Discurso durante a 240ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Mossoró, Antônio Rodrigues de Carvalho.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Mossoró, Antônio Rodrigues de Carvalho.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2009 - Página 65384
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX PREFEITO, MUNICIPIO, MOSSORO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pela ordem. Se V. Exª me permite, eu queria apenas fazer um registro necrológico do ex-Prefeito de Mossoró Antonio Rodrigues de Carvalho, que morreu no último fim de semana. O sepultamento foi realizado ontem mesmo, no Cemitério Morada da Paz.

            Antonio Rodrigues nasceu no Município de Upanema, em 13 de junho de 1927, dia em que o bando de Lampião invadiu Mossoró. Devido a um erro, ele foi registrado como se tivesse nascido em 13 de janeiro do mesmo ano. Seus pais eram o trabalhador rural Luís Rodrigues de Carvalho e a lavadeira Cosma Martiniano de Carvalho. Portanto, filho de pais de origem humilde, o menino que viria a ser Prefeito de Mossoró em dois mandatos chegou à cidade aos 7 anos, em 1934, trazido no lombo de um burro por tropeiros, a pedido de duas irmãs que trabalhavam na cidade como empregadas domésticas.

            O ex-Prefeito cursou o primário em escolas públicas. Ao chegar ao antigo ginásio, ele se viu em dificuldades, porque, na década de 1930, apenas o Colégio Diocesano Santa Luzia oferecia o curso.

            Próximo, então, ao Vereador Manoel João, Antonio Rodrigues de Carvalho mandou uma carta ao então Governador Rafael Fernandes, pedindo uma bolsa de estudo. E essa bolsa foi concedida.

            Ao concluir essa fase nos estudos, Antonio Rodrigues teve de se mudar para Natal para cursar o científico. Morou na Casa do Estudante. Logo sua boa oratória o fez chegar à política, convidado para completar uma chapa para Deputado Estadual. Ele foi eleito para a Assembleia Legislativa aos 21 anos de idade. O passo seguinte na carreira política foi chegar à Prefeitura de Mossoró. E sucedeu a Vingt Rosado em 1958, tornando-se o mais jovem prefeito da segunda cidade do Rio Grande do Norte, aos 31 anos.

            Depois, com a sua divergência com o esquema Rosado, ele foi convidado pelo ex-Governador Aluízio Alves para ser candidato do MDB (o PMDB de hoje) em 1968, e enfrentou o Professor Vingt-un Rosado, irmão do ex-Deputado Vingt Rosado, também já falecido.

            A campanha foi memorável. E Aluízio Alves denominou a jornada para fazer Toinho do Capim novamente Prefeito de Mossoró como “a mais bela campanha”.

            Foi uma campanha belíssima, Sr. Presidente. E, já que temos V. Exª, que é um homem público do Nordeste na Presidência da Casa, V. Exª poderá muito bem avaliar o que foi naquela época uma campanha popular na cidade de Mossoró. Houve uma vigília...

            Espere aí, o Senador João Pedro já está na tribuna. Desculpe-me, Senador João Pedro. Agora eu comecei e estou no final da biografia, homenageando a memória desse meu conterrâneo. V. Exª vai me desculpar.

            Desentendeu-se, então, Antonio Rodrigues de Carvalho, após essa belíssima campanha, com auxiliares e aliados de primeira hora. E aí surgiram divergências. Mas o que é certo é que ele continuou a ser, na sua cidade de Mossoró, um político verdadeiramente legendário, o ex-Prefeito que também chegou a chanceler da hoje Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

            Ainda há poucos anos, tentou voltar à vida pública, mas não conseguiu.

            Ele deixa viúva a Dª Maria Augusta, a quem apresentamos os nossos pêsames. Deixa os seus filhos Nairma e Maranto; sua nora, Joana; e Antônio, Lucas e Samuel, seus netos.

            E a esta homenagem, que estou prestando, graças à compreensão de V. Exª e do Senador João Pedro, associam-se o Senador José Agripino e a Senadora Rosalba Ciarlini, integrantes da Bancada do Rio Grande do Norte neste Senado Federal.

            Agradeço, Senador João Pedro. Desculpe-me. Jamais faria uma coisa dessa se não fosse a proteção do Presidente, o apoio do Presidente Roberto Cavalcanti.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2009 - Página 65384