Fala da Presidência durante a 24ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, cujo tema será Economia e Vida.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
RELIGIÃO. POLITICA SOCIO ECONOMICA.:
  • Comemoração do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, cujo tema será Economia e Vida.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2010 - Página 6057
Assunto
Outros > RELIGIÃO. POLITICA SOCIO ECONOMICA.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, SAUDAÇÃO, PRESENÇA, AUTORIDADE, HOMENAGEM, LANÇAMENTO, CAMPANHA DA FRATERNIDADE, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), PARCERIA, CONSELHO, IGREJA EVANGELICA, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, RELIGIÃO, CRISTÃO, ESCOLHA, DEBATE, ECONOMIA, SERVIÇO, VIDA, PAZ, CONSTRUÇÃO, JUSTIÇA SOCIAL, NECESSIDADE, ATENÇÃO, DISPARIDADE, DESENVOLVIMENTO, PAIS, MUNDO, GRAVIDADE, CONCENTRAÇÃO DE RENDA, BRASIL, DESIGUALDADE SOCIAL, FALTA, ACESSO, SAUDE, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO, HABITAÇÃO, CIDADANIA, CONCLAMAÇÃO, COMPROMISSO, CONGRESSISTA, PROMOÇÃO, SOLIDARIEDADE, BEM ESTAR SOCIAL, RESPEITO, LIBERDADE, LIBERDADE DE CRENÇA.

      O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. A presente sessão especial destina-se a comemorar o lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, cujo tema será Economia e Vida, nos termos do Requerimento nº 102, de 2010, de iniciativa do Senador Marconi Perillo e outros Senadores e Senadoras.

      O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Tenho a honra de convidar para compor a Mesa o Exmº Sr. Senador Marco Maciel, ex-Vice-Presidente da República, que nos honra com a sua presença -. S. Exª que sempre faz questão de prestigiar e homenagear a CNBB e todas as demais instituições por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade. Convido o Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Diocesano da Diocese Anglicana de Brasília, Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Maurício José Araújo de Andrade; o Presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Reverendíssimo Senhor Pastor Sinodal Carlos Augusto Möller; o Membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Reverendíssimo Senhor Padre Nelito Dornelas; o Secretário Executivo do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), Reverendíssimo Senhor Luiz Alberto Barbosa; a Coordenadora da Ação Ecumênica de Mulheres, Srª Mariana Kirst. Sejam todos muito bem-vindos!

      Gostaria de cumprimentar a Procuradora de Justiça do Ministério Público e do Distrito Federal, Excelentíssima Srª Maria de Lourdes Abreu. É uma honra tê-la aqui.

      Olhar o próximo como um semelhante independentemente de sua origem, credo ou etnia, permanece como um dos maiores desafios da humanidade nesta primeira década do terceiro milênio, sobretudo quando se consideram os valores religiosos de cada um.

      Apesar da diversidade cultural ser uma das marcas da sociedade do conhecimento, quando a questão é a escolha religiosa de cada cidadão, não raro, vê-se uma tendência etnocêntrica em que se deseja impor ao próximo determinado caminho para o reencontro com a palavra de Cristo.

      A Campanha da Fraternidade Ecumênica, por meio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), busca exatamente romper barreiras e fronteiras entre as diversas religiões para mostrar que o diálogo entre as diferentes denominações cristãs é possível, sobretudo se o desejo for edificar a unidade da Igreja de Cristo.

      Como diz a mensagem inicial do Conic: As Igrejas-membro se reconhecem convocadas por Cristo à unidade de sua Igreja, na certeza da atuação do mesmo Cristo e do seu Espírito nelas e através delas. A serviço da unidade das Igrejas, o Conic empenha-se em acompanhar a realidade brasileira confrontando- a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus. É importante salientar que a CNBB, ao longo das últimas décadas, tem priorizado temas sociais de extraordinária relevância para o nosso cotidiano, especialmente temas que têm a ver com o desempenho das pessoas mais pobres do País e, principalmente, no combate à exclusão social e às discrepâncias regionais.

      A CNBB e a Igreja Católica, ao longo dos anos têm priorizado temas do cotidiano, temas que são relevantíssimos para a sociedade.

      Agora além da CNBB, temos também o Conic e todas as demais Igrejas Cristãs que se associam para a realização dessa Campanha Ecumênica.

      É esta, também, a mensagem deixada pela oração proposta pelo Conic: “ Senhor mostra-nos tua misericórdia e, pelo poder do teu Espírito, dissipa as divisões entre os cristãos, a fim de que tua Igreja apareça, nitidamente, como um sinal visível entre as nações.

      Senhor, dá-nos um novo amor, uma verdadeira sabedoria e um novo entusiasmo na busca de unidade, para que a mensagem eterna de teu Filho seja aceita por todos como uma boa nova.

      Particular nós que exercemos um mandato popular e temos o dever de tomar decisões em nome do conjunto da sociedade brasileira, repito, especialmente da sociedade excluída.

      Nosso compromisso, como parlamentares ou gestores do Estado, deve ser - sem qualquer dúvida - promover o bem público, a edificação de uma economia fraterna e solidária para que o Brasil seja governado e gerido pelo espírito cristão de respeito ao próximo, da liberdade de expressão e, acima de tudo, da liberdade de credo.

      Temos certeza de que os objetivos da III Campanha da Fraternidade Ecumênica alinham-se com os mais nobres propósitos para a construção de um novo Brasil, de um novo mundo, onde, irmanados pelo mesmo espírito de renovação em Cristo, possamos seguir de mãos dadas, independentemente da convicção religiosa de cada um.

      De minha parte, senhoras e senhores, é uma honra poder presidir esta sessão de hoje e, sobretudo, ter tido a iniciativa, ao lado de outros Senadores, como o Senador Marco Maciel, de propor a realização desta sessão solene em homenagem ao CNBB e ao Conic pela iniciativa do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano.

      Muito obrigado a todos pela presença e tenho a satisfação de convidar o Exmº Sr. ex-Vice Presidente da República e Senador da República pelo Estado de Pernambuco para falar a todos os senhores e senhoras, fazendo o seu pronunciamento


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2010 - Página 6057