Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Não apoia a suspensão das atividades da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e questiona a análise do PSDB sobre a política externa brasileira não se manifestando, por exemplo, sobre a Unasul.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Não apoia a suspensão das atividades da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e questiona a análise do PSDB sobre a política externa brasileira não se manifestando, por exemplo, sobre a Unasul.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2010 - Página 7578
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • QUALIDADE, PARTICIPANTE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, PROTESTO, SUSPENSÃO, ATIVIDADE, APRESENTAÇÃO, DIVERGENCIA, ANALISE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), REFERENCIA, CONDUTA, BRASIL, COBRANÇA, ORADOR, POSIÇÃO, BANCADA, CRIAÇÃO, ORGANISMO INTERNACIONAL, AMERICA DO SUL, ATUAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, GRÃ-BRETANHA, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, ILHAS FALKLAND, RELACIONAMENTO, GOVERNO BRASILEIRO, GOVERNO ESTRANGEIRO, FRANÇA.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Para contraditar.

            Uma coisa é - e eu respeito - a análise do PSDB ali naquela tribuna. Aí, quando vem para o plenário, eu quero contraditar por conta de uma posição, porque sou membro da Comissão de Relações Exteriores. Nós suspendermos a atividade normal da Comissão de arguir embaixadores?!

            O Senado não pode deixar de trabalhar, e a sua Comissão não pode deixar de trabalhar por conta da análise do PSDB, à qual eu tenho críticas. Eu não ouvi uma análise do PSDB agora sobre, por exemplo, a Unasul. O Líder Arthur Virgílio falou, mas foi pontual. Qual é a análise do PSDB sobre a Unasul?

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP.) - Eu pediria a V. Exª para nós encerrarmos esse debate.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Qual é a análise do PSDB sobre a postura da Inglaterra de invadir, de fazer exploração do petróleo aqui na Argentina? Nós precisamos ter mais profundidade nessa análise.

            Eu tenho divergências, mas respeitei e não fiz aparte.

            E a relação do Brasil com a França? Nós não temos uma relação consistente com a França, com a União Europeia?

            Então, eu acho que faltou consistência nessa análise. Respeito, mas nós não podemos é deixar de trabalhar, por conta da análise do PSDB na Comissão de Relações Exteriores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2010 - Página 7578