Discurso durante a 259ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a importância dos temas relacionados as políticas sociais e a integração da América Latina, que foram discutidos no Senado, para a instituição da justiça social. Defesa de liberdade ao refugiado Italiano Cesare Battisti.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. REFORMA POLITICA.:
  • Comentário sobre a importância dos temas relacionados as políticas sociais e a integração da América Latina, que foram discutidos no Senado, para a instituição da justiça social. Defesa de liberdade ao refugiado Italiano Cesare Battisti.
Publicação
Publicação no DSF de 23/12/2009 - Página 74843
Assunto
Outros > SENADO. REFORMA POLITICA.
Indexação
  • RELEVANCIA, GARANTIA, JUSTIÇA SOCIAL, AMPLIAÇÃO, POLITICA SOCIAL, DISCUSSÃO, SENADO, ESPECIFICAÇÃO, EDUCAÇÃO, REFORMA AGRARIA, SAUDE, SEGURANÇA PUBLICA, MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, AMERICA LATINA, APROVAÇÃO, INGRESSO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • IMPORTANCIA, RESPEITO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DEFESA, LIBERDADE, REFUGIADO, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, REGISTRO, EMPENHO, CONGRESSISTA, REFERENCIA, ASSUNTO, CRITICA, DECISÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).
  • DEFESA, PROMOÇÃO, REFORMA POLITICA.
  • SAUDAÇÃO, POPULAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), SERVIDOR, CONGRESSO NACIONAL, SENADOR, COLABORAÇÃO, EXERCICIO, FUNÇÃO LEGISLATIVA, CUMPRIMENTO, FESTA NATALINA.

            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Valdir Raupp, Srªs e Srs. Senadores, eu estava acompanhando atentamente o pronunciamento do Senador João Pedro, quando ele fez uma abordagem mais geral sobre os temas e questões que foram partes dos debates e das importantes decisões que o Congresso Nacional, em especial o Senado Federal, adotou durante o ano de 2009. Vim do gabinete ao plenário para tentar aparteá-lo, mas não foi possível.

           Nesse sentido, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de dizer que o conjunto dos temas de natureza vinculados à melhoria das condições de vida do nosso povo, sobretudo a luta em defesa do alargamento das políticas sociais, são e devem ser verdadeiramente inclusivos: da reforma agrária à educação, da defesa de uma política de segurança pública à saúde, da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável às políticas de geração de renda ou de transferência de renda; todos os temas relacionados aos processos de integração latino-americana, no qual demos um passo importante ao aprovarmos, no Congresso Nacional e no Senado Federal, na última semana, o ingresso da Venezuela no Mercosul; a luta por liberdade e defesa da Constituição brasileira, a lei do refúgio, quando aqui nos somamos à luta de muitos brasileiros, junto com um grupo de Senadores e Senadoras, de Deputados e Deputadas, e várias entidades da sociedade civil e clamamos por liberdade para Cesare Battisti, o preso político italiano que vai passar mais um Natal na cadeia, na Papuda, fruto da inconsequência, da falta de observância da legislação brasileira, especialmente do respeito à Constituição.

            O Supremo Tribunal Federal vai encerrar suas atividades neste ano devendo ao País a decisão anacrônica, inconstitucional que vem adotando ao dar seguimento a um processo de extradição contrário ao que diz as leis brasileiras.

            Mas também lutamos por tantas boas causas, Sr. Presidente, e isso é que vale a pena na atuação parlamentar e na luta política, quotidiana, Senador Marco Maciel, Senador Cristovam Buarque, Senador João Pedro, Sr. Presidente Senador Valdir Raupp; o que vale a pena mesmo é dedicarmos cada momento para fazer da política esse verdadeiro instrumento da luta por justiça social, por igualdade e sobretudo valorizá-la como o mais importante instrumento de transformar a vida das pessoas.

            Pena que nesse aspecto da política não conseguimos realizar aqui o sonho, o desejo de uma parcela importante da sociedade brasileira. Não conseguimos fazer aqui, Senador Marco Maciel, a verdadeira reforma política reclamada há tantos anos.

            Fizemos alguns ajustes na lei eleitoral, mas muito distante daquilo de que o Brasil verdadeiramente precisa.

            Finalmente, Sr. Presidente, quero dedicar esses trinta segundos para saudar e cumprimentar todos os brasileiros e as brasileiras, em especial os brasileiros e as brasileiras do meu Estado, Pará, e desejar a todos e a todas um feliz Natal e um Ano-Novo, em que possamos renovar também as esperanças e a nossa fé na construção de um mundo melhor. A isso nós nos dedicamos. E esses votos são extensivos, evidentemente, a todos os meus colegas Senadores e às Senadoras, aos servidores do Senado Federal, do Congresso Nacional, e a todos que nos apoiam na realização da nossa missão constitucional de legislar em defesa do povo brasileiro.

            Agradeço a V. Exª o tempo concedido e aos demais oradores inscritos por ter usado o tempo aqui para dirigir essas rápidas palavras.

            Meu obrigado, Sr. Presidente. Vamos viver um Feliz Natal e que 2010 seja um ano de muitas lutas e também de esperança e de muitas vitórias para o nosso povo.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/12/2009 - Página 74843