Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Convite aos brasileiros para a sétima Miriti Fest, em Abaetetuba, Pará, festival onde artesãos da cidade mostram seus trabalhos feitos com a palmeira miriti, conhecida como "isopor da Amazônia". Informação sobre exposição de brinquedos de miriti, programada para os dias 14 a 22 de junho, no Congresso Nacional.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA CULTURAL.:
  • Convite aos brasileiros para a sétima Miriti Fest, em Abaetetuba, Pará, festival onde artesãos da cidade mostram seus trabalhos feitos com a palmeira miriti, conhecida como "isopor da Amazônia". Informação sobre exposição de brinquedos de miriti, programada para os dias 14 a 22 de junho, no Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/2010 - Página 6942
Assunto
Outros > SENADO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, CONSULTOR, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), COMENTARIO, IMPORTANCIA, INCLUSÃO, TRABALHADOR AUTONOMO, PROGRAMA, REDUÇÃO, TRIBUTOS, PROMOÇÃO, NATUREZA SOCIAL.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, FESTA, MUNICIPIO, ABAETETUBA (PA), ESTADO DO PARA (PA), APRESENTAÇÃO, DIVERSIDADE, ARTESANATO, MATERIA-PRIMA, ORIGEM, FLORESTA AMAZONICA, IMPORTANCIA, DEMONSTRAÇÃO, QUALIDADE, ARTESÃO, VALORIZAÇÃO, CULTURA, POVO, PROXIMIDADE, RIO.
  • CONVITE, SENADOR, VISITA, EXPOSIÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, ARTESANATO, DESTINAÇÃO, CRIANÇA, ORIGEM, MATERIA-PRIMA, FLORESTA AMAZONICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Senador Magno Malta, Srªs e Srs. Senadores, é com grande satisfação que faço o registro da visita e da presença entre nós de dois consultores do Sebrae, serviço de apoio à pequena empresa da Seção do Pará.

            Estão aqui presentes o Sr. Marinoel Manolo e Evanilce Nogueira, que participam aqui em Brasília de um Curso de Formação de Agentes de Orientação Empresarial, que tem uma tarefa muito importante, inclusive dando consequência prática a uma legislação que aprovamos no Congresso Nacional que inclui e facilita a vida de milhares de brasileiros que vivem da atividade informal, que são os ambulantes. E, nesse processo de inclusão para a formalização de suas atividades, o seu trabalho, a sua sobrevivência pelo País afora, também inclui o elemento fundamental que é a garantia de direitos previdenciários.

            O curso que está sendo realizado pelo Sebrae nacional visa justamente a capacitar milhares e milhares de brasileiros que, em cada Município, em cada região, terão as condições de mobilização, de informação e de preparação das pessoas que vivem no mercado informal, especialmente ambulantes, visando à formalização de suas atividades.

            Portanto, faço questão de fazer esse registro, Sr. Presidente, porque a implantação do Simples Nacional com essa característica de inclusão dos trabalhadores do setor informal tem um sentido de inclusão social muito importante

            E, portanto, ao receber a visita desses ilustres amigos do Pará, em especial o Marinoel, que é filho de Abaetetuda, a minha cidade no Estado do Pará, quero dizer também, Sr. Presidente, na presença dele e de V. Exª, que Abaetetuba realizará nos próximos dias 9 a 11 de abril o VII Miriti Fest, o Festival do Miriti.

            O miriti é uma palmeira da Amazônia e também do Nordeste. Os amazônidas, os ribeirinhos do Pará, especialmente da minha região, Abaetetuba, no baixo Tocantins, ao longo dos últimos 100 anos, começaram a produzir brinquedos com a bucha do miriti, que é um material muito leve - parece isopor. Há muitos anos, eles levam esses brinquedos para vender na Festa do Círio de Nazaré, que todos os anos reúne, em Belém do Pará, no segundo domingo de outubro, algo em torno de dois milhões de pessoas.

            E um marco dessa inventividade, da criatividade do povo amazônida, é o brinquedo de miriti, vendido tanto durante a procissão, bem como nas exposições, que há 10, 15 anos vêm sendo realizadas em pelo menos duas praças de Belém, mostrando para o mundo, para o Brasil, o quanto o povo ribeirinho, o povo amazônida, tem naquela forma de expressão cultural, naquela forma de criação, um pouco da inventividade e da capacidade de transformar aqueles brinquedos, que retratam animais da floresta, objetos de uso comum - do carro ao avião.

            Aquelas miniaturas transformadas e mostradas nas feiras têm sempre o sentido de apresentar, na singeleza desses objetos, a cultura, o saber do povo paraense, do povo da Amazônia, em especial, da região de Abaetetuba.

            Quero dizer, Sr. Presidente, que é com muita satisfação que nós registramos a realização, aqui no salão de exposições do Congresso Nacional, do Senado e da Câmara Federal, da exposição de brinquedos de miriti, do Pará - e de Abaetetuba; se não disser assim, os abaetetubenses não compreenderão, porque é originário de Abaetetuba.

            Para essa exposição, faço questão desde já de convidar V. Exª, bem como todo o Senado Federal, para se fazerem presentes. Será no período de 14 a 22 de junho de 2010.

            Eu, há pouco, conversava com o Marinoel sobre a importância de o Sebrae nos ajudar. O Sebrae do Pará, que sempre tem sido parceiro na promoção do desenvolvimento local, na promoção da cultura e da arte e também no apoio à micro e à pequena empresa, certamente estará envolvido e ajudando a organizar essa primeira exposição de brinquedos de miriti de Abaetetuba, do Pará e da Amazônia, no coração de Brasília, que é o Congresso Nacional, no nosso salão de exposições.

            Era essa a manifestação. Agradeço pelo tempo concedido.

            Um grande abraço.


Modelo1 5/14/248:03



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/2010 - Página 6942