Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Antônio Barbosa de Miranda, aos 90 anos.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Antônio Barbosa de Miranda, aos 90 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2010 - Página 7575
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX SENADOR, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), PIONEIRO, FOTOGRAFO, MUSICO, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, CULTURA, POLITICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a compreensão de V. Exª. Pedi a palavra pela ordem para registrar, com enorme pesar, o falecimento, no dia de ontem, de Antonio Barbosa de Miranda, mais conhecido dos piauienses como Totó Barbosa. Ele havia completado 90 anos no último dia 13 de dezembro.

            Totó Barbosa deixa como legado uma presença significativa na vida cultural e política de Teresina. Foi vereador na capital piauiense por três mandatos, que totalizaram 16 anos de atividade na Câmara Municipal de Teresina, entre os anos de 1972 e 1988.

            Foi ainda um dos pioneiros da fotografia no Piauí. Começou a trabalhar como assistente na Loja Foto Brasil e, em seguida, no Foto Ozael. Tomou gosto pela atividade e logo descobriu seu talento, tendo registrado, por sete décadas, a vida social e a evolução da cidade de Teresina.

            Além disso, era músico violonista de talento, com presença marcante nas rádios de Teresina. Na década de 1950, trabalhou na Rádio Difusora e, na década de 1960, na Rádio Clube e também na Rádio Pioneira.

            Deixou a viúva, D. Raimunda Paixão Costa de Miranda, e oito filhos, - Anselmo, Sarita, Camila, Catarina, Andréia, Adelmo, Rebeca (esses dois últimos fotógrafos, da mesma maneira como fora o pai) e a cantora Luiza Miranda, do grupo Ensaio Vocal.

            À família e aos amigos de Totó Miranda, deixo aqui meus sinceros sentimentos de pesar e meus agradecimentos, em nome do povo de Teresina, pelas décadas de devoção à cidade demonstrada por esse grande cidadão piauiense.

            Peço também a V. Exª que acate o voto de pesar que encaminho com minha assinatura e a dos Senadores Mão Santa e João Vicente Claudino, para que seja inserido nos Anais da Casa e encaminhado não só à Câmara de Vereadores de Teresina, mas também aos familiares do Totó Barbosa.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR HERÁCLITO FORTES.

*********************************************************************************

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,


Modelo1 4/19/249:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2010 - Página 7575