Discurso durante a 238ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2009 - Página 64933
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, MODERNIZAÇÃO, ESTADO, AREA, INFORMATICA, AUMENTO, EFICIENCIA, SERVIÇO PUBLICO, ESPECIFICAÇÃO, SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA (SIAFI), LICITAÇÃO, CERTIFICADO, TECNOLOGIA DIGITAL, RECEBIMENTO, DECLARAÇÃO, IMPOSTO DE RENDA, AGILIZAÇÃO, PROCESSO ELEITORAL, RECADASTRAMENTO, AUXILIO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), ESCOLHA, URNA ELEITORAL, APARELHO ELETRONICO, QUALIDADE, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, CONGRATULAÇÕES, SERVIDOR.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Venho à tribuna para celebrar os 45 anos de criação do SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados. A oportunidade é relevante e merece ser lembrada em razão do papel do Serpro na modernização do Estado brasileiro.

Como é sabido por todos, nos últimos cinqüenta anos entramos na chamada Era da Informação, em que novos meios de armazenamento de dados, e de telecomunicações, possibilitaram aprimorar o funcionamento de todas as organizações, inclusive do Governo.

O Serpro, na medida em que é órgão especializado em prover esses serviços novos da Era da Informação, tem desempenhado o papel decisivo em tornar o Estado brasileiro mais eficiente e mais eficaz, ou seja, oferecer mais serviços à população sem que o cidadão seja excessivamente onerado.

O chamado governo eletrônico, termo hoje na moda, tem sido praticado sem alarde, mas com sucesso pelo Serpro. Não é exagerado afirmar que o Serpro influenciou a maneira como o pensamento gerencial se desenvolveu no Brasil, porque desenvolveu, elaborou e divulgou modernas tecnologias da gestão da informação.

Nesses quarenta e cinco anos de história, o órgão tem registro de diversos produtos que transformaram em experiências de sucesso.

Entre elas, podemos citar o SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, o SIAPE - Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, os Portais Governamentais, o Sistema de Pregão Eletrônico, a Certificação Digital e o Receitanet.

São produtos que modernizaram a arrecadação de tributos e promovem a melhoria da aplicação dos recursos pelo Estado.

Além disso, cabe mencionar também os trabalhos relativos ao processo eleitoral: totalização dos votos desde a década de 1970, recadastramento eleitoral em 1985, e auxílio ao Tribunal Superior Eleitoral no procedimento de escolha da urna eletrônica.

O Serpro tem, nesses quarenta e cinco anos, agido com profissionalismo e seriedade, sendo um exemplo para todo o aparelho do Estado.

O órgão é um modelo de qualidade, apresentando índices impressionantes de satisfação de seus clientes, comprometimento para que resultados positivos sejam obtidos, competitividade em relação ao mercado, valorização e permanente treinamento de seus funcionários, bem como investimento contínuo em aprimoramento tecnológico.

O Serpro, posso dizer convictamente, tem cumprido com louvor a tarefa de modernizar o Estado brasileiro por meio de novos e inovadores produtos na área da gestão da informação.

Cumprimento o Serpro e todos os servidores que ao longo desses quarenta e cinco anos ajudaram a realizar o sonho de um Brasil melhor.

Era o que tinha a dizer, Senhor Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2009 - Página 64933