Pronunciamento de Rosalba Ciarlini em 09/03/2010
Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicita à Comissão de Assuntos Sociais que realize a votação de matérias referentes à mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
- Autor
- Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
- Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
FEMINISMO.
POLITICA SOCIAL.:
- Solicita à Comissão de Assuntos Sociais que realize a votação de matérias referentes à mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/03/2010 - Página 6369
- Assunto
- Outros > FEMINISMO. POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, SENADOR, MEMBROS, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), VOTAÇÃO, PROJETO, REFERENCIA, MULHER, INCLUSÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, EMPREGADO DOMESTICO, CONCESSÃO, LICENÇA, MÃE ADOTIVA, GARANTIA, ESTUDANTE, GESTANTE, INTERRUPÇÃO, ESTAGIO, RECEBIMENTO, SALARIO-MATERNIDADE.
A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Gostaria de fazer um convite, um apelo, uma solicitação, um pedido a todos os que compõem a Comissão de Assuntos Sociais: em homenagem à mulher, amanhã estejam na Comissão para que possamos votar matérias, todas elas voltadas para a mulher.
Nós teremos em pauta os projetos de lei referentes ao trabalho doméstico - sabemos que temos trabalhadores domésticos homens, mas a grande maioria é de mulheres.
Teremos, ainda para exame, o projeto de lei que institui o sistema especial para inclusão previdenciária para trabalhadores de baixa renda sem renda própria ou que se dedicam exclusivamente ao emprego doméstico, onde também a maioria é de mulheres. Teremos, também, para exame, em decisão terminativa, o PLS nº 157, que estende a licença maternidade às servidoras públicas que adotarem ou obtiverem a guarda judicial de crianças. Também o PLS nº 48, de 2009, para as mulheres gestantes, foi incluída na pauta a proposta que assegura à estudante grávida o direito de interromper, pelo prazo de 120 dias, o estágio escolar ao qual está vinculada, bem como a garantia de recebimento do salário maternidade.
Então, era isso que queria comunicar, fazendo uma solicitação especial a todos os nossos Senadores e Senadoras que compõem a Comissão, a fim de que amanhã possamos votar esses importantes projetos para as mulheres, em especial nesta semana em que se homenageia a luta de tantas e tantas, de todas aliás...
(Interrupção do som)
A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN) - (...) no dia a dia contra a discriminação, contra o preconceito.
Muito obrigada.