Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento à Mesa de pronunciamento relatando a notícia do naufrágio do barco "Almirante Nunes", no Rio Solimões, no Amazonas.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Encaminhamento à Mesa de pronunciamento relatando a notícia do naufrágio do barco "Almirante Nunes", no Rio Solimões, no Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/2010 - Página 6928
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • DESCRIÇÃO, NAUFRAGIO, BARCO, RIO SOLIMÕES, ESTADO DO AMAZONAS (AM), EXPECTATIVA, RESGATE, VITIMA, DESAPARECIMENTO, APREENSÃO, NUMERO, ACIDENTES, EMBARCAÇÃO, REGIÃO, COBRANÇA, AUMENTO, FISCALIZAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, EXCESSO, PASSAGEIRO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero encaminhar à Mesa, com a solicitação de que seja acolhido na íntegra nos Anais da Casa, o pronunciamento em que relato a triste notícia que é o naufrágio do barco Almirante Nunes, na manhã de terça-feira, à altura do Município de Anori, no rio Solimões, no Amazonas, com 92 passageiros, dois dos quais continuam desaparecidos.

            Muito bem, a busca está sendo feita por uma lancha e por um navio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.

            A rota do barco Almirante Nunes era Manaus-Tefé, chocou-se com um tronco de árvore, que perfurou o casco da embarcação.

            Então, lamento o desaparecimento dos dois passageiros e espero em Deus que sejam encontrados vivos.

            Muito bem, Sr. Presidente, quero dizer que antes de partir para Tefé, às 10 horas de terça-feira, ele atendeu às exigências do despacho, registrando a relação de 48 passageiros. O problema é que, no curso da viagem, embarcaram 44 outros passageiros.

            Embora o barco navegasse sem carga excessiva e com todos os equipamentos de salvamento, vale repetir a advertência - que já é uma triste rotina no meu exercício parlamentar aqui - para que se intensifique a fiscalização sobre a navegação nos rios da Amazônia.

            Pasmem, mas o naufrágio de terça-feira foi o quinto deste ano. No ano passado, 32 embarcações naufragaram em rios da Amazônia.

            Peço a V. Exª que acolha este pronunciamento na íntegra, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

*******************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.

********************************************************************************************************

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a triste notícia vem do Solimões. O barco “Almirante Nunes” naufragou, na manhã de terça-feira, na altura de Anori. Foi o quinto a afundar este ano em rios do meu Estado. O barco transportava 92 passageiros. Dois deles continuam desaparecidos, apesar do bom trabalho dos bombeiros.

            Na manhã de hoje, recebi informações atualizadas, dando conta que os trabalhos de busca tiveram sequência, com um navio e uma lancha da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.

            O “Almirante Nunes” cumpria a rota Manaus-Tefé, chocou-se com um tronco de arvore, que perfurou o casco da embaracação.

            Lamento o desaparecimento dos dois passageiros e espero que sejam encontrados com vida.

            Anori fica a seis horas de Manaus e, segundo informações da Capitania Fluvial, o barco navegava regularmente, está legalmente registrado e, antes de partir para Tefé, às 10 horas de terça-feira, atendeu às exigências do despacho, registrando a relação de 48 passageiros. No curso da viagem, embarcaram 44 outros passageiros.

            Embora o barco navegasse sem carga excessiva e com todos os equipamentos de salvamento, vale repetir a advertência para que se intensifique a fiscalização sobre a navegação nos rios da Amazônia. O naufrágio de terça-feira foi o quinto neste ano. No ano passado, 32 embarcações naufragaram em rios da Amazônia.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/13/249:57



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/2010 - Página 6928