Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento do ator e humorista Arnaud Rodrigues.

Autor
Sadi Cassol (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Sadi Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento do ator e humorista Arnaud Rodrigues.
Publicação
Publicação no DSF de 25/02/2010 - Página 4186
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ARTISTA, MORTE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ELOGIO, CARREIRA, TELEVISÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Estimado Presidente César Borges, Senador César Borges, venho à tribuna esta tarde, em nome do povo tocantinense, em nome do povo palmense, lamentar uma tragédia ocorrida, na semana passada, em Palmas, minha cidade onde duas vidas se foram, entre elas, o famoso artista e comediante Arnaud Rodrigues, que, há muitos anos, já residia em Palmas, Tocantins, que adotou aquela Cidade como a sua, que é um orgulho nosso, um orgulho dos brasileiros, e houve essa tragédia, quando, na travessia do rio Tocantins, onde é formado o lago, num momento de temporal, muita chuva, virou o barco no qual ele estava e se foi a vida de Arnaud Rodrigues e também do piloto que conduzia aquela embarcação, o Francisco Ribeiro da Silva, conhecido mais como Kiko, que era o motorista oficial do nosso Prefeito Raul Filho.

            Eu gostaria, aqui, cumprindo o meu horário, de fazer uma leitura rapidamente deste requerimento que levo à Mesa, onde quero que fique registrado as condolências às duas famílias enlutadas:

Requeiro, nos termos do art. 221 do Regimento Interno do Senado Federal, de acordo com as tradições da Casa, a apresentação de condolências à família do ator e humorista ANTONIO ARNAUD RODRIGUES, falecido em 16 de fevereiro de 2010, em Palmas, Capital do Tocantins.

JUSTIFICAÇÃO

Na tarde do último dia 16 de fevereiro, terça-feira de carnaval, um acidente de barco ocorrido no lago formado pela Usina Hidrelétrica de Lajeado, no Estado do Tocantins, vitimou uma das personalidades mais versáteis da televisão brasileira.

Ator e compositor, humorista ANTONIO ARNAUD RODRIGUES nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco, em 1942, revelando desde cedo um extraordinário talento para as artes.

Na década de 70, trabalhou com Chico Anysio e formou o grupo musical “Baianos e os Novos Caetanos”. Participou de várias telenovelas e minisséries da Rede Globo, interpretando personagens sempre bem-humorados. Trabalhou em “Lampião e Maria Bonita”, “Bandidos da Falange”, “Roque Santeiro” e “Partido Alto”. Mas foi na novela “Pão Pão, Beijo Beijo”, exibida em 1983, do escritor Walter Negrão, que ARNAUD RODRIGUES teve seu personagem mais popular, ao interpretar “Soro”, um ingênuo imigrante nordestino, nome pelo qual passou a ser chamado pelo público. Foi tanto o sucesso do personagem que voltou a interpretá-lo no cinema, no filme “Os Trapalhões e o Mágico de Oroz”. Ultimamente, fazia parte do elenco de humoristas do Programa A Praça é Nossa, no SBT.

Havia dez anos que Arnaud Rodrigues adotou o Tocantins e sua capital, Palmas, como lar. Ele tinha paixão pelas belezas naturais que o Estado oferece e tornou-se um embaixador da mais nova unidade da Federação. Sem dúvida, a televisão e o público brasileiro ficarão órfãos de um grande talento do humor. Já o Tocantins sentirá falta da maneira simples e alegre que o grande ator e humorista se reportava à sua gente e às suas belezas.

ARNAUD RODRIGUES deixou a esposa, Celeste Inês Henriques Rodrigues e os filhos Arnaud Rodrigues Jr., Rodrigo Rodrigues, Tiago Rodrigues e Mônica Rodrigues.

            Nesse sentido, a proposição almeja que o Senado Federal apresente os votos de pesar àquela família enlutada, bem como ao nosso piloto, mais conhecido como Kiko.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Eu gostaria que a Mesa aceitasse o nosso pedido e encaminhasse à família do grande ator Arnaud Rodrigues as nossas condolências.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/6/244:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/02/2010 - Página 4186