Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Governo do Estado do Piauí. Apelo ao governo federal para que patrocine a judoca piauiense Sarah Menezes, bicampeã mundial da categoria júnior e melhor atleta brasileira de 2009. (como Líder)

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. ELEIÇÕES. ESPORTE.:
  • Críticas ao Governo do Estado do Piauí. Apelo ao governo federal para que patrocine a judoca piauiense Sarah Menezes, bicampeã mundial da categoria júnior e melhor atleta brasileira de 2009. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/03/2010 - Página 5622
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. ELEIÇÕES. ESPORTE.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, QUESTIONAMENTO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, ACUSAÇÃO, APROPRIAÇÃO INDEBITA, OBRAS, REALIZAÇÃO, GOVERNO FEDERAL.
  • CRITICA, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), AGRAVAÇÃO, CORRUPÇÃO, INCOMPETENCIA, GOVERNO ESTADUAL.
  • LEITURA, TRECHO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, ELEIÇÕES, EXPECTATIVA, ORADOR, AUMENTO, POPULARIDADE, ESTADO DO PIAUI (PI), CANDIDATO, CIRO GOMES, DEPUTADO FEDERAL, SUCESSÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUXILIO, ATLETA PROFISSIONAL, CATEGORIA, LUTA, PERMANENCIA, TREINAMENTO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), LEITURA, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), DESCRIÇÃO, SOLENIDADE, ENTREGA, PREMIO, ATLETAS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Senador Jayme Campos, que preside esta sessão de 4 de março, saúdo os Parlamentares na Casa, as brasileiras e os brasileiros aqui presentes no plenário do Senado da República e que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado...

            Senador Jayme Campos, V. Exª traduz o valor de um Senado da República. Na sua origem, foi Deus que chamou o seu líder, que queria desistir e que quebrou as tábuas da lei. Moisés, decepcionado com o povo atrás dos encantos do bezerro de ouro, e disse: “Busque os mais velhos, os mais sábios, os mais experientes, e eles o ajudarão a carregar o fardo do povo”. Aí nasceu a idéia.

            V. Exª não digo que é velho, mas sábio e experiente. V. Exª foi por três vezes prefeito, extraordinário prefeito. Eu andei no seu Estado e senti. Já foi Governador, e o povo o está querendo de volta. Então, V. Exª traz essa experiência.

            Aí é que o nosso Luiz Inácio não entendeu o que é o Senado.

            E este País moderno foi buscar a sua estrutura política, por intermédio de Rui Barbosa, na sua experiência, exilado no nascimento da República, lá na Inglaterra. Buscou a experiência da democracia monárquica bicameral da Inglaterra, que viu nascer o seu filhote, os Estados Unidos, também com experiência democrática presidencialista bicameral.

            Mas, antes disso, já Pedro II, com sua formação cultural extraordinária - daí dizer que este País teve o antes; não é justo dizer “nunca antes” -, foi um administrador de um saber e de uma cultura ímpar. Daí esta unidade de falarmos a mesma língua, essa expansão territorial que a América Latina espanhola não conseguiu, porque se dividiu. Então, Pedro II, no Rio de Janeiro, deixava a coroa e o cetro na antessala, no Palácio Monroe, e ia ouvir os Senadores. Pedro II fazia isso. Um dos sonhos dele, quando passasse a coroa para a filha em definitivo, era ser Senador. E Luiz Inácio deixou de ouvir os ensinamentos de V. Exª .

            Quanta sabedoria, quando V. Exª falou em hidrovia, o transporte mais barato. Daí os Estados Unidos estarem mais ricos do que nós! A ferrovia: daí o ressuscitar dos países europeus que cultivam esse modal.

            E V. Exª adverte. Eu queria lamentar muito, por isso estou nas oposições. O Governador do meu Piauí ... O Piauí não teve maremoto, o Piauí não tem terremoto, mas teve a desgraça de ser governado pelo PT. Isso é sério!

            Então, Garibaldi, no início do Governo, o Governador disse que ia fazer cinco hidrelétricas. Depois, pegou o Alberto Silva, do seu amor... Isso era no rio Parnaíba, aquele rio que nos separa do Maranhão e que tem 1.458 quilômetros. Depois, um projeto de Alberto Silva, no rio Poti, que vem do Ceará. Outro! Tudo mentira. Não fez nenhuma.

            E agora, como V. Exª falou, nós temos lá uma hidrelétrica, lá na Boa Esperança, em Guadalupe, que fornece energia para o Piauí e para o Maranhão. Mas essa hidrelétrica é incompleta porque não tem sua eclusa. Está ouvindo, Jayme Campos? Acabou a navegabilidade do rio Parnaíba. O rio Parnaíba era navegável no sul. Foi a hidrelétrica que impediu.

            Ao invés de o Governador do Estado dizer que ia pedir à Sua Excelência, o Presidente da República, para concluir, Jayme Campos, a nossa única hidrelétrica, fazendo a eclusa, voltando a navegabilidade do rio do Piauí, o Parnaíba, no sul do Estado, de Santa Filomena a Floriano, Teresina, que transportaria a soja bem mais barato... Hoje nós somos produtores porque eu levei a energia e levei o povo do Sul, os gaúchos, os catarinenses a se fixarem no sul para produção. A Bunge nós a levamos.

            Ele prometeu cinco hidrelétricas - mentira! Depois mais uma no Poti. O tripé do Governo do PT no Piauí é mentira, corrupção - não sei qual é a maior, se a mentira ou a corrupção - e incompetência. No pódio temos que dar medalha de ouro pela mentira, medalha de ouro pela corrupção e medalha de ouro pela incompetência.

            Está aqui: Zózimo Tavares.

            É um Governo que eu digo: o Piauí, eu sei, estamos acompanhando, solidários com o Haiti, solidários com o Chile, que teve um terremoto; mas o Governo do PT é uma desgraça como um terremoto.

            Aqui vou dizer o seguinte, atentai bem! Diário do Povo. O PT consegue fazer um pacto com a grande mídia, mas esse dono do Diário do Povo é um empresário muito rico e independente que, graças a Deus, mantém um jornal independente e acreditado.

            O Diário do Povo tem como editor Zózimo Tavares, da Academia de Letras, aquele que fez o livro que está circulando: Atentai Bem! Assim Falou Mão Santa.

            Você já leu, Jayme Campos? Atentai bem. Pois é ele. Então, ele fez esse editorial.

O que é isso, companheiro?

O Presidente Lula passou descompostura ao vivo, em rede nacional, através de videoconferência transmitida pelo Portal Brasil e TV Meio Norte. Disse o Presidente: ‘Eu vou chamar aqui o Governador Wellington Dias para que ele fale com o pessoal da Casa Meio Norte, para que ele tome a Casa Meio Norte como exemplo, que é para ver se melhora a sua performance’.

            Eu nunca vi isso, um Presidente da República passar um pito em um Governador do Estado.

            O Luiz Inácio é até bem intencionado. Eu votei em 1994 nessa gente. Votei, mas depois, arrependido, pedi perdão ao povo do Piauí e rezo. Três coisas a gente só faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT. E o Piauí reza, com esperança de uma alternância do poder.

Eu vou chamar aqui o Governador Wellington Dias para que ele fale com o pessoal da Casa Meio Norte, para que ele tome a Casa Meio Norte como exemplo, que é para ver se melhora a sua performance.

            É o Luiz Inácio dizendo para o Governador.

            Mas no começo... Garibaldi, no começo eu não sei se você estava lá, quando o Luiz Inácio, numa dessas mordomias que tem, tiraram um retrato. Aí o Luiz Inácio se aproximou de mim. Eu estava com o cabelo grande. Ele meteu a mão no meu cabelo... Ele é simpático. O Luiz Inácio é afetivo. Ele é agradável. Aí ele meteu a mão, Garibaldi, assim: “Mão Santa, Mão Santa, me ajude. Tome conta lá do meu menino”. O meu menino era o Governador. Mas Luiz Inácio não sabia que o menino dele era travesso e traquino. Agora que ele veio descobrir. Aí eu dei no pé, Garibaldi, eu saí.

“Foi durante videoconferência [quem está dizendo é o Diário do Povo] no lançamento do site Portal Brasil. O Presidente falou para estudantes da Escola Meio Norte, mantida pelo Grupo Meio Norte e a Prefeitura de Teresina e dirigida pela professora Rutinéia Moraes.”

            Isto aqui é porque o dono desse jornal é rico mesmo. É o Danilo Damásio - o Piauí tem; o nosso Senador João Vicente Claudino é muito rico - que é independente mesmo, é o maior importador direto de peças dessas motos da China. E ele é livre mesmo. Não está nem aí e publica, porque isso não dá, não, graças a Deus.

            Deus é assim: deixou o PT lá, mas pôs um jornal independente. E ele é rico mesmo, não está nem aí, o Damásio. Vive é na China. É o maior vendedor de peças importadas, peças Honda, Yamaha etc.

            Então ele permite isso e bota logo aqui:

O presidente chamou a presença do governador ao palco dos acontecimentos. Ele estava falando com o menino Álvaro Luan e fez o comentário sobre o governador, que estava na plateia e mais do que depressa se levantou e compareceu ao palco.

Foi a segunda “casquinha” que o presidente Lula tirou do governador do Piauí. Há poucas semanas, Lula afirmou, durante reunião com seus ministros, que o governador Wellington Dias [lá no Piauí é chamado “dias de mentira”, dias de mentira o governo] não fez obras no Piauí e se apropriou de obras realizadas pelo governo federal.

            O próprio Luiz Inácio disse, numa reunião de Ministros, que ele não fez obras no Piauí e se apropriou de obras realizadas pelo Governo Federal.

A informação foi publicado pelo jornal O Globo, em nota a seguir reproduzida [isso é o jornal independente do Piauí e o repórter. Olha o que disse O Globo]: “O presidente Lula cobrou de seus ministros que divulguem suas realizações e reclamou da apropriação de obras do governo federal pelas administrações estaduais.

            O próprio Luiz Inácio, numa reunião, disse isso, e é o Globo que está dizendo, citado aqui pelo O Diário do Povo.

Citou como por exemplo justo um petista, o governador Wellington Dias, do Piauí. O presidente contou que foi ao estado e o governador disse que ia lhe mostrar um filme com as realizações do governo. “Rodava, rodava e não tinha nada do governo federal. Aí eu disse: Pô, Wellington, cadê o governo Federal [não tinha nos vídeos]?”. Envergonhado, o governador teria tentado consertar: “Meu assessor me deu o filme errado. Não é esse não”, disse Lula, para gargalhada geral dos seus ministros.

            Quer dizer, não tem obras e mostra as federais. O próprio Luiz Inácio na reunião...

Decididamente, o governador não vive um bom momento político. Os fatos de Brasília não avalizam, por enquanto, a propagação que seus companheiros fazem no Piauí, dando conta de que ele será um dos coordenadores da campanha presidencial da ministra Dilma Rousseff no Nordeste. (Com informações de Toni Rodrigues, do portal 180 graus).

            Mais importante. Agora o meionorte tem uma boa ligação com o Governo. O Luiz Inácio estava fazendo uma explanação em uma videoconferência - está ouvindo, Jayme Campos? - para o meionorte. E olha aqui, ó Jayme Campos, Ibope. Aí, ele contratou. O meionorte: “Fazemos tudo para estar perto de você”. O Ibope no Piauí... Esse negócio aí, Eduardo Suplicy, olha aqui: Ibope... O Piauí é livre, o Piauí não tem... Nós erramos uma vez. Olha para cá, Eduardo Suplicy! Lá nós pegamos, nós fomos, nós somos o povo mais bravo e mais independente e mais corajoso e mais inteligente deste País. Nós fomos os únicos que elegemos Rui Barbosa. Podem ver quando ele foi candidato, ele ganhou...

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Jayme Campos, Rui Barbosa ganhou em Teresina. Está vendo, Garibaldi? Rui Barbosa, ó bravura! Nós pegamos e fizemos uma guerra. Apanhamos, mas botamos os portugueses para o Maranhão. O Maranhão aderiu a Portugal. Nós impedimos que este Pais fosse dividido em dois.

            Ia ser: “Filho, fica com o sul, antes que um aventureiro o tome”. E o aventureiro era Simon Bolívar. E ele ia ficar com o norte, e o nome do país era Maranhão.

            Então, olha aqui:

Ibope: Serra tem 37% das intenções de voto para presidente.

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o governador de São Paulo José Serra (PSDB), tem 37% das intenções de voto no Piauí, uma margem de 10% de vantagem sobre a pré-candidata do PT a presidente, a ministra-chefe do Gabinete Civil, [...] que tem 27%.

            Isso é pesquisa feita por eles, paga por eles. O Piauí, como sempre na vanguarda, inspira este Brasil.

            Apurou o Ibope:

O pré-candidato do PSB à Presidência da República, o deputado federal Ciro Gomes (CE) está em terceiro lugar com 17%, seguido pela pré-candidata do PV, Marina Silva, que tem 6%.

Os eleitores que querem votar em branco ou nulo somaram 3%. Os indecisos representam 10%. A margem de erro é de 3%.

A pesquisa foi registrada no TSE.

            Mais importante: o menino traquino não vai poder sair do Governo, porque a Dilma está lascada lá, lascada mesmo, com dinheiro, com tudo. Está aqui a pesquisa do Ibope.

            Então, o vice é do PSB, e é Wilson Martins, que foi Líder no meu Governo. E o apelido dele é Trator. Ele, ficando no Governo, o que é que vai acontecer? Ele vai subir o Ciro Gomes, porque o Ciro Gomes é do Piauí. Sobral é a mesma coisa, é encostado. Sobral é encostado no Piauí. Essa divisão de Estado - está vendo, Garibaldi? - fomos nós que fizemos. Deus botou o Ciro nosso irmão.

            Então, ficando o Trator, Wilson Martins, ele vai empurrar facilmente, levemente, o Ciro Gomes, que é um cidadão de lá, conhecido por lá, querido por lá. Então, aí passa para a “rabada”, porque nós vamos segurar o Serra, nós, independentes, livres, conscientes, que acreditamos numa alternância do poder e que é esperança do povo do Piauí.

            Então, a novidade que vai ter é que o Ciro vai subir, ela vai descarrilar, e o protesto vai para a Marina. Ô Garibaldi, ela vai acabar na “rabada”: vai tirar o quarto lugar no Piauí. Por isso que sou orgulhoso. Você entendeu? Está aqui o raciocínio e eu o passo... Cadê o Eduardo Suplicy? Já foi embora porque ele viu a verdade.

            Mas nem tudo é desgraça no Piauí, e eu não ia terminar assim.

            Olha aí: “Piauí, terra querida, filha do Sol do Equador, pertencem-te a nossa vida, nosso sonho e nosso amor!”. Na luta, o teu filho...

            Aqui está o melhor jornal do Brasil. É de Brasília, Correio Braziliense. Antigamente a gente só lia jornal de Rio e São Paulo. Agora, temos o Correio que tem o Super Esportes. Olha aqui, preste atenção, Suplicy, V. Exª que é atleta! Então, está aqui o Super Esportes do Correio Braziliense. Garibaldi, veja como sou orgulhoso do Piauí. Alto nível longe dos grandes centros. Olha aqui, Correio Braziliense, orgulho aqui do jornalismo da Capital.

Bicampeã mundial da categoria júnior e melhor atleta brasileira de 2009, Sarah Menezes se recusa a arredar o pé da terra natal, o Piauí. Mesmo fora do eixo Rio-São Paulo-Minas, judoca construiu rede de apoiadores e montou boa estrutura de treinamento.

            E ela aqui é bicampeã. Está aqui, reconhecido aqui. Então, não é só aquela desgraceira a que o PT nos levou, não! A gente representada pela campeã de judô, Sarah Menezes.

Quando recebeu do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)...

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Quando se fala da desgraceira que o PT está fazendo no Piauí, V. Exª não dá mais tempo.

o prêmio de melhor atleta de 2009, no ginásio Maracanãzinho, no último mês de dezembro, a judoca Sarah Menezes subiu no palco, desdobrou a folha onde escrevera um discurso, respirou fundo (olhando para o presidente da República, outras autoridades e diversos cartolas esportivos presentes) e, ao vivo em rede de televisão para todo o país, disparou, ainda que a voz titubeasse em alguns momentos: “Sou prova de que não é necessário recorrer aos grandes centros para se formar uma competidora de alto nível. Sempre treinei no Piauí e hoje celebro os resultados dos bons trabalhos realizados ao lado do meu técnico, Expedito Falcão.

Orgulhosa de nascer e morar em Teresina, capital piauiense, Sarah Menezes nem cogita a hipótese de deixar a terra natal. “Hoje, tenho tudo o que preciso: estrutura de qualidade para treinar e um técnico excelente”, afirma a judoca.

Não temos patrocínio financeiro, com exceção do Bolsa Atleta. Chega uma hora em que o atleta também precisa do próprio salário.

            Então, nós queríamos agora... Eu sei que o Luiz Inácio já deu muito dinheiro para o menino travesso e traquino do Governador. Está na hora de ajudarmos essa atleta que é orgulho da eugenia da raça brasileira e do Piauí. Está aí essa Petrobras, está aí esse Banco do Brasil. Quando é para malandragem com as ONGs aparece dinheiro. Então, é hora, e nós viemos aqui em nome do bravo povo piauiense, povo que expulsou os portugueses deste País numa batalha sangrenta; povo que votou; povo bravo que elegeu Rui Barbosa para Presidente da República. Ele ganhou em Teresina. Nós somos diferentes. O Rui Barbosa. E povo que nos trouxe até aqui para que, com essa independência e liberdade, representássemos a grandeza do povo piauiense.

            Então, nós pedimos ao Presidente Luiz Inácio... Olha, nem todo o mundo é como o menino travesso e traquino. E Vossa Excelência não tem culpa, mas no Piauí instalou-se um governo cujo tripé é: mentira, corrupção e incompetência.

            Então, para compensar isso tudo, vamos, Luiz Inácio, conseguir um apoio com o Ministro dos Esportes a essa jovem que é orgulho do Piauí e do Brasil, Sarah Menezes!

            Essas são as palavras de esperança do povo do Piauí na nossa gente.


Modelo1 1/9/252:11



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/03/2010 - Página 5622