Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do trigésimo aniversário do Partido dos Trabalhadores. Balanço das conquistas do Partido.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ELEIÇÕES.:
  • Registro do trigésimo aniversário do Partido dos Trabalhadores. Balanço das conquistas do Partido.
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 12/02/2010 - Página 2833
Assunto
Outros > HOMENAGEM. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ELEIÇÕES.
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, BRASIL, DEFESA, DEMOCRACIA, GARANTIA, DIREITOS SOCIAIS, RELEVANCIA, VITORIA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANTERIORIDADE, ELEIÇÕES, HISTORIA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.
  • BALANÇO, ATUAÇÃO, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AMPLIAÇÃO, BOLSA FAMILIA, CRIAÇÃO, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), PROGRAMA NACIONAL, CONCESSÃO, BOLSA DE ESTUDO, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE PARTICULAR, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, DESCOBERTA, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL, AUMENTO, SALARIO MINIMO, PRESTIGIO, BRASIL, MUNDO, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, ENSINO MEDIO, CURSO TECNICO, CRESCIMENTO, RENDA, CLASSE MEDIA, REDUÇÃO, POBREZA, ESTABILIDADE, ECONOMIA, CONTROLE, INFLAÇÃO.
  • EXPECTATIVA, ELEIÇÕES, CANDIDATURA, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, MELHORIA, POLITICA NACIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Mão Santa.

            Sr. Presidente Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, farei hoje uma homenagem ao Partido dos Trabalhadores, que completou, dia 10 de fevereiro, 30 anos.

            Quero parabenizar, Sr. Presidente, todos os integrantes do PT, mulheres e homens que juntos construíram a história de um dos partidos mais importantes do cenário político brasileiro, o Partido dos Trabalhadores. Devemos reconhecer que o PT chega à maturidade, acumulando importantes conquistas, principalmente após a vitória do Presidente Lula duas vezes nas eleições presidenciais.

            Após três décadas de existência, são muitas as histórias vividas e construídas em defesa da democracia, do povo pobre do nosso País, de uma nova maneira de pensar e de fazer a política. E ainda são muitos os desafios a serem enfrentados e vencidos, para que tenhamos uma realidade em que haja solidariedade e mais cidadania.

            Sr. Presidente, Senador Mão Santa, é hora de comemorar. De comemorar mais do que os 30 anos do PT, mas toda a sua história de lutas e conquistas com o objetivo de transformar o Brasil em uma nação preparada e combativa para enfrentar os desafios do futuro.

            Nos últimos sete anos, o PT tem promovido uma das transformações mais profundas do Brasil. No Governo, o PT implantou uma série de políticas públicas voltadas para as pessoas que nunca foram enxergadas pelos governantes. Nesse sentido podemos destacar programas como Bolsa Família, Luz para Todos, ProUni, PAC, Pronaf e muitos outros.

            O PT investiu na redução das desigualdades sociais por meio do Bolsa Família, por meio dos investimentos em educação - que se traduzem de diversas maneiras, sendo uma delas o investimento no ensino técnico profissionalizante -, nos investimentos para darmos início à exploração do pré-sal, enfim, na busca de novas oportunidades para transformarmos o Brasil no país do presente.

            Sr. Presidente Mão Santa, o Presidente Lula tem feito um dos melhores governos que o Brasil já presenciou, o que se comprova com as inúmeras pesquisas que trazem a aprovação do Presidente e de seu Governo, sempre batendo recordes quando comparado a governos anteriores. Temos de reconhecer a importância do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesses trinta anos de história do Partido dos Trabalhadores. Lula sempre lutou e nunca desistiu de transformar em realidade os sonhos de construir uma nação democrática e igualitária.

            O Brasil, Sr. Presidente, ganhou cara nova nos últimos sete anos, principalmente com os investimentos que estão sendo feitos na área da educação. Com o incremento financeiro no setor, o País terá as mudanças necessárias para se tornar uma potência econômica dentro de alguns anos. Foram contratados trinta mil servidores só para a área de educação.

            Concedo um aparte ao Senador Mozarildo Cavalcanti.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Augusto Botelho, eu conheço V. Exª há muito tempo, conheci o seu pai. Quem dera o PT tivesse parlamentares do nível de V. Exª! Se todos os parlamentares do PT fossem do nível de V. Exª, o PT seria outro. Infelizmente, V. Exª, que foi eleito pelo PDT, optou por ir para o PT. Como tudo o que V. Exª faz, fez isso com o melhor dos ideais, com a intenção, realmente, de ajudar o nosso Estado, de procurar, sendo um adepto do Presidente Lula, ajudar o nosso Estado. Infelizmente, o PT não tem dado a V. Exª a importância que V. Exª tem, como mostra, inclusive, a sua conduta aqui, votando todas as matérias que o Presidente Lula manda. Aliás, não é costume do PT reconhecer as boas pessoas, como V. Exª. Eu gostaria, só para terminar, de ler aqui opinião publicada hoje no jornal O Globo com o título “O Primeiro Passo”: “É preciso reconhecer a sinceridade de Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula, ao avaliar o PT no 30º aniversário do partido: o “vício da corrupção também contaminou a legenda”. Gilberto Carvalho, que é, talvez, a figura mais proeminente, embora mais discreta do partido, reconhece a presença do vício da corrupção - lembro o caso do mensalão do PT, que o Presidente Lula disse que era comum, porque todo partido fazia. A advertência de Gilberto Carvalho “deveria servir de lição a certos petistas: qualquer problema só começa a ser resolvido quando a existência dele é admitida” - usando o nosso linguajar médico: qualquer coisa só se resolve, qualquer doença, quando há um diagnóstico. Então, se o PT de hoje reconhecesse pessoas como V. Exª, desse valor a pessoas como V. Exª, pessoas honestas como V. Exª, que trabalham, realmente o PT seria digno de estar hoje comemorando, com glória, os seus trinta anos de existência. Mas, infelizmente, é como diz Gilberto Carvalho: o partido foi contaminado pelo vício da corrupção. V. Exª é uma exceção. Parabéns, portanto.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Senador Mozarildo, em todas as casas nós temos pessoas de um jeito e de outro. O PT não podia fugir disso, não podia ser o purinho de tudo. Mas o povo sabe disso, e as pessoas escolhem bem os seus candidatos. O povo é o mais sábio na hora de escolher os candidatos.

            Volto a falar das escolas técnicas.

            Até agora, já foram inauguradas mais de 140 escolas técnicas em todo o País. Até o final do ano, a previsão do Ministério da Educação é que um total de 354 unidades serão entregues, com mais de quinhentos mil jovens matriculados em todas elas. Roraima, Sr. Presidente Mão Santa, possui um Instituto Federal de Educação na capital, nosso antigo Cefet, e no Governo Lula ganhou mais uma unidade, em Novo Paraíso, já funcionando há vários anos, e uma nova escola técnica que está sendo construída no Município do Uiramutã. Teremos três escolas técnicas aqui antes do final do Governo do Presidente Lula.

            Tenho certeza de que a transformação do Cefet de Roraima em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia só irá aumentar a qualidade do ensino oferecido aos nosso jovens de Roraima. Além disso, deve aumentar a transparência na gestão da organização , ajudando na expansão da instituição pelo interior do Estado.

            Ainda é pouco diante da necessidades que o Brasil tem de investimento na educação - sobretudo no ensino médio e no ensino técnico - , mas a criação dos novos Institutos Federais de Educação trarão um avanço extraordinário na formação da nossa juventude.

            Os novos institutos criados pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva a partir dos Cefets, das escolas agrotécnicas e das escolas técnicas vinculadas a universidades de todo o País, vão oferecer educação integrada, do ensino básico à pós-graduação, com foco na justiça social.

            Outra grande conquista para o futuro do Brasil foi a criação do ProUni. O Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Para concorrer às bolsas de estudo, o candidato deve ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

            Pela primeira vez na história, Sr. Presidente, a classe C, cujos lares recebem entre R$1.115,00 e R$4.807,00 por mês, passou a representar a maior fatia da renda nacional, segundo dados recém-agregados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). São 36 milhões de brasileiros a mais na classe média considerado o período que vai de 2003 até 2009, 36 milhões de brasileiros. A chamada classe C abrange hoje uma parcela de 91 milhões de brasileiros. Essa migração em massa alterou o rumo da divisão historicamente desigual do bolo no Brasil e proporcionou o surgimento de um grupo com características sociais próprias.

            E esse avanço, Sr. Presidente Mão Santa, podemos atribuir à responsabilidade fiscal e econômica do equipe do Governo petista que está no poder desde 2003. Pela primeira vez na história, o Brasil cresce com distribuição de renda. Antes acreditava-se que era preciso fazer crescer o bolo para se distribuir renda, mas isso nunca acontecia: crescia o bolo, mas a renda não era distribuída para a maioria das pessoas. O Governo do Presidente Lula tem conseguido, com estabilidade econômica, com controle da inflação, com programas sociais e de transferência de renda, caminhar para a estabilidade social tão almejada em nosso País.

            A própria estrutura da economia está se alterando. O potencial de geração de renda do brasileiro está crescendo mais depressa do que a sua capacidade de consumo. O aumento de renda da classe C, Sr. Presidente, é uma tendência marcada também pela política de geração de empregos dos últimos anos.

            Nos últimos anos, o Brasil gerou onze milhões de empregos, o que contribui para, automaticamente, melhorar a renda do brasileiro e pressionar por melhores salários. A migração da classe mais pobre para a classe C é resultado imediato da melhoria dos rendimentos e de sua distribuição.

            Devo citar também que vinte milhões de pessoas saíram da linha de extrema pobreza para um degrau superior da economia.

            Nessa comemoração pelos trinta anos do PT, não posso deixar de fazer uma homenagem especial à Ministra Dilma Rousseff, nossa pré-candidata à sucessão presidencial. A Ministra Dilma é uma mulher que, tenho certeza, é capaz de aperfeiçoar ainda mais a política brasileira.

            Sr. Presidente Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, o PT sempre cumpriu, e continuará cumprindo, um importante papel como divisor de águas na história do Brasil, invertendo prioridades e mudando para melhor a realidade do nosso povo. Quando olhamos para a trajetória partidária, fica nítido que estamos contribuindo para mudar o Brasil.

            Estimulamos o desenvolvimento a ponto de o País se tornar credor do Fundo Monetário Internacional - nós sempre fomos devedores, agora somos credores. Mais ainda, o Brasil conquistou grande prestígio internacional, não porque somos uma potência bélica ou financeira, mas porque, além do respeito que mostrou ter pelos demais países, o Governo teve a coragem de admitir que seu povo vivia com fome e enfrentou com prioridade esse problema.

            O salário mínimo chegou a US$280,00, o real foi a moeda mais valorizada no ano da crise e o desastre econômico internacional não atingiu com a mesma intensidade o povo brasileiro. A educação tem grandes investimentos. O planejamento de médio e longo prazo foi retomado e agora seremos um grande produtor de petróleo - se Deus quiser.

            Porém, Sr. Presidente, apesar de todas as conquistas, são muitos os desafios que temos pela frente, principalmente lá em Roraima, onde temos a obrigação moral de libertar o nosso Estado de práticas nefastas na política. E minha pré-candidatura à reeleição para o Senado pelo meu Estado de Roraima também tem esse objetivo.

            Parabéns a todos que fizeram e que fazem do PT um partido que luta pelo Brasil.

            Era isso que tinha a dizer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente Mão Santa.


Modelo1 5/16/2410:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/02/2010 - Página 2833