Discurso durante a 13ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apoio ao plebiscito a ser realizado em 28 de fevereiro, para consultar a população sobre a emancipação política de Extrema de Rondônia. Apelo ao Ministério da Saúde no sentido de socorrer o Estado de Rondônia no combate à dengue.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIVISÃO TERRITORIAL. SAUDE.:
  • Apoio ao plebiscito a ser realizado em 28 de fevereiro, para consultar a população sobre a emancipação política de Extrema de Rondônia. Apelo ao Ministério da Saúde no sentido de socorrer o Estado de Rondônia no combate à dengue.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2010 - Página 3520
Assunto
Outros > DIVISÃO TERRITORIAL. SAUDE.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, CIDADÃO, DISTRITO, ESTADO DE RONDONIA (RO), VOTAÇÃO, PLEBISCITO, OBJETIVO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, CONCLAMAÇÃO, POPULAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, APOIO, DESMEMBRAMENTO, CRIAÇÃO, MUNICIPIO, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • APREENSÃO, DIVULGAÇÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), PESQUISA, EXCLUSÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), AMBITO, INCIDENCIA, DOENÇA TRANSMISSIVEL, REITERAÇÃO, ATENÇÃO, AUXILIO, COMBATE, EPIDEMIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ACIR GURGACZ (PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Muito obrigado, Senador Adelmir Santana.

            Srªs e Srs. Senadores, vou voltar aqui ao assunto...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Permita-me interrompê-lo rapidamente. É só para autorizar o Secretário Executivo a atender a solicitação do Senador Paulo Paim, que solicitou a transcrição, na íntegra, dos pronunciamentos que fez.

            O SR. ACIR GURGACZ (PDT - RO) - Muito bem.

            Quero voltar ao assunto que iniciamos ontem, Presidente, quando falamos sobre a importância da emancipação política de Extrema de Rondônia. Assim como quer a população daqueles distritos, aconteceu com os demais municípios de Rondônia: emanciparam-se, cresceram e estão se estruturando, tomando as decisões administrativas de acordo com sua visão, o seu entendimento em relação ao que é melhor para suas comunidades.

            Quero, mais uma vez, dar o meu apoio ao “sim” para o plebiscito do dia 28 de fevereiro e peço à população de Porto Velho que também diga “sim”, apoiando o futuro município de Extrema de Rondônia.

            É importante a emancipação desses distritos, pois só assim vamos ver Rondônia se desenvolvendo, e esses municípios crescendo. Isso aconteceu com outros municípios, como Ji-Paraná, Vilhena, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Ariquemes, Cacoal, enfim, outros tantos municípios que foram emancipados e, a partir da emancipação, passaram a se desenvolver e a construir a sua própria economia. Tendo isso em mente é que venho aqui hoje, mais uma vez, dar esse apoio aos distritos, ressaltando a importância do futuro município de Extrema de Rondônia.

            Um outro assunto importante, Sr. Presidente.

            O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa com relação à dengue no País, mas não incluiu nesse estudo o Estado de Rondônia, que sofre muito com a dengue neste momento. Já houve uma queda, sabemos disso, mas ainda temos muitos problemas com a dengue no Estado de Rondônia, em praticamente todos os seus municípios. Então, pedimos uma atenção especial do Ministério da Saúde para que não esqueça de atender o nosso Estado de Rondônia.

            Reiteramos, portanto, o pedido ao Ministério da Saúde para que dê uma atenção especial ao Estado de Rondônia. As pessoas lá estão sofrendo muito. Já tivemos dias em que alguns municípios não tiveram leitos para atender a população, não havia leitos em hospitais públicos nem em hospitais particulares. Então, é importante e é necessária uma atuação mais forte de nosso Ministério para nos ajudar a combater a dengue no Estado de Rondônia.

            Presidente, era isso o que eu tinha a comunicar. Muito obrigado por sua atenção.


Modelo1 4/23/244:11



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2010 - Página 3520