Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da importância da irrigação para o desenvolvimento do Nordeste e satisfação com a inauguração da primeira fase do projeto de irrigação no Vale do rio Salitre, antiga aspiração do povo de Juazeiro/BA.

Autor
César Borges (PR - Partido Liberal/BA)
Nome completo: César Augusto Rabello Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro da importância da irrigação para o desenvolvimento do Nordeste e satisfação com a inauguração da primeira fase do projeto de irrigação no Vale do rio Salitre, antiga aspiração do povo de Juazeiro/BA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/03/2010 - Página 6466
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INAUGURAÇÃO, FASE, PROJETO, IRRIGAÇÃO, MUNICIPIO, JUAZEIRO (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, PREFEITO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, CHEFE, CASA CIVIL, SECRETARIA, COMUNICAÇÃO SOCIAL, ORADOR.
  • IMPORTANCIA, AGRICULTURA, IRRIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO SEMI ARIDA, REGIÃO NORDESTE, COMENTARIO, DIFICULDADE, ANDAMENTO, PROJETO, RECONHECIMENTO, EMPENHO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, PRIORIDADE, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA.
  • APRESENTAÇÃO, DADOS, RECURSOS, REALIZAÇÃO, OBRAS, ANALISE, ALCANCE, PROJETO.
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, PROJETO, IRRIGAÇÃO, PROXIMIDADE, MUNICIPIO, XIQUE-XIQUE (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), INICIATIVA, GOVERNO FEDERAL, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), ELOGIO, ESFORÇO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, GOVERNADOR, SOLUÇÃO, PROBLEMA, SECA, REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL, AUMENTO, EMPREGO, RENDA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CÉSAR BORGES (Bloco/PR - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, prometo, pelo adiantado da hora, ser breve.

            Quero registrar que tive a satisfação de, na última sexta-feira, participar de evento junto com o Presidente da República, com o Ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, com o Governador do Estado da Bahia Jaques Wagner, com a Ministra Dilma Rousseff, com o Ministro Franklin Martins e com o Prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho.

            Estavam também presentes vários Deputados Federais, Estaduais, o Líder do meu Partido na Assembleia Legislativa, Deputado Pedro Alcântara. Foi um momento que considero muito importante para a Bahia e para o Nordeste brasileiro, Sr. Presidente.

            Sem sombra de dúvidas, o Nordeste, nós sabemos, caracteriza-se pelo semiárido, e uma das formas mais efetivas de se criar desenvolvimento, emprego, renda, gerar riquezas nessa Região é a agricultura irrigada. E a prova disso é o polo irrigado que existe tanto em Pernambuco, na cidade de Petrolina e no seu entorno, como na cidade de Juazeiro, na Bahia, e no seu entorno. Diversos projetos. Nilo Coelho é um grande projeto na área de Pernambuco; o Tourão é um grande projeto na área de Juazeiro. E outros projetos revolucionaram e transformaram aquele polo agroindustrial num polo de desenvolvimento no semi-árido.

            Por isso nós sempre defendemos que uma solução para o desenvolvimento do Nordeste passa pela agricultura irrigada. Pois bem, uma velha, antiga aspiração do povo de Juazeiro é um projeto chamado Salitre (Salitrão), um projeto de irrigação no Vale do rio Salitre, a 20 km acima pelo rio São Francisco, a montante da cidade de Juazeiro pelo rio São Francisco, que vem se arrastando na verdade há mais de 12 anos. Eu era Governador, quando tive o apoio da bancada federal, que estava na Câmara dos Deputados àquela época, no sentido de alocar recursos de emendas coletivas de bancada, para que aquele projeto iniciasse e pudesse ir ao encontro das aspirações daquela região.

            E assim o projeto começou há 12 anos, com interrupções, aquele soluço orçamentário de sempre. Mas agora, no atual Governo do Presidente Lula, o Ministro da Integração, também um baiano, priorizou o projeto, cuja primeira fase foi inaugurada. Em 5 mil hectares serão alocados mais de 200 agricultores, e há lotes de porte médio para mais 60 médios empresários e também para grandes empresários.

            Hoje, esses projetos de irrigação representam muito nas nossas exportações, principalmente de uva. Por exemplo: 74% das exportações de uva do Brasil vêm dessa região de agricultura irrigada e 46% das mangas frescas, exportadas pelo Brasil, saem desses polos, E agora há mais um polo, que é o projeto Salitre, inicialmente nos seus 5 mil hectares, mas que, em setembro próximo, deverá, talvez, inaugurar mais 7 mil hectares, na expectativa de que seja realizado o projeto na sua totalidade, alcançando 30 mil hectares irrigados. Isso, sem sombra de dúvida, será mais uma alavanca para o desenvolvimento daquela região do semiárido, sofrida, às margens do rio São Francisco, com a água ali ao lado, no rio, mas que, às vezes, não é utilizada de forma conveniente para ser um elemento transformador dessa região.

            Então, nós temos de trazer aqui essa realização, registrá-la. Foram mais de R$250 milhões investidos e uma aspiração que foi realizada, que muitos nem acreditavam, mas está lá instalada, pelo menos a primeira fase do projeto Salitre.

            Outro projeto, Sr. Presidente, muito importante, que está em andamento também e que tive oportunidade de visitar recentemente, é o chamado Baixio de Irecê ou Baixio de Xique-Xique, porque ele fica mais no Município de Xique-Xique, mas havia o nome histórico de Baixio de Irecê, no Vale do Rio Verde, no encontro na sua confluência com o rio São Francisco. É outro projeto de irrigação que tem um potencial de 60 mil hectares e que já tem o canal de aproximação, a estação de bombeamento, canais principais, já está, inclusive, na fase de canais secundários.

            Então, é muito importante que se priorize a agricultura irrigada, porque ela faz uma verdadeira revolução onde é implantada. E o Nordeste brasileiro tem, na agricultura irrigada, sem sombra de dúvida, uma grande saída. Não é a única para o problema da seca no Nordeste, mas é uma saída.

            Queria fazer este registro aqui de que participei, com muito orgulho, dessa realização, porque tudo que vem ao encontro de beneficiar o povo baiano, o povo da minha terra estarei a favor e aplaudirei.

            Essa é uma obra conjunta do Governo Federal, realização da Codevasf - o presidente da Codevasf, o Sr. Orlando, estava presente -, mas também é uma conjunção de forças, porque há um Ministro que é da Bahia, Ministro Geddel Vieira Lima, e o Governador Jacques Wagner, que participou desse esforço. Eu, desta tribuna, tantas vezes cobrei que esses projetos pudessem ser uma realidade. Ter participado dessa inauguração, portanto, dá-me a certeza de que participei de um momento de geração de emprego e renda. Há expectativa de geração de mais de trinta mil empregos diretos e até sessenta mil empregos indiretos. Que a Bahia, junto com Pernambuco e outros Estados nordestinos, possam, através dessa agricultura irrigada, resolver definitivamente as desigualdades regionais que existem entre o Nordeste e o resto do País, em função até da inclemência do clima com relação ao Nordeste brasileiro.

            Era isso, Sr. Presidente, e agradeço a oportunidade.

            O SR. PRESIDENTE (Augusto Botelho. Bloco/PT - RR) - Muito obrigado, Senador César Borges.


Modelo1 4/25/2410:20



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/03/2010 - Página 6466