Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Justificação pela apresentação de diversos requerimentos. Solicitação para constar dos Anais fotografia aérea postada no twitter, do famoso encontro das águas, a junção dos Rios Negro e Solimões, no Amazonas.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Justificação pela apresentação de diversos requerimentos. Solicitação para constar dos Anais fotografia aérea postada no twitter, do famoso encontro das águas, a junção dos Rios Negro e Solimões, no Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2010 - Página 8282
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PROFESSOR, ESPORTE, LUTA, VITIMA, ACIDENTE DE TRANSITO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PAUINI (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), IMPORTANCIA, CIDADE, HISTORIA, REGIÃO AMAZONICA.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ASSISTENTE SOCIAL, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • SOLICITAÇÃO, ANEXAÇÃO, ANAIS DO SENADO, FOTOGRAFIA, REGIÃO AMAZONICA, ENCONTRO, RIO NEGRO, RIO SOLIMÕES, AUTORIA, ASTRONAUTA, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado. Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu tenho aqui alguns requerimentos que passo a resumir para V. Exª:

            O primeiro é um voto de pronto restabelecimento ao treinador de Muay Thai Luiz Alves, hospitalizado após sofrer um AVC - Acidente Vascular Cerebral -, posterior a um acidente que sofreu no trânsito. Ele é uma figura absolutamente conhecida e respeitada nesse meio das mixed martial arts, ele é uma verdadeira forja de campeões, além de ser figura estimada e querida nesse meio do esporte marcial.

            Também, Sr. Presidente, requeiro voto de aplauso aos habitantes do Município de Pauini, pelo transcurso do seu 55º aniversário de criação em 18 de março de 2010. Peço que este voto seja levado ao conhecimento da Prefeita Maria Barroso da Costa, por seu intermédio, ao vice-Prefeito, ao Presidente da Câmara Municipal, aos Vereadores, às autoridades locais e, obviamente, principalmente, à população do Município.

            Criado em 1955, na microrregião de Boca do Acre, no sul do Amazonas, Pauini é um dos Municípios mais importantes do meu Estado. Hoje, conta com população de 18 mil habitantes.

            Datam do século XIX as primeiras explorações ao longo do rio Purus, numa época em que João da Cunha Corrêa (João Cametá) viajou durante muitos dias acima dessa boca do rio. Em 1952, chega ao local uma expedição criada pelo primeiro Presidente da então Província do Amazonas. Por anos, Pauini pertenceu a Lábrea, Município do qual se desmembrou posteriormente.

            O Voto de Aplauso que requeiro é homenagem do Senado da República à população de Pauini.

            Ainda, Sr. Presidente, requeiro voto de aplauso a José Souza do Nascimento, meu querido Zeca Nascimento, como é conhecido em Manaus, ao ensejo do transcurso, no dia 15 de março de 2010, dos seus 50 anos de idade, mas, sobretudo, pelo seu trabalho social desenvolvido no Amazonas em favor das populações locais, incluindo a titulação para posse de áreas de terras na Comunidade de Santa Edwiges.

            Um voto de aplauso homenageia feitos e realizações, datas natalícias, conquistas sociais, esportivas, técnicas ou artísticas. Nesta oportunidade, porém, não apenas saúdo o transcurso dos 55 anos de vida de um grande amigo. Trago à consideração do Senado da República uma faceta de extraordinário sentido social de um cidadão amazonense, lá conhecido simplesmente por Zeca Nascimento.

            Seu dia a dia é dedicado, com denodo e forte apreço, a um trabalho de desprendimento em favor das populações mais pobres, especialmente as radicadas na Comunidade de Santa Edwiges. Ali, ele se revela incansável no encaminhamento legal para a titulação de posse das famílias moradoras numa área de mais de seis mil metros quadrados na imediações da Av. Constelação, Bairro do Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

            Religioso, com devoção especial a Santa Edwiges, o trabalho de Zeca é notável. E ele o desempenha como inventariante de seu pai e na condição de detentor de alvarás judiciais que o autorizam ao encaminhamento dessa titulação de terras.

            Na data de seu aniversário, evocou, em matéria jornalística, a saudade dos pais, José Sobreira do Nascimento e Dª Lacy Souza do Nascimento, ambos já falecidos, e o fez em louvor à Santa de sua devoção, presente no Centro Comunitário e na Igreja de Santa Edwiges.

            O voto que requeiro ao Senado da República assume, assim, o reconhecimento desta Casa a um cidadão cuja trajetória de vida é dedicada ao bem, sempre, para ele, como manifestação do seu aconchego e da vontade de ajudar o próximo.

            Ainda, Sr. Presidente, eu gostaria de transmitir à Casa uma bela surpresa que tive hoje de manhã. Eu aderi, de corpo e alma, ao twitter, que é um moderno meio de relacionamento da web e venho descobrindo maravilhas que o mundo nos oferece a todo instante na Internet. Esta manhã, a satisfação foi ainda maior, ao me deparar com uma extraordinária fotografia aérea postada no twitter pelo astronauta japonês Soichi Noguchi, que, no momento, participa de missão especial na Estação Internacional ISS. Lá do alto, o astronauta fez uma tomada fotográfica do famosos encontro das águas, que é a junção do rio Negro com o rio Solimões nas proximidades de Manaus, capital do meu Estado.

            Sei que é quase impossível aos que acompanham os trabalhos desta sessão do Senado a visualização desta fantástica configuração em águas do Estado do Amazonas.

            De qualquer forma, estou anexando a foto de Noguchi, para que, integrando este pronunciamento, passe a constar dos Anais do Senado da República, Sr. Presidente.

            Aliás, devo agradecer a V. Exª, que é um querido amigo. É bom que todos percebam a dimensão humana de V. Exª, que, ao tomar conhecimento de que eu me aproximava do plenário - fui parado por uma jornalista para conceder uma entrevista -, alongou a sua leitura precisamente para dar tempo a este seu colega para aqui chegar. Eu, que sou muito observador desse dever da gratidão, devo registrar isto porque a generosidade é um traço que marca a sua atitude permanentemente em relação aos seus colegas e, muito especialmente, em relação a este seu colega e amigo do Estado do Amazonas. Portanto, devo deixar bem claro que aquela leitura anterior visava, no fundo, no fundo, a esperar que eu aqui chegasse. Quero agradecer isso.

            Era o que eu tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

Fotagrafia aérea da junção dos Rios Negro e Solimões, no Amazonas.


Modelo1 1/18/251:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2010 - Página 8282