Discurso durante a 248ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra que a Mesa Diretora apresentou, em audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle, o tão cobrado e esperado projeto de reforma administrativa do Senado.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ORÇAMENTO.:
  • Registra que a Mesa Diretora apresentou, em audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle, o tão cobrado e esperado projeto de reforma administrativa do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2009 - Página 72076
Assunto
Outros > SENADO. ORÇAMENTO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, REUNIÃO, COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, APRESENTAÇÃO, MESA DIRETORA, PROJETO, REFORMA ADMINISTRATIVA, SENADO, DISTRIBUIÇÃO, COPIA, SENADOR, SOLICITAÇÃO, SUGESTÃO, APROVAÇÃO, LIDER, REGISTRO, REDUÇÃO, NUMERO, DIRETORIA, PRESERVAÇÃO, EFICIENCIA, EXPECTATIVA, URGENCIA, REQUISITOS, ENCAMINHAMENTO, PLANO DE CARGOS E SALARIOS.
  • IMPORTANCIA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, ESPECIFICAÇÃO, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE LEI ORÇAMENTARIA.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, com a compreensão da Senadora Marisa Serrano, eu queria comunicar a V. Exª e à Casa que acabo de sair de uma reunião da Comissão de Fiscalização e Controle, presidida tão bem pelo Senador Renato Casagrande, para onde fomos para uma audiência pública, com participação da imprensa, lamentavelmente sem a presença de alguns colegas Senadores que deram opiniões e sugestões para a reforma administrativa, nós entregamos o projeto de reforma administrativa, tão cobrado e tão esperado, da Mesa Diretora da Casa.

            Esse projeto já está à disposição de todos os Senadores, foram distribuídas cópias para todos o Senadores e, a partir de agora, está inclusive aberto para sugestões, evidentemente por parte dos Srs. Líderes. Apelamos aos Srs. Lideres, para que, o mais breve possível seria o conveniente, apresentassem algumas sugestões ou o aprovassem, para que nós possamos levar à Mesa Diretora e, posteriormente, ao Plenário da Casa.

            Quero dizer que o projeto atende o anseio de grande parte dos Srs. Senadores, que, inclusive, colaboraram com emendas. Nós chegamos à redução tão cantada e tão esperada, inclusive por setores da imprensa, qual seja a redução de diretorias, vamos ficar limitados a oito diretorias na Casa, o que é um grande avanço. Mas é bom deixar bem claro que todas essas mudanças estão sendo feitas sem que se perca a eficiência, sem que se perca o objetivo no que diz respeito ao funcionamento do Senado. Eu quero fazer um apelo aos Srs. Líderes para que o mais rápido que possam respondam, de maneira objetiva, se podemos votar. É importante essa votação, até porque, amarrada à reforma administrativa, nós temos de andar com a aprovação do plano de cargos e salários dos servidores da Casa. Nós precisamos fazer justiça aos servidores desta Casa. Uma aprovação vai depender da outra.

            De forma que eu faço esse apelo aos Srs. Líderes e, evidentemente, se houver consenso, Presidente Sarney, eu solicitaria a V. Exª que pudesse marcar, inclusive, uma reunião para amanhã. Não tem nenhum problema. Poderia ser amanhã. Caso contrário, nós ficaremos à espera do sinal verde dos Srs. Líderes, mas com a certeza de que a Mesa Diretora cumpriu com o objetivo e com a missão que pesava sobre os nossos ombros com relação à reforma administrativa da Casa.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2009 - Página 72076