Discurso durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal, em virtude de o Sr. Presidente dos trabalhos Senador Mão Santa, haver equiparado o desempenho da Governadora do Pará ao do Governador do Piauí, considerado, este último, por S.Exa., como incomparavelmente pior. Transcrição de matéria publicada no site 180 graus, intitulada "Falta de pagamento: `TV Antares' poderá ser desligada."

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Explicação pessoal, em virtude de o Sr. Presidente dos trabalhos Senador Mão Santa, haver equiparado o desempenho da Governadora do Pará ao do Governador do Piauí, considerado, este último, por S.Exa., como incomparavelmente pior. Transcrição de matéria publicada no site 180 graus, intitulada "Falta de pagamento: `TV Antares' poderá ser desligada."
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2010 - Página 7990
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), DESCUMPRIMENTO, PROMESSA, CONSTRUÇÃO, OBRAS, PORTO, AEROPORTO, BARRAGEM.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, DENUNCIA, DESLIGAMENTO, TELEVISÃO EDUCATIVA, ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, INADIMPLENCIA, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, RESPONSABILIDADE, TRANSMISSÃO.
  • CRITICA, PARALISAÇÃO, OBRAS, CENTRO CULTURAL, ESTADO DO PIAUI (PI), COMENTARIO, OCORRENCIA, CORRUPÇÃO, REGISTRO, INVESTIGAÇÃO, POLICIA FEDERAL, RECEBIMENTO, DENUNCIA, DEPOIMENTO, CIDADÃO, VINCULAÇÃO, PROCESSO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Senador Mário Couto, estamos aqui disputando quem é o pior Governador. Eu acompanho, a distância, pela imprensa, o que ocorre no Pará, mas duvido que se compare ao que vem ocorrendo no Piauí.

            O Estado inadimplente, literalmente quebrado, o Governador prometendo obras que jamais poderá fazer. Aliás, ele está a dias de uma decisão e promete obras para o ano 2020, do ano 2014. O homem mais otimista, Senador João Durval, que eu já vi em toda a minha vida.

            Daí por que seria uma omissão minha não protestar em nome do Piauí, Senador Mário Couto, porque o título de pior é nosso e o Piauí não abre. Promete o porto que não existe, aeroportos que são ficção, barragens que estão apenas na imaginação criadora de S. Exª. E a prioridade no Piauí é aluguel de carro, o famoso leasing de carro de luxo, esses carros a diesel, de origem asiática.

            Mas V. Exª me fez essa provocação no momento em que eu acabava de ler uma matéria, Senador Mão Santa, que precisa que o Brasil tome conhecimento: “Falta de pagamento: ‘TV Antares’ poderá ser desligada.” A TV Antares é a tevê educativa do Piauí, criada por Alberto Silva. Não foi ele, Mão Santa, o criador da TV Antares?

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Foi Hugo Napoleão. Eu a levei para Parnaíba e Picos.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Criada por Hugo Napoleão e depois ampliada. Os governadores foram ampliando e hoje está aqui:

A Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí (TV Antares) está inadimplente desde outubro do ano passado (cinco meses) com a empresa SATMAIS TELECOM, fornecedora do Up-Link, um serviço de telecomunicações que leva o sinal da TV para todo o Estado.

Com o atraso a empresa está ameaçando cortar o sinal do satélite e pode desligar a qualquer momento a transmissão que é feita para Teresina e todo o interior. Os telespectadores que tentarem assistir à programação do Canal 2 (TV Aberta no Piauí) perceberão a emissora fora do ar.

A informação foi confirmada pelo próprio dono da SATMAIS TELECOM, Francisco Reyes Garcia. A empresa é carioca, mas atua com satélites...

            Quero pedir que se transcreva a matéria na totalidade.

            E não é só isso, não. O Centro de Convenções do Piauí, inaugurado por Dirceu Arcoverde, foi derrubado pelo Governador em nome de uma reforma e está lá parado. Os servidores abandonaram a obra porque não recebiam salário. No interior do Piauí, o que vemos é isto: obras iniciadas, obras paralisadas. A denúncia de corrupção, Senador Tasso Jereissati, é lugar comum, os preços, as concorrências. Temos lá um caso da Egepi, que está na mão da Polícia Federal, e há um silêncio muito grande sobre isso, denúncia de corrupção, com depoimento de pessoas que participaram do processo, de pessoas envolvidas que foram à polícia e fizeram a denúncia.

            Senador Mário Couto, desculpe-me, nem com tucupi no tacacá a sua Governadora consegue ser pior do que o meu.

            Muito obrigado.

 

******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR HERÁCLITO FORTES EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno)

******************************************************************************

Matéria referida:

“Falta de pagamento: ‘TV Antares’ poderá ser desligada”. (180graus)


Modelo1 3/29/244:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2010 - Página 7990