Fala da Presidência durante a 245ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Informa o recebimento no seu gabinete de representantes da Vale do Rio Doce e, na Comissão de Direitos Humanos, de representantes dos trabalhadores canadenses, líderes sindicais e uma deputada do Canadá, além de sindicalistas da Vale e do deputado José Otávio Germano, com o objetivo de construir uma negociação para acabar com a greve dos trabalhadores do Canadá.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Informa o recebimento no seu gabinete de representantes da Vale do Rio Doce e, na Comissão de Direitos Humanos, de representantes dos trabalhadores canadenses, líderes sindicais e uma deputada do Canadá, além de sindicalistas da Vale e do deputado José Otávio Germano, com o objetivo de construir uma negociação para acabar com a greve dos trabalhadores do Canadá.
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2009 - Página 67165
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, GABINETE, ORADOR, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, SENADO, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTANTE, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), TRABALHADOR, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, CANADA, DISCUSSÃO, PROPOSTA, TENTATIVA, NEGOCIAÇÃO, OBJETIVO, EXTINÇÃO, GREVE.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Meus cumprimentos ao Senador, que faz o seu pronunciamento sobre a crise que o Democratas está atravessando aqui no DF.

            Antes de concluir - vai chegar um expediente, para que se faça a sua leitura -, quero ainda informar a todos que esta semana recebi no meu gabinete os representantes da Vale do Rio Doce e, na Comissão de Direitos Humanos, os representantes dos trabalhadores do Canadá, os líderes sindicais do Canadá, uma deputada do Canadá, sindicalistas representando os trabalhadores da Vale, e o Deputado José Otávio Germano.

            Conversei sobre o tema com o Senador Cristovam Buarque, o Senador Mercadante e também com o Presidente da Central Única, o Artur.

            Foram duas reuniões importantes, em que procuramos construir uma alternativa, uma negociação para que a greve lá, no Canadá, dos trabalhadores da Vale, que já se estende por 5 meses, chegue a um entendimento.

            Depois de me reunir com representantes da direção da Vale do Rio Doce, com os sindicalistas representantes dos trabalhadores do Canadá em greve e com os dirigentes sindicalistas, que estão dando toda solidariedade aos trabalhadores do Canadá, ficou acertado que ambos os dirigentes, dos trabalhadores e dos empregadores da Vale no Canadá, voltarão à mesa de negociação.

            Fiz reuniões separadas a pedido das partes e espero que o acordo firmado de que todos voltarão à mesa de negociação para chegar a um entendimento, sem nenhuma precondição de vetar essa ou aquela reivindicação, seja efetivamente atendido pela direção da Vale do Rio Doce.

            Eu havia aprovado uma audiência pública, a pedido, enfim, de diversos homens públicos. Suspendi a audiência pública, com esse objetivo de que haja um entendimento entre os trabalhadores da Vale lá no Canadá e a direção da Vale.

            Sinto-me bem, porque colaborei mais uma vez para que se fortaleça a mesa de negociação. Depois de cinco meses de greve, todos perdem: perde a Vale e perdem também os trabalhadores.

            Cumprimento todos os que participaram dessa reunião. Vou remeter, conforme informei aos trabalhadores, o disquete da reunião realizada, e gravada pela TV Senado, à direção da Vale no Brasil e, consequentemente, no Canadá, com um único objetivo: fortalecer o processo de negociação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2009 - Página 67165