gonçalves, que aqui representa o Comandante da Aeronáutica; Srª Ana Amorim, em nome de quem eu saúdo todas as mulheres aqui presentes e as mulheres que trabalham no setor de informação e tecnologia, quero inicialmente fazer uma saudação especial à Senadora Ideli Salvatti, parabenizando-a pela feliz iniciativa de propor a realização desta sessão solene destinada a comemorar os 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados, o Serpro. Infelizmente, a Senadora Ideli Salvatti não pôde estar aqui neste momento, mas felizmente para mim, que posso usar da palavra em nome da liderança do Partido dos Trabalhadores e representando também a autora deste requerimento. Quero saudar a presença, entre nós, do Senador Eduardo Azeredo, que também é uma das pessoas que militam, no Senado Federal, na defesa do software livre.
Srª Presidente, senhoras e senhores, o Serviço Federal de Processamento de Dados completou, no dia 1º de dezembro, 45 anos de existência. O nome do Serpro, maior empresa de tecnologia da informação da América Latina, começa a se tornar cada vez mais conhecido pelos brasileiros graças ao sucesso de tecnologias que mudaram a relação entre cidadãos e Governo.
O Serpro foi criado em dezembro de 1964 e possui, hoje, uma ampla capilaridade, que abrange todo o País, como já registrou a Senadora Serys, com 10 regionais e 18 escritórios, presentes em todas as capitais, além da sua sede em Brasília. É uma empresa pautada, antes de tudo, por sólidos valores, por uma ética inabalável e distintas competências. Tudo isso traduzido em diversas ações.
É preciso ressaltar que a força do Serpro reside nos seus quase onze mil empregados. Afinal, a tecnologia é fruto do conhecimento e da inteligência das pessoas. É esse conhecimento e a capacidade de inovar, além do interesse em compartilhar ideias das trabalhadoras e trabalhadores do Serpro, que fazem dessa empresa uma referência na prestação de serviços ao Estado e ao povo brasileiro.
É por isso que, em todos os seus aniversários, o Serpro, Senadora Serys, confere homenagem àqueles que constroem a empresa - quero aqui parabenizar a direção do Serpro por essa iniciativa -, homenagem essa que é simbolizada nos distintivos de 10, 25, 30 e 35 anos de efetivos serviços dedicados à empresa.
O Serpro é uma das principais empresas fomentadoras da política de implantação do software livre - isso já foi registrado pela Senadora Serys e também faço questão de ressaltar -, importante para a independência tecnológica e para a soberania nacional. O trabalho da empresa se mostrou, nessas quatro décadas e meio, essencial para a implantação de políticas e ações governamentais, sempre em busca da excelência técnica para melhor atender e servir ao contribuinte, ao exportador, ao servidor público, enfim, ao cidadão. Esse trabalho de ponta, de busca de inovações, faz com que a história da empresa se confunda com a própria história da informática no Brasil.
Sua atuação no campo da inclusão digital busca viabilizar o uso e a apropriação das novas tecnologias por comunidades carentes. Nesse sentido, a principal contribuição do Serpro é a montagem de telecentros, sendo trezentos e vinte e um instalados no Brasil e nove no exterior.
Os telecentros são espaços com equipamentos de uso público, instalações de máquinas e conexões que atendem às necessidades das mais diversas comunidades. Isso tudo para promover o compartilhamento da informação, a elaboração de conteúdos comunitários, o fortalecimento das redes sociais, em suma, a valorização da própria cidadania.
Srª Presidente, senhoras e senhores, o Serpro orgulha-se da sua presença, da sua contribuição constante para o bom funcionamento da administração pública brasileira, e nós nos orgulhamos da existência do Serpro. É extensa a lista de exemplos de iniciativas que contribuem para que o Governo, em suas diversas esferas, ofereça um ação pública mais eficaz.
Podemos citar o Imposto de Renda via Internet (Receitanet), solução inovadora, premiada no Brasil e no exterior, criado para a Receita Federal do Brasil, assim como a identidade econômica dos cidadãos e cidadãs e empresas brasileiras, o CPF e CNPJ, todos expedidos com o auxílio de sistemas que levam a marca da empresa.
Podemos citar também o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), que permite a centralização dos registros contábeis e da execução dos orçamentos e finanças dos órgãos federais. Todos os dias, uma das primeiras coisas que nós, Parlamentares, fazemos ao adentrar nossos gabinetes é uma consulta ao Siafi, um importante instrumento para o acompanhamento da execução dos convênios firmados entre o Governo Federal e os Governos Estaduais e Municipais.
Podemos lembrar ainda o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), responsável por criar um fluxo único de informações, eliminando controles paralelos e diminuindo significativamente o volume de documentos envolvidos nas operações. Mudança que proporcionou maior competitividade às empresas brasileiras, com redução do custo da burocracia.
O novo passaporte brasileiro, moderno e muito mais seguro, é fruto do trabalho conjunto da Polícia Federal, da Casa da Moeda, do Ministério das Relações Exteriores e do Serpro. Agora o brasileiro tem uma viagem muito mais tranquila a outros países.
Os sistemas desenvolvidos pelo Serpro são responsáveis por transações online de mais de R$1 bilhão por ano. A Receita Federal processou este ano um número superior a 25 milhões de declarações online. Sabe-se, por exemplo, por uma simples consulta à Internet, que o País exportou US$13,8 milhões no último mês de setembro. Dados públicos, disponíveis a qualquer cidadão e a qualquer cidadã, fornecidos com segurança na transferência de informações. Mais uma característica das ações do Serpro e de sua tecnologia de ponta, referência também em certificação digital.
Eu mesma, usuária do sistema de compras pela Internet, faço compras com muito mais tranquilidade quando encontro a certificação digital do Serpro em determinado site.
O Serpro tem papel fundamental na criação do Demoiselle, programa que permite o desenvolvimento de soluções em software livre, contribuindo para a independência tecnológica do País. O objetivo é que o Demoiselle se torne o padrão de desenvolvimento dos sistemas de todo o Governo Federal, uma ação simples que vai permitir que pequenas e médias empresas concorram, em pé de igualdade, em licitações de desenvolvimento de sistemas para o Governo Federal.
O Serpro atua ainda em vários segmentos que têm impacto direto na vida dos brasileiros. Um exemplo é o Portal da Transparência, gerido pela Controladoria-Geral da União. O portal exibe todas as contas públicas e as despesas realizadas, seja diretamente pelos órgãos federais, seja através de transferências para Estados, Municípios e organizações não governamentais. Também as transferências diretas para o cidadão, como o Bolsa Família, podem ser consultados no portal.
Outro fato de destaque é a emissão das Notas Fiscais Eletrônicas, dento do Sistema Público de Escrituração Digital, conhecido como Sped, que proporcionou uma nova relação entre as administrações fazendárias e o setor produtivo no Brasil. O Sped, desenvolvido pelo Serpro, promove a atuação integrada entre os fiscos, uniformiza a coleta de dados contábeis e fiscais e racionaliza as obrigações acessórias das empresas.
No segmento de comércio exterior, o Serpro desenvolveu o Sistema de Portos (Sisportos), que permite a comunicação entre as autoridades portuárias e bancos de dados de sistemas de comércio exterior, além de órgãos ligados ao fomento, regulação e infraestrutura do setor. A melhoria da comunicação permite reduzir a sobreposição de processos e gerar informações em tempo real para o mercado.
Srª Presidente, senhoras e senhores, reitero que nenhuma dessas realizações seria possível sem o esforço dos onze mil servidores do Serpro, distribuídos, repito, em mais de trezentos municípios. Verdadeiros responsáveis pelo sucesso da empresa. Como afirma Jorge Barnasque, o mais antigo diretor da Casa, “o legado do Serpro é registrado pelo conjunto de pessoas que produziram e produzem resultados significativos para o País.”
Por tudo isso, o aniversário do Serpro comemora, antes de tudo, a história das realizações de seus funcionários. Esta celebração é a do coroamento do esforço das mulheres e homens que fazem, em seu dia a dia, a história da instituição, contribuindo para a modernização e amadurecimento da democracia brasileira.
Parabéns ao Serpro!
Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema de Informática e Tecnologia da Informação do Brasil.
Meu muito obrigada, Srª Presidente. (Palmas.)