Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do pecuarista e um dos pioneiros da agricultura, em Roraima, Ubirajara Evangelista de Pinho. Elogio ao Ministro Carlos Lupi e ao Presidente Lula, que estão conseguindo cumprir as promessas de geração de emprego e renda feitas à população e o registro da criação de 181 mil empregos no mês de janeiro de 2010.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE EMPREGO.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do pecuarista e um dos pioneiros da agricultura, em Roraima, Ubirajara Evangelista de Pinho. Elogio ao Ministro Carlos Lupi e ao Presidente Lula, que estão conseguindo cumprir as promessas de geração de emprego e renda feitas à população e o registro da criação de 181 mil empregos no mês de janeiro de 2010.
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2010 - Página 3377
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE EMPREGO.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PECUARISTA, AGRICULTOR, ELOGIO, QUALIDADE, PIONEIRO, PROTEÇÃO, TARTARUGA, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • COMEMORAÇÃO, DADOS, CONFIRMAÇÃO, SUPERIORIDADE, CRIAÇÃO, EMPREGO, PAIS, ELOGIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), PRESIDENTE DA REPUBLICA, CUMPRIMENTO, PROMESSA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado a V. Exª, Senador Mão Santa.

            Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, primeiramente, eu gostaria de falar a respeito de Ubirajara Evangelista de Pinho, trabalhador da agricultura de Roraima. Era funcionário da Agricultura e era criador. Ele era casado com a minha tia, tia Onília que também já morreu. Todos os filhos dele já morreram e só tem os netos de tio Ubirajara.

            Ubirajara tinha uma coisa especial: foi o primeiro funcionário da Agricultura que foi cuidar de proteger as tartarugas. Antes de se falar em ecologia, em ter IBAMA e todos esses órgãos, ele começou a trabalhar - foi idéia de um Secretário da Agricultura de Roraima, porque as tartarugas estavam ficando poucas em Rio Branco - e descobriram os tabuleiros. Tabuleiros são praias onde as tartarugas desovam todos os anos; elas desovam lá e quando as tartaruguinhas começam a entrar na água, vêm as raposas, os gaviões, os caracarás e as pegam antes de chegarem à terra.

            E também os peixes (surubins, filhotes, tucunarés) ficam comendo essas tartarugas que vão entrando na água. Naquela época eu era garoto quando começaram a fazer isso, eu devia ter uns 16 ou 17 anos - já faz um bocado de tempo. Eles faziam isso e o tio Ubirajara ficava às vezes 60 dias naquela praia, sozinho, isolado, porque só se podia ir de barco. A pessoa ia lá, ficava lá, vivia lá, levava comida, rancho, farinha e tudo, comia peixe o tempo todo. Voltava, pegava o barco, colocava as tartaruginhas nele, subia 20 quilômetros no rio e largava as tartarugas. Assim foi, e desde aquela época começamos a aumentar; hoje em dia a gente pega tartaruga, às vezes pescando peixe no Rio Branco, porque elas estão abundantes lá. Essa foi uma contribuição. Ele era um grande pescador, o tio Ubirajara, e gostava de peixes, de animais. Aliás, as tartarugas mais gostosas que comi na minha vida foram na casa dele, de tio Ubirajara Pinho.

            Cedo um aparte ao Mozarildo Cavalcanti, que conheceu o Ubirajara e a tia Onília, os dois.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Augusto, apenas para reiterar que nós dois apresentamos um requerimento solicitando ao Senado a inserção em Ata de profundo pesar e encaminhamento de condolências à família porque, além do que V. Exª referiu, o homem de coração grande, ligado à família, aos seus afazeres de pecuarista, desportista, ele foi também suplente de Deputado Federal. Lamentavelmente, o titular era o Atlas Brasil Cantanhede, que hoje dá nome ao aeroporto internacional de Boa Vista. Naquela época, quando o titular era cassado o suplente não assumia. E, infelizmente, o Ubirajara não nos deu a honra, portanto, de ser Deputado Federal, embora tivesse o direito de ser. Então, quero me associar a V. Exª e mandar, portanto, as minhas condolências, as nossas condolências a toda a família daquele ilustre homem roraimense que foi Ubirajara Pinho. 

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Muito obrigado, Mozarildo. Em nome dos meus primos e primas, eu agradeço.

            E também o tio Ubirajara e a tia Onília tinham uma característica: nas exposições agropecuárias eles faziam uma banca de vender comida típica da região, e sempre eram os campeões do xote. Lembra dos torneios de xote que havia lá? Na idade deles, eles ganhavam sempre. Xote é uma dança regional nossa, do Nordeste também. Eles eram sempre campeões de xote.

            Então, nós assinamos esse requerimento e esperamos prestar essa homenagem ao Ubirajara Pinho, que foi um dos pioneiros da agricultura e da pecuária em Roraima. E também pioneiro da ecologia, em conservação das tartarugas no nosso Estado.

            Mas eu quero aproveitar esta sessão de quinta-feira para comemorar o fato de que, confirmando as expectativas já anunciadas pelo próprio Presidente Lula, o Brasil fechou o mês de janeiro com geração de 181 mil empregos, postos de trabalho só neste primeiro mês de 2010. Este, Sr. Presidente Mão Santa, é o maior volume de criação de postos formais de trabalho para os meses de janeiro da história.

            O número foi divulgado hoje pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e superou a estimativa do Ministro Lupi, do Trabalho, que era a criação de 142 mil empregos no primeiro mês do ano.

            Ainda em janeiro, o Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, registrou um total de 1,4 milhão de pessoas admitidas em postos formais de emprego e 1,2 milhão de demissões. Com isso, o saldo líquido do Caged ficou positivo em 181 mil vagas com carteira assinada. O número foi bem acima dos 142 mil empregos de janeiro de 2008.

            Sr. Presidente, o Brasil vive atualmente um momento positivo e único. Nosso País está num momento muito bom e nada melhor do indicativo da economia que a geração de emprego para mostrar isso. Conseguiremos atingir a meta estabelecida pelo Governo Federal de gerar dois milhões de empregos em 2010.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de acordo com levantamentos feitos nos últimos anos, os meses de janeiro têm sido tradicionalmente o de menor geração de vagas, por conta da menor atividade.

            Em novembro do ano passado, por exemplo, a criação de vagas atingiu 247 mil, por isso creio que atingiremos facilmente a meta do Presidente Lula de gerar dois milhões de empregos formais em 2010.

            A criação de empregos foi mais forte na indústria, com geração recorde de 68 mil postos de trabalho, um saldo superior em 17% ao recorde anterior para um primeiro mês do ano, verificado em 2008. O setor de serviços também teve uma geração recorde no período, de quase 58 mil empregos.

            Na construção civil, os 54 mil postos criados representaram o melhor desempenho para o setor de toda a série do Caged.

            No mês de janeiro, os únicos que tiveram redução de vagas foram comércio, com menos 1.787 postos, por conta do final dos contratos temporários de final de ano, e administração pública, que perdeu 806 postos.

            Sr. Presidente Mão Santa, quero finalizar fazendo um elogio ao Ministro Carlos Lupi e ao Presidente Lula, que estão conseguindo cumprir as promessas de geração de emprego e renda feitas à população brasileira.

            É disto que precisamos, Sr. Presidente: mais brasileiros e brasileiras com emprego e dispostos a lutar pelo crescimento do Brasil.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/16/2410:42



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2010 - Página 3377