Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca do descaso com que vem sendo tratado o Estado do Piauí pelos governos estadual e federal. (como Líder)

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. ELEIÇÕES.:
  • Considerações acerca do descaso com que vem sendo tratado o Estado do Piauí pelos governos estadual e federal. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2010 - Página 8960
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. ELEIÇÕES.
Indexação
  • PROTESTO, DESCUMPRIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMPROMISSO, VISITA, INAUGURAÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), IGUALDADE, CANCELAMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), DECISÃO, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO (TRT), BLOQUEIO, CONTA BANCARIA, GOVERNO ESTADUAL, PREVISÃO, DESEQUILIBRIO, GRAVIDADE, DESCUMPRIMENTO, SECRETARIA DE ESTADO, SAUDE, DETERMINAÇÃO, JUSTIÇA.
  • ANUNCIO, ENCONTRO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), SUGESTÃO, ORADOR, DESISTENCIA, CANDIDATURA, SENADO, SOLICITAÇÃO, LIBERAÇÃO, RECURSOS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, pela oitava vez, o Presidente Lula fura um acordo, um compromisso assumido com o Governador do Piauí de estar naquele Estado.

            Já viraram uma brincadeira, uma troça, uma piada esses anúncios da presença do Presidente da República no Piauí. É evidente que ele preferiu ir ao Tocantins, na companhia do Presidente Sarney e de outros mais, a ir ao Estado do Piauí.

            Marcou-se para hoje, no meu Estado, a inauguração do Aeroporto Internacional de Parnaíba. É evidente que, na realidade, trata-se de uma obra que vem em boa hora, que é a ampliação da pista do Aeroporto de Parnaíba e a melhoria de sua iluminação noturna.

         Para essa inauguração estarão presentes o Presidente da Infraero e o Ministro da Pesca, que vai a outras solenidades no Estado. O Ministro da Defesa, anunciado pelo Governador Wellington Dias, também não vai ao Piauí, o que mostra que o prestígio de S. Exª está em verdadeira despencada, em verdadeiro declínio. E não pode ser diferente, Senador Mão Santa.

            Hoje o Diário do Povo traz uma matéria dizendo o seguinte: “Tribunais sequestram R$5 milhões do Governo do Estado.” Conta que o Tribunal de Justiça do Piauí e o Tribunal Regional do Trabalho expediram mandado de sequestro de mais de R$5 milhões nas contas bancárias do Estado.

            O momento equivale ao valor do sequestro apenas no mês de março e aí diz o secretário: “Isso nos preocupa, porque, além de o TJ e o TRT estarem desrespeitando a Constituição, essa atitude ainda pode causar desequilíbrio nas contas do Estado, que já enfrenta problemas com a queda do FP”.

            Imagine, Senador Arthur Virgílio, o Secretário da Fazenda dizer que o Tribunal de Justiça do Piauí comete um ato inconstitucional.

            Mas tem mais, Senador Mão Santa: “Contas da Secretaria podem ser bloqueadas.”

A Secretaria Estadual de Saúde está descumprindo determinações da Justiça em benefício de pessoas carentes e pode ter suas contas bloqueadas. A afirmação é da Promotora Drª Leila Diniz, que participou da audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira na Câmara Municipal de Teresina.

         Este é o quadro, Srªs e Srs. Senadores, por que passa o nosso Estado. É lamentável, mas é uma verdade. Nós estamos tendo, Senador Mão Santa, as contas bloqueadas para pagamento de débito do Estado, quer com servidores, quer com questões trabalhistas, quer com empreiteiros. O Estado está tendo as suas contas bloqueadas e isso, evidentemente, vai trazer problemas para o pagamento dos servidores na próxima folha. Não há nenhuma dúvida.

         Eu quero fazer este registro, lamentando o descaso com que vem sendo tratado o Estado do Piauí.

            Mas os jornais, agora, começam a noticiar que o Presidente Lula vai chamar o Governador ao seu gabinete amanhã, possivelmente, para convencê-lo a mudar de ideia e ser candidato ao Senado.

            Eu quero fazer um apelo ao Presidente Lula: que aproveite essa visita e libere recursos para o Estado do Piauí, libere recursos, porque não é possível essa maneira como vem sendo tratado o nosso Estado.

            E já que o Presidente quer que o seu Governador, o seu menino, o seu garoto reflita sobre a sua decisão e seja candidato, que, pelo menos, abra os cofres para que o Piauí saia da infeliz situação de miséria em que se encontra.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/26/243:07



Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2010 - Página 8960