Pronunciamento de Mão Santa em 11/02/2010
Fala da Presidência durante a 9ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Manifestação a respeito de denúncias publicadas na imprensa, do caos administrativo pelo qual está passando o Estado do Piauí.
- Autor
- Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
- Manifestação a respeito de denúncias publicadas na imprensa, do caos administrativo pelo qual está passando o Estado do Piauí.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/02/2010 - Página 2853
- Assunto
- Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, MATERIA, INTERNET, DENUNCIA, CRISE, FINANÇAS, ESTADO DO PIAUI (PI), AUSENCIA, PAGAMENTO, PARCELA, EMPRESTIMO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), PARALISAÇÃO, OBRA PUBLICA, OCORRENCIA, TRABALHO ESCRAVO, PROPRIEDADE RURAL, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), DECISÃO, GOVERNO ESTADUAL, UTILIZAÇÃO, RESERVA ECOLOGICA, IMPLANTAÇÃO, INDUSTRIA SIDERURGICA.
- INFORMAÇÃO, DENUNCIA, DEPUTADO ESTADUAL, SUPERIORIDADE, VALOR, TARIFAS, DEPARTAMENTO DE TRANSITO (DETRAN), ESTADO DO PIAUI (PI), GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ASSISTENCIA MEDICA, SEGURADO, REGIÃO.
- REGISTRO, DENUNCIA, REPRESENTANTE, SOCIEDADE CIVIL, ESTADO DO PIAUI (PI), FECHAMENTO, HOSPITAL, DOAÇÃO DE SANGUE.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Recebemos alguns e-mails do Piauí, que aproveito para ler no encerramento.
Do Portal 180graus: “Exclusivo! Só o 180graus denuncia: Piauí está ‘quebrado’. Parcelas do empréstimo com o BNDES não pagas; 180º graus oficia MPF pedindo a apuração”. A matéria é longa e aproveito para mostrar ao José Nery... Tem obras paradas e até pedreiro de braços cruzados apelando às autoridades - súplica sem ressonância! -, e o resultado da corrupção é: obra mal feita no Estado do Piauí... Esse 180graus é o maior portal do Piauí e repórter é o Toni Rodrigues.
Outro e-mail que recebemos do jornalista Judson Barros: “Petrobras ‘financia’ trabalho escravo na fazenda Santa Clara da Brasil Ecodiesel”. “Mamona assassina: o fracasso do biodiesel no Brasil.” Pela mamona. Ainda entrou além disso. Eu sempre disse que não tinha economicidade. Há seis anos, eu, o Pai da Pátria, e o José Agripino, mostramos ao País que não tinha economicidade. Mas continuaram no erro. E um mal nunca vem só: é sempre acompanhado de outro. E agora ele veio, o fracasso. “Petrobras financia trabalho escravo na fazenda Santa Clara” - trabalho escravo.
Eu passo aqui o e-mail que recebemos: “Petrobras financia trabalho escravo na fazenda Santa Clara”. Este é o Brasil. Biossangue. Olha o menino aí.
Portal GP1: “Decisão do governador Wellington Dias é um sinal verde para que a Serra Vermelha vire carvão”, por Zózimo Tavares. “Fumaça nos olhos.” O jornalista mais acreditado no Piauí, Zózimo Tavares. GP1 é um portal. Ele é editor do Diário do Povo. Vou ler só o final.
A mata atlântica tem proteção constitucional. Em todo lugar, todos lutam por ela. O Piauí se dá ao luxo de não querer isso. É no mínimo curiosa a posição do governo. A não ser que a sua decisão tenha a ver com o financiamento da última eleição do governador pelo ramo da siderurgia, beneficiário direto das carvoarias. O fato pode ser comprovado no site do TSE. O candidato Wellington Dias recebeu R$150 mil da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN - para sua vitoriosa campanha à reeleição.
Por isso, transforma a nossa Serra Vermelha. Diz aqui que os ambientalistas catalogaram a existência de 338 espécies de animais na floresta da Serra Vermelha, uma das mais raras, e está sendo transformada em carvão.
O Deputado Estadual Marden Menezes denuncia o que ocorre no Detran, que cobra as mais altas taxas, de tal maneira que os empresários que vendem carros e motos estão se fixando no Maranhão e no Ceará, fugindo do Piauí.
O Deputado Federal Marcelo Castro, que é da base do governo, que é do PMDB e que foi um grande presidente do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep), denuncia e lamenta o caos administrativo no programa de assistência médica dos segurados do Estado. A denúncia vem do Deputado Federal Marcelo Castro, que é da base aliada.
Por último, o Rotary Club de Parnaíba, por intermédio do Dr. Valdir Aragão, denuncia o fechamento do Hemocentro de Parnaíba, que é o polo de saúde do norte do Piauí.
Esse é o caos administrativo do Partido dos Trabalhadores, que governa o Piauí.
Há mais alguma coisa a tratar? Nada mais há a tratar, segundo nos informam os Secretários-Executivos Dr. José Roberto e João Pedro.
Repito aqui a mensagem de Rui Barbosa para o Brasil, que vive essa escuridão administrativa na nossa Capital da República. Rui Barbosa manda esta mensagem ao Brasil, e nós, do Senado da República, fazemos nossas as palavras dele, tão atuais:
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes das mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
Rui Barbosa ensina que “só há um caminho, uma salvação: a lei e a justiça”. Adverte, porém, que “justiça tardia é injustiça manifesta”.