Pronunciamento de Sadi Cassol em 08/02/2010
Discurso durante a 6ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem e registro da realização, em Palmas/TO, da festa de despedida do primeiro Arcebispo do Tocantins, Dom Alberto Correia Tavares, transferido para Belém/PA.
- Autor
- Sadi Cassol (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
- Nome completo: Sadi Cassol
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem e registro da realização, em Palmas/TO, da festa de despedida do primeiro Arcebispo do Tocantins, Dom Alberto Correia Tavares, transferido para Belém/PA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/02/2010 - Página 1578
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ARCEBISPO, IGREJA CATOLICA, DESPEDIDA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), MOTIVO, TRANSFERENCIA, DIOCESE, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), RECONHECIMENTO, PIONEIRO, TRABALHO, ORGANIZAÇÃO, PAROQUIA, CAPITAL DE ESTADO, FUNDAÇÃO, IGREJA, SEMINARIO, AGRADECIMENTO, ATUAÇÃO, BENEFICIO, COMUNIDADE.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Estimado Presidente Mão Santa, demais Senadoras e Senadores, nesta segunda-feira, eu venho à tribuna para fazer um registro de uma festa muito bonita que aconteceu no sábado lá em Palmas. Mas, de um lado, também um pouco triste, porque a festa era destinada à despedida do Primeiro Arcebispo da nossa capital, o Primeiro Arcebispo do Estado de Tocantins, Dom Alberto Taveira Corrêa.
A sociedade toda de Palmas, do Tocantins, vai sentir muito essa transferência pelo trabalho bonito do Dom Alberto. Quando ele chegou, Presidente, em Palmas, há 14 anos, só tinha um padre.
Veja o trabalho de implantar todo um serviço da igreja, da comunidade, onde não tinha a mínima estrutura, não tinha uma igreja sequer - apenas alguns locais se definiam para as orações e a celebração da missa. Dom Alberto chegou como primeiro arcebispo do Tocantins. Em 14 anos, hoje tem mais de 20 paróquias a capital, Palmas, e mais de 50 padres, inclusive com seminários também. Ele foi transferido para Belém do Pará. Vai assumir a diocese de Belém do Pará.
Quero fazer esse registro de agradecimento a Dom Alberto pelo trabalho desenvolvido na nossa capital, no Estado do Tocantins, um trabalho silencioso, muito humilde, muito competente, muito persistente. Ele marcou profundamente a sua estada em nossa capital. Tive oportunidade, há cinco anos, quando era Vereador da capital, de dar um título de cidadão palmense a Dom Alberto pelo trabalho brilhante que vinha e vem desenvolvendo na nossa capital.
Portanto, quero que fique registrado nesta Casa esse nosso reconhecimento, em nome da comunidade tocantinense, pelo brilhante trabalho de Dom Alberto na nossa capital. Desejar a ele todo sucesso possível na nova diocese de Belém do Pará, onde, com certeza, com a mudança de 200 mil habitantes de Palmas para dois milhões em Belém do Pará, terá muito trabalho também. Aquela comunidade, com certeza, vai precisar muito do trabalho de Dom Alberto, porque ele é muito competente, muito operante.
E, com certeza, aquela comunidade também vai sentir o reflexo do bom trabalho que será implantado lá.
Então, quero parabenizar o povo do Pará, especialmente de Belém, por estar recebendo uma figura tão importante da Igreja Católica, mas não só por ser da Igreja Católica, uma figura tão importante para a sociedade lá de Belém e do Pará, que, com certeza absoluta, em pouco tempo irá movimentar aquela sociedade, cada vez mais em benefício da própria comunidade.
Então, os nossos agradecimentos a Dom Alberto por tudo o que fez na nossa capital, no nosso Estado, desejando sucesso e bem-estar na nova missão a que foi conduzido lá em Belém do Pará. Portanto, deixo este registro nesta Casa, para que fique registrado o nosso reconhecimento.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Modelo1 1/13/253:12