Discurso durante a 243ª Sessão Especial, no Senado Federal

O desafio do combate ao spam - mensagens indesejadas que circulam pela internet.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • O desafio do combate ao spam - mensagens indesejadas que circulam pela internet.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2009 - Página 66533
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • GRAVIDADE, CRESCIMENTO, BRASIL, VOLUME, MENSAGEM (MSG), INTERNET, FRAUDE, DESRESPEITO, PRIVACIDADE, USUARIO, DEFESA, AMPLIAÇÃO, RECURSOS, COMBATE, PROBLEMA, PROTESTO, FALTA, LEGISLAÇÃO, ASSUNTO, OBSTACULO, GOVERNO, TRAMITAÇÃO, MATERIA, AUTORIA, ORADOR.

            O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, mesmo sendo em trinta segundos ou um minuto, quero só registrar mais uma informação nessa linha que tenho sempre feito de denúncia no sentido de que o Brasil assume a liderança do spam mundial. O que vem a ser o spam mundial? São as mensagens mandadas pela Internet sem que sejam pedidas; são aquelas mensagens, a maioria delas fraudulentas, ou outras que ficam vendendo produtos. O volume de mensagens indesejadas que partiram do Brasil quase triplicou em 2008 e 2009, superando os Estados Unidos.

            Então, vejam bem que a participação do Brasil vem crescendo, e isso, exatamente, é um desafio crescente no combate ao spam. E os países emergentes devem ampliar os recursos para eliminar a disseminação das redes de botnets, que geram e-mails falsos ou improdutivos. Em outros países houve também crescimento, como Vietnã e Índia, onde se registrou um aumento muito grande desse tipo de irregularidade.

            Eu quero, mais uma vez, lamentar que o Brasil permaneça sem legislação adequada nessa área. Eu tenho feito a minha parte, tenho levantado o assunto. Nós aprovamos no Senado o projeto, mas o fato é que o próprio Governo Federal quer recomeçar tudo, quer discutir o chamado marco civil, uma questão mais teórica. Enquanto isso, esta é a realidade: aumenta o número de irregularidades na rede da Internet.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2009 - Página 66533