Discurso durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Felicitações ao Portal do jornalista Clélio Toledo. Registro da realização do sexto Salão do Livro de Tocantins, cujo tema deste ano é "A leitura acelera a educação", quando serão homenageados os escritores Carlos Drummond e Odir Rocha.

Autor
Sadi Cassol (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Sadi Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA CULTURAL.:
  • Felicitações ao Portal do jornalista Clélio Toledo. Registro da realização do sexto Salão do Livro de Tocantins, cujo tema deste ano é "A leitura acelera a educação", quando serão homenageados os escritores Carlos Drummond e Odir Rocha.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2010 - Página 8053
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, JORNALISTA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), DIVULGAÇÃO, NOTICIARIO, INTERNET.
  • IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, FEIRA DO LIVRO, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), INICIATIVA, GOVERNO ESTADUAL, INCENTIVO, LEITURA, PROMOÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA, FORMAÇÃO, JUVENTUDE.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, LEOMAR QUINTANILHA, SECRETARIO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Estimado Presidente, demais Srªs e Srs. Senadores, quero fazer dois registros nesta noite, dois grandes acontecimentos no nosso Estado de Tocantins. Primeiro, queria parabenizar o Portal Cleber Toledo. É um fenômeno na Região Norte o que esse Portal vem fazendo.

            Para terem uma idéia - eu gostaria, depois, de deixar registrado esses dados -, no ano de 2009, teve 15.381.005 acessos. É uma loucura o número de acesso ao Portal Cleber Toledo, pela credibilidade, pelo jornalista que ele é. A sociedade tocantinense, da Região Norte, acessa esse Portal para ficar informada, de minuto em minuto, sobre aquilo que acontece no Tocantins.

            No ano de 2010 até este momento, já foram registrados 3.367.013 acessos.

            É um orgulho para nós termos a nossa imprensa, como tantas outras, com credibilidade. A população realmente participa do dia a dia por meio dessas informações.

            Outro evento muito importante na nossa Capital, Palmas, no Estado de Tocantins, é o Salão do Livro, que nosso colega Leomar Quintanilha, atual Secretário de Educação, vai promover a partir do dia 19, sexta-feira. Faço questão de registrar alguns números aqui. O que vai acontecer no Salão do Livro é de extrema importância e grandeza.

            No próximo dia 19, sexta-feira, Palmas vivenciará um acontecimento de maior importância: terá início o VI Salão do Livro do Tocantins.

            O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, comandada pelo Senador licenciado Leomar Quintanilha, em parceria com a Secretaria de Educação de Palmas, apresenta a maior e a mais completa edição do Salão do Livro, que ocorrerá de 19 a 28 de março. Seu tema é “A leitura acelera a educação”. Serão homenageados os escritores Carlos Drummond de Andrade e Odir Rocha.

            Mais de 500 editoras - Sr. Presidente, veja a grandeza desse Salão do Livro! - estarão confortavelmente instaladas em 573 stands, dos quais 458 pertencem a editoras brasileiras, numa estrutura de mais de 10.000 m2 montada na Praça dos Girassóis, apresentando mais de 80 mil títulos. Este VI Salão do Livro deve superar os recordes de público, de eventos e de comercialização de livros, gerando milhares de postos de trabalho diretos e indiretos. Esperamos que mais de 300 mil pessoas passem pelo Salão do Livro.

            O auditório principal terá mil lugares. Os visitantes contarão com uma sala exclusiva para leitura. Estamos realizando no Tocantins, portanto, um dos grandes eventos literários do País, dando uma oportunidade de diversão, informação e cultura às famílias tocantinenses e aos visitantes.

            O visitante contará com acessibilidade e visibilidade dos espaços. Os temas que vão decorar o Café Literário, o Espaço Infantil e o Espaço Jovem foram projetados para ilustrar comportamentos que elevem a qualidade de vida e incentivem a educação. O Espaço Infantil, voltado para crianças com até 10 anos, terá o Circo Ecológico, com grandes palhaços, cada um com mais de dois metros de altura, malabaristas, trapezistas, muita luz que transmitirá muita emoção ao cenário. Haverá apresentação de teatro e de atrações como o espetáculo das Marionetes do Guarujá e o Cocoricó.

            No Espaço Jovem, os adolescentes que já convivem com as atividades esportivas dentro das escolas, também vão encontrar essa realidade no Salão. O objetivo é mostrar aos jovens que o esporte é capaz de integrar, desenvolver individualidades, além de formar cidadãos. Oscar Schmidt e Tadeu Schmidt são presenças confirmadas. O Espaço Jovem também terá apresentações musicais e artísticas, além de palestras. Estão confirmadas as participações do professor Sérgio Nogueira, do Soletrando, Laura Miller, do Programa da Rede Globo Altas Horas, e do escritor Daniel Munduruku, do grupo Ciência em Show.

            A Gincana Literária vai reunir jovens de escolas publicas de todo o Tocantins, promovendo o intercâmbio, fomentando a cultura, a recreação e o lazer.

            No Café Literário ocorrerá o lançamento de mais de 100 obras literárias e serão realizadas palestras, shows musicais e exibidos documentários. Além do lançamento de publicações de estudantes, professores, da Associação Tocantinense de Letras e outros autores, participação do espaço Elisa Lucinda, Leda Nagle e Paulo César Saraceni, diretor do filme “O Gerente”, inspirado em um conto de Carlos Drummond de Andrade. A filósofa e psicanalista Viviane Mosé, que apresentou o quadro Ser ou não Ser, do Fantástico, onde explicava assuntos espinhosos da Filosofia, trará sua vivência para o público do Salão. Os autores tocantinenses são divulgados e homenageados nessa grande festa cultural. Os cantores e compositores Fagner, Almir Sater e Dominguinhos do Acordeom estarão no Tocantins e também participarão do Salão.

            Todas as escolas poderão participar deste que é o maior evento literário da Região Norte do País. A previsão é a de que pelo menos 15 mil estudantes visitem o Salão. Para garantir a presença de tocantinenses de todas as regiões, e o Tocantins tem quase 278 mil quilômetros quadrados de área, foram organizadas caravanas pelas escolas estaduais, municipais e particulares. Também podem participar escolas de outros Estados. O Instituto Batista, de Carolina, no Maranhão, por exemplo, já confirmou a visita de um grupo de 50 jovens, nos dias 20 e 21.

            O Secretário Leomar Quintanilha está proporcionando a toda a população tocantinense mais um grande momento de disseminação de conhecimento e cultura. O Salão do Livro é um investimento na educação e na formação dos nossos jovens e da nossa população. O escritor Monteiro Lobato dizia que “um país se faz com homens e livros e que os livros não mudam o mundo, mas mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo”. Em todas as edições, o Salão do Livro homenageou escritores de relevância para a história da literatura regional e nacional. Desta vez, o Secretário de Educação e Cultura, Leomar Quintanilha, escolheu o tocantinense de coração, médico, ex-Prefeito de Palmas e poeta Odir Rocha, por seu trabalho de disseminar a cultura da leitura em nosso Estado - é uma justa homenagem.

            O outro homenageado do Salão, o poeta Carlos Drummond de Andrade, dizia que o livro “vai clareando o mundo em toda parte”. Este é o sentimento que temos quando saudamos este grande, marcante evento que está para realizar-se no Tocantins. O público vai conferir grandes peças teatrais, shows musicais, espetáculos infantis, e muita cultura e literatura. Certamente, os tocantinenses se sentirão pessoas ainda melhores após o VI Salão do Livro.

            Aproveito este momento para convidar todas as Srªs Senadoras e os Srs. Senadores para visitarem o nosso Salão do Livro, de 19 a 28 de março. Será uma honra para os tocantinenses recebê-los.

            Para encerrar, quero parabenizar o nosso colega, meu titular, Senador Leomar Quintanilha, que vem fazendo um grande trabalho na educação do Estado do Tocantins onde está sendo uma referência. Parabenizo também o nosso Governador Carlos Henrique Gaguim por este grande evento, o VI Salão do Livro de Tocantins. Acho que isso, cada vez mais, vem para engrandecer a nossa gente, para dar oportunidade aos nossos jovens. O Salão do Livro, como já disse, está em sua sexta edição. Outros governos começaram com sucesso. Agora, foi aperfeiçoado e engrandecido. Desta vez serão 10 mil metros de área construída para abrigar 500 estandes de editoras de todo o País. É algo que dá para comparar com grandes eventos como a Feira do Livro de São Paulo, do Rio, de Belo Horizonte, enfim das grandes capitais.

            Quero parabenizar o nosso Governo, o nosso Secretário e falar do orgulho que temos de ver esses grandes eventos para o nosso Estado, para a nossa população.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Modelo1 3/29/248:42



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2010 - Página 8053