Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento de Neide Castanha.

Autor
Patrícia Saboya (PDT - Partido Democrático Trabalhista/CE)
Nome completo: Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento de Neide Castanha.
Publicação
Publicação no DSF de 04/02/2010 - Página 813
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MULHER, LIDERANÇA, ENGAJAMENTO, LUTA, DEFESA, CRIANÇA, COORDENADOR, COMISSÃO NACIONAL, COMBATE, VIOLENCIA, EXPLORAÇÃO SEXUAL, MENOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª PATRÍCIA SABOYA (PDT - CE. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - É apenas um voto de pesar a Neide Castanha.

            Obrigada, Senador Jayme, muito obrigada.

            Presidente Mão Santa, todos nos comovemos muito na semana passada com o falecimento ainda, eu diria, tão cedo de uma pessoa, de uma mulher, por quem eu tinha uma admiração extraordinária, por uma mulher que eu acredito que foi a mãe de muitas crianças, de milhares e milhões de crianças brasileiras.

            Falo de Neide Castanha, que foi Coordenadora da Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. E preciso, aqui, Senador Mão Santa, Presidente, dizer o quanto essa mulher foi importante, a sua história, a sua experiência, a sua luta em tudo aquilo que eu pratico hoje na minha vida, em tudo aquilo que eu penso, em todos os sonhos que eu tenho de poder um dia viver num país com muito mais justiça, onde os nossos filhos tenham o direito de ser crianças, onde nossas crianças tenham o direito apenas de estudar e de brincar. E foi esse pensamento que levou essa mulher a enfrentar esse desafio durante uma época em que nem se falava em exploração sexual de crianças e de adolescentes. Foi Neide Castanha que conseguiu liderar todos nós.

            E eu queria, neste momento, dizer o quanto eu lamento, o quanto isso me entristece, o quanto nós vamos precisar brigar muito, lutar muito para manter acesa a chama dessa mulher, que tocou e contagiou o coração de todo mundo.

            Quanto maior fosse o desafio, maior era a sua luta, maior era a sua generosidade, maior era o seu coração. Foi a Neide que conseguiu dar fé pela primeira vez a crianças vitimadas, que foram violentadas, que foram vítimas de tanta violência no nosso País. Foi a idealizadora de tantos programas sociais que, na verdade, colocaram no lugar onde deveriam estar milhares e milhões de crianças e adolescentes brasileiros.

            Portanto, neste momento, Presidente, eu gostaria de pedir a V. Exª que fosse apreciado voto de pesar à Neide Castanha o mais breve possível, para que, em breve, nós possamos - toda esta Casa - fazer uma grande homenagem a alguém que estará eternizada nos nossos corações, na nossa mente.

            Muito obrigada, Presidente.


Modelo1 4/27/244:19



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/02/2010 - Página 813