Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a Pedro Aleixo, grande líder democrático. Registro do crescimento do Partido Social Cristão no Piauí. (Como Líder)

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Homenagem a Pedro Aleixo, grande líder democrático. Registro do crescimento do Partido Social Cristão no Piauí. (Como Líder)
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 10/02/2010 - Página 1798
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, PREFEITO, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB).
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIADOR, PARTIDO POLITICO, ORIGEM, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC), ELOGIO, VIDA PUBLICA, SAUDAÇÃO, LIDERANÇA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.
  • COMENTARIO, CRESCIMENTO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC), ANUNCIO, ENCONTRO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, BANCADA, OPOSIÇÃO, LANÇAMENTO, LIVRO, AUTORIA, ORADOR, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pela Liderança. Sem revisão do orador) - Senador Romeu Tuma, Parlamentares presentes, brasileiras e brasileiros que estão aqui e que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, é com grata satisfação que comunico que se encontra no Plenário desta Casa o Prefeito de Teresina. É uma liderança do PSDB muito forte, e o PSDB sempre foi muito forte na nossa capital do Estado do Piauí. Ele era liderado pelo professor Wall Ferraz, um dos fundadores do Partido, e foi bem continuado com seus Prefeitos que se sucedem, cada um mais brilhante do que o outro: Francisco Gerardo, Firmino Filho e agora o Prefeito Silvio Mendes, com perspectivas invejáveis na política do Piauí e do Brasil.

            A nossa presença aqui é como Líder do Partido Social Cristão. E serei muito breve, porque a sua liderança está se reunindo na Câmara Federal, e vou já participar.

            E quero dizer: a beleza desta democracia foi a participação do pluripartidarismo. O regime revolucionário tinha seus dois partidos, todos criados pela ditadura -a Arena e o MDB -; depois, tentou-se um terceiro partido. E foi justamente Pedro Aleixo, esse homem que hoje é um símbolo do nosso Partido Social Cristão. Pedro Aleixo, um mineiro extraordinário que faz com que nós do Partido Social Cristão nos orgulhemos da nossa história. Ele, de Minas, cuja tradição política é a melhor possível. Mas a beleza dele é que, depois de uma carreira política mineira, brilhante, libertária, ele foi vice-Presidente da República de Costa e Silva. Assumiu por um período muito curto, depois, definitivamente, quando ele morreu. Quer dizer, ele chegou a exercitar a vice-Presidência da República, num período de licenças temporárias de Costa e Silva, mas quando ele morreu os militares se recusaram a aceitá-lo como Presidente da República, porque ele se negara a assinar os Atos Institucionais, principalmente o Ato nº 5, que cassava, que exilava, que permitia torturas e a truculência do regime militar. 

            Então, esse homem heróico deixou de ser o Presidente do Brasil porque, com a sua coragem cívica e mineira, se recusara a apoiar os Atos Institucionais. Ele se levantava e dizia que este País devia voltar o quanto antes à democracia. E na primeira oportunidade ele forma o PDR, Partido Democrático Republicano, que nessas alterações partidárias fez nascer o Partido Social Cristão.

            Então, a sua origem é mineira, é o grande líder democrático de quem nos orgulhamos. Pedro Aleixo. E o Presidente do seu diretório é oriundo de Minas, e é ligado a Pedro Aleixo, que quando falava fazia política. É o Presidente Vítor Nósseis, e o seu vice-Presidente é o grande líder do Rio de Janeiro, Pastor Everaldo Pereira, que tem um filho Deputado Federal, muito jovem, com 21 anos foi eleito Deputado Federal, Filipe Pereira.

            Esse é o Partido que mais tem crescido no País ultimamente. Foi o Partido que no ano passado mais cresceu, mais conquistou cadeiras na Câmara Federal.

            E eu, oriundo do meu Partido, do qual cheguei aqui Senador da República, o PMDB, ele foi cooptado pelo Governo, pelo Partido dos Trabalhadores. Então, nós, em tempo hábil permitido pela legislação, nos filiamos ao Partido Social Cristão. Fizemos uma reunião na nossa posse, em Teresina.

            E ele tinha 57 diretórios. Adelmir Santana, só tinha 57 cidades. Hoje, o Partido Social Cristão já existe em 150 cidades piauienses. Um crescimento extraordinário e que me foi muito fácil pela pureza e por sua simbologia, como uma esperança nesse ressurgir e fortalecer da democracia.

            O Partido Social Cristão tem um símbolo. O símbolo é um peixe, o peixe que nos lembra o Cristianismo. Quando Cristo alimentava seus companheiros que tinham fome, Ele recolheu o peixe e os multiplicou. E também é muito atual esse Partido, que tem uma origem mineira, quando o maior símbolo da política mineira, democrática, é Juscelino Kubitscheck. E ele bailava, ele cantava e ele encantava ao ouvir sua música símbolo, que era Peixe Vivo.

            Esse Partido, ô Mozarildo Cavalcanti, que me estimulou a ingressar nele. Um daqueles com que eu me aconselhei aqui foi o Mozarildo Cavalcanti. Ele nos orientou, e eu agradeço.

            Ele tem um slogan muito oportuno: ética e fé na democracia. Ética é vergonha na cara e fé é aquela força que o Cristianismo diz que remove montanhas.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Mão Santa.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Com a palavra o Senador Mozarildo Cavalcanti.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Embora tenha, na verdade, convidado V. Exª primeiro para vir para o PTB, mas V. Exª tinha conveniências locais que o levaram, portanto, eu entendo, para um partido equivalente, que é o PSC.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Pois é. O PTB do nosso Piauí já tinha Presidente, que é o nosso Senador João Vicente Claudino, que transformou o PTB num dos partidos mais forte do Estado do Piauí. O programa era a nossa cara. Nós somos professores de Biologia, e o primeiro biólogo do mundo foi o filósofo Sófocles, que disse: “Na natureza, muitas são as maravilhas, mas a mais maravilhosa é o ser humano”.

            Então, foi por este entendimento de filosofia e de biologia que adotamos prazerosamente o programa do nosso Partido, o Partido Social Cristão: é o ser humano em primeiro lugar. Então, é isso.

            E a doutrina do Partido. Olha, esse negócio de doutrina de esquerda, de direita, é coisa do passado, o que lembra hoje o marcha soldado, é direita volver, é esquerda volver. São coisas superadas do parlamento inglês, onde os reformistas se sentavam à esquerda e os conservadores à direita. Nós modernos fomos buscar a doutrina mais perfeita, que é a doutrina cristã. É isso que fizemos na nossa vida, na nossa vida de médico, de cirurgião e de político, de deputado, de prefeito e de governador.

            A doutrina de Cristo, que é - é, Jefferson Praia, foi isso que fizemos - alimentar a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, assistir os doentes, ser solidário com os presos e com os fracos. É a vida de Cristo, que, além de falar como nós falamos, fez obras. Seu discípulo Tiago disse: “Fé sem obras já nasce morta”. Por isto seguimos Cristo: porque Ele fez as obras, os milagres. Ele fez cego ver, aleijado andar, surdo ouvir, mudo falar. Ele tirou os demônios dos endemoniados, limpou o corpo de leprosos e multiplicou peixes e pães.

            Então, queremos dar o testemunho da nossa crença nesse partido que vai contribuir cada vez mais com o aperfeiçoamento da democracia.

            Aproveito neste instante para convidar os piauienses para um encontro que vamos ter no dia 27 de fevereiro, na minha cidade, em Parnaíba, do Partido Social Cristão. Faremos esse encontro das lideranças do Piauí e desse Partido, lançarei o meu novo livro do Senado e haverá também o encontro das oposições coligadas do Estado do Piauí, que, com a experiência que temos na democracia, vai nos proporcionar uma alternância do Governo, do poder, no Piauí e no Brasil.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Modelo1 7/17/242:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/02/2010 - Página 1798