Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de visitas feitas por Exa. a municípios do Pará, acompanhado do ex-governador Simão Jatene e parlamentares do PSDB.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro de visitas feitas por Exa. a municípios do Pará, acompanhado do ex-governador Simão Jatene e parlamentares do PSDB.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2010 - Página 7806
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • BALANÇO, VISITA, INTERIOR, ESTADO DA BAHIA (BA), DIALOGO, COMUNIDADE, MUNICIPIOS, DISTRITO, ZONA RURAL, ACOLHIMENTO, REIVINDICAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, MELHORIA, SEGURANÇA PUBLICA, COMENTARIO, OCORRENCIA, SEMINARIO, CAPITAL DE ESTADO, PROMOÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ENCONTRO, LIDERANÇA.
  • APOIO, REIVINDICAÇÃO, COMERCIANTE AMBULANTE, FALTA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PARA (PA).
  • DETALHAMENTO, VISITA, MUNICIPIO, ANANINDEUA (PA), SANTO ANTONIO DO TAUA (PA), CURUÇA (PA), ESTADO DO PARA (PA), ACOMPANHAMENTO, EX GOVERNADOR, ENCONTRO, AUTORIDADE MUNICIPAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, Senador Geovani Borges, Senador Magno Malta, quero que as minhas primeiras palavras sejam de alegria e de satisfação de ter, no final da semana que passou, revisto vários amigos, como relatarei no pronunciamento de agora, em vários Municípios do meu Estado. Quero mandar a todos - e não só a eles -, a toda a população do meu Estado, que nos assiste pela TV Senado e que nos ouve pela Rádio Senado, um grande abraço. Tenham a certeza de que trabalhamos aqui para melhorar as condições de vida dos paraenses, bem como para levar ao nosso Estado - o que, lamentavelmente, não ocorre hoje - desenvolvimento econômico e social.

            Faço hoje, como tenho feito nas últimas semanas, um breve relato da viagem que fiz pelo interior do meu querido Estado do Pará. Conforme poderei contar aqui desta tribuna, com muito pesar, Senador Geovani, o caos, a insegurança e a falta de perspectiva são comuns nas mais diferentes regiões do meu Estado.

            Desta tribuna, durante o meu mandato, busco dar voz a essas pessoas. Tenho ido não apenas à sede dos Municípios, mas principalmente às vilas, às comunidades. Por mais distante, por mais difícil que seja o acesso, são localidades onde moram paraenses. Estes merecem e devem ser respeitados. Respeito, aliás, que a Governadora Ana Júlia, do meu Estado, não tem nem por quem é da capital, menos ainda por aqueles que estão lá nas comunidades, nas vilas, onde a estrada acaba e o rio começa.

            Na quinta-feira, dia 11, estive, junto com o ex-Governador Simão Jatene, em Belém, onde reunimos um grupo de quase 500 pessoas entre lideranças de trabalhadores, de empresários e dos diversos bairros da capital. Estava também nesse encontro o Presidente do Instituto Teotônio Vilela regional do Pará, Deputado Italo Mácola, e o ex-Deputado Federal e Secretário-Geral do PSDB, Deputado Nicias Ribeiro.

            Esse encontro em Belém foi o primeiro de uma série de seminários que vamos promover, reunindo os amigos de Belém em volta do projeto “O Pará que queremos”, que é o seminário que o Instituto Teotônio Vilela, do nosso PSDB, está promovendo por todo o Estado.

            Estive ainda, na quinta-feira, na posse do amigo Sullivan Santa Brígida, que assumia a presidência da Federação Interestadual dos Trabalhadores Metalúrgicos e Magnéticos da Região Norte. Também encontrei por lá, com quem pude conversar, o amigo Ivo Borges de Freitas, Presidente da Força Sindical do Pará, e o Deputado Arnaldo Jordy, Presidente do PPS do Pará.

            Já fiz aqui, Senador Mão Santa, pela ordem, um voto de congratulações à nova diretoria do Fitimn, ao seu Presidente, o amigo Sullivan, e a todos os diretores.

            Na sexta-feira, pela manhã, reunimo-nos com associações dos ambulantes, dos guardadores de carros, dos lavadores de carros, de comunidades de bairros, no centro comercial de Belém. Quero agradecer a todos que lá estiveram e dizer que estou buscando formas de atenuar as diversas situações que lá me foram expostas e que, lamentavelmente, não têm eco junto ao Governo instalado em nosso Estado.

            Agradeço a todos em nome do Presidente da Associação, o amigo Rai Moraes.

            Já no sábado, logo pela manhã, bem cedo, fomos até Ananindeua, segundo Município do nosso Estado em população, para, juntamente com o ex-Governador Simão Jatene, conversarmos, reunirmo-nos com sindicatos e representantes de trabalhadores ligados à construção pesada e à construção civil do Estado do Pará.

            Queria agradecer ao amigo Aguinaldo, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil no Estado do Pará, ao Osvaldo, ao Andrey, ao Jaci, ao Iran, entre tantas outras lideranças dos trabalhadores que estiveram conosco naquela manhã, pela forma cordial como fomos recebidos e pelas informações que nos passaram, a mim e ao ex-Governador Simão Jatene, para que pudéssemos construir um programa a ser apresentado na ocasião do processo eleitoral, como compromisso do nosso candidato do PSDB para com o povo do Pará. Compromisso que será por escrito, como o fez o ex-Governador Simão Jatene, no seu primeiro mandato de 2002 a 2006, que apresentou uma agenda mínima. Ao final do seu primeiro mandato, prestou contas ao povo daquilo que tinha dito, nos palanques, que faria e, ao término do seu mandato, mostrou que fez mais do que tinha prometido.

            Assim se comportam os políticos que têm compromisso com o povo, não aqueles promesseiros que, durante a campanha eleitoral, prometem o céu e o imaginável, enganando a população, como foi feito em 2006 no meu Estado do Pará.

            Os paraenses, Senador Geovani, V. Exª que é de um Estado vizinho ao nosso, tão querido como o Amapá, pedem socorro. E esse pedido vem cada vez mais forte. O grito de socorro dos paraenses não está no vazio. São tantos apelos que, juntos, eles formam um novo momento no meu querido Estado do Pará, o momento do ressurgimento da esperança. Esperança não só por dias melhores. Mais do que isso, é esperança por educação, por saúde de verdade, por infra-estrutura de qualidade, por segurança. A esperança é, sobretudo, por recuperarmos a nossa autoestima. O orgulho de sermos paraenses que infelizmente está em baixa.

            Ao andar pelo meu Pará, junto com a caravana do Instituto Teotônio Vilela, podemos perceber nos olhares dos paraenses que esse orgulho renasce com a esperança. Tenho dito no interior: não há noite, por mais escura que seja, que dure eternamente. Por isso mesmo, a convicção dos paraenses de que vamos tirar o Pará do vermelho ganha força a cada dia.

            Ganhou, portanto, ainda mais força também no Município de Santo Antônio do Tauá, onde estivemos com o nosso ex-Governador Simão Jatene, com o Senador Mário Couto, com os Deputados Federais Wandenkolk e Zenaldo Coutinho, com o nosso Líder na Assembleia Legislativa, Deputado Estadual José Megale, e o Secretário Geral do PSDB, o ex-Deputado Nicias Ribeiro.

            Fomos recebidos pelo ex-Prefeito Celso Cruz, sua esposa Telma, o ex-Prefeito Di Gomes, de Salinópolis, a Marlene, da Vigia, o Luis Solon de Benevides, e o Alderico, de Santa Izabel.

            Também estiveram conosco os Vereadores Natan, do PTB, Nonato, do PR, Josafá, do PTdoB, Vereadores de diferentes Partidos que mostram que o nosso projeto - O Pará que Queremos - está acima dos interesses partidários, é suprapartidário.

            Tivemos a satisfação ainda de ter ao nosso lado novamente o Deputado Arnaldo Jordy, Presidente do PPS, o Vereador Augusto Pantoja, Vereador pela Câmara de Belém, do PPS; e outras tantas lideranças, como a do amigo, Gilberto Pessoa, do PR; o Cadinho, do PV; Valderico, todos de Santa Izabel, Município muito próximo de Tauá. Os três foram adversários nas últimas eleições municipais, mas, diante do desmando que está instalado em nosso Pará com o atual desgoverno, eles se juntaram, mesmo opositores no seu Município, juntaram-se para ajudar a construir o Pará que Queremos e a tirar o Pará do vermelho.

            Quero registrar a minha satisfação por, já no sábado, à noite, termos reunidos quase mil pessoas no ginásio da cidade de Santo Antonio do Tauá. Isso mostra que a esperança cresce a cada minuto no Pará.

            No domingo, fomos rapidamente até a Vila Maú, distrito de Marapanim. Estive lá com o Senador Mário Couto e sua filha Cilene para dar um abraço no Prefeito Ribamar, que comemorava idade nova e fomos recebidos com um café da manha oferecido pelo amigo Cézar Barroso, juntamente com os moradores da comunidade de Vila Maú. E fui lá para dar parabéns, pois...

(Interrupção do som.)

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Para concluir, ainda temos o Senador Geovani Borges.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - E fui lá dar parabéns, pois, mais que um ser humano digno, o Prefeito Ribamar está dando exemplo: sem receber um único centavo da Governadora Ana Julia, vem conseguindo realizar obras e serviços para a população. Mesmo perseguido, vem realizando muito.

            Foi assim em Curuçá, para onde seguimos após a visita em Vila Maú. Estivemos com o ex-Prefeito Neves, sua esposa Nadegi e os ex-Prefeitos Raimundo Luiz, de Marapanim, Orleandro, de São João da Ponta, e Bigode, também de Curuçá.

            Também estiveram conosco o Prefeito Aroldo e os Vereadores Careca e Aluísio, esse último Presidente da Câmara Municipal de Terra Alta, o vice-Prefeito de São João da Ponta, Vanderley, do PDT, e o amigo Orlando Lobato, Presidente da Federação dos Pescadores do Pará.

            Nossa comitiva contou ainda nesse dia, além dos que já mencionei, com o amigo Deputado Federal Nilson Pinto, a Cilene Couto, filha do nosso companheiro Senador Mário Couto. Encerramos nossa programação por volta das 21 horas. Fomos, aliás, Senador Mão Santa, interrompidos. No momento do seminário do Instituto Teotônio Vilela, a energia acabou.

            Ainda assim as pessoas permaneceram sentadas e fizeram silêncio, não mais na sede do Municípios de Curuçá, mas sim na comunidade na Vila Murajá, lá no interior de Curuçá.

            Então, pudemos - imaginem, paraenses, a cena! - finalizar o debate e as mensagens iluminados pelos faróis de um carro - como já disse - na Vila do Marujá, onde diariamente falta energia. Isso acontece em um Estado que é grande exportador de energia para o Brasil. E lá estavam o amigo Jaime Favacho; o Josias; o Valdão; os vereadores Evandro, do DEM;, Reginaldo, de Castanhal; Anderson Dias, de Marapanim; e Dilson da Mota, do PMDB, de Igarapé-Açú.

            Sem dúvida, esse momento me deu a certeza de que estamos fazendo uma campanha cívica pelo Pará. Unindo todos e resgatando o orgulho de ser paraense e a certeza de que a cidadania e a política devem ser exercidas desta forma: ouvindo todos, apesar das dificuldades, sejam elas quais forem.

            E assim temos seguido, ouvindo a população, sabendo das dificuldades, das reivindicações.

            Estamos, como disse, visitando o interior do Município. Estamos indo lá, onde podemos conhecer a fundo as necessidades da população. Como Parlamentar, felizmente, é um trabalho continuado que tenho feito.

            Encerro, Sr. Presidente Mão Santa, deixando uma constatação: é estimulante ver que a cada Município, vila, comunidade ou distrito visitado a esperança e o orgulho de ser paraense começa a renascer. É por isso que a certeza de que muito em breve vamos todos juntos tirar o Pará do vermelho cresce a cada momento.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/17/241:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2010 - Página 7806