Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9057
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PRESIDENTE, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), DIVERSIDADE, CONGRESSISTA, REPRESENTANTE, GRUPO ECONOMICO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, FUNDADOR, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE, CAPITAL DE ESTADO, JORNAL, DIARIO DO NORDESTE, RADIO, TELEVISÃO, PROGRAMAÇÃO, VALORIZAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, IMPORTANCIA, ABRANGENCIA, TERRITORIO NACIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente José Sarney; Srªs Senadoras; Srs. Senadores; Presidente do Superior Tribunal de Justiça, César Asfor Rocha; Presidente Ubiratan Aguiar, do Tribunal de Contas da União; Representantes do Sistema Verdes Mares, aqui saúdo o Dr. Edilmar Norões e o Dr. Wilson Ibiapina, Diretores dessa importante organização de comunicação do Estado do Ceará. Gostaria de saudar os Srs. Deputados Federais na figura do decano dos Deputados Federais e dos políticos do Estado do Ceará, figura simbólica da nossa política, o Senador, Deputado Mauro Benevides. Todos os Deputados Federais aqui presentes, representantes da TV Globo, Associados da TV Verdes Mares aqui presentes, Dr. Evandro, minhas senhoras e meus senhores, eu gostaria de dizer que esta iniciativa tem como objetivo homenagear um sistema de comunicação que ora completa 40 anos e que foi fundada por... É difícil para mim, V. Exª sabe, Presidente, os dois Presidentes sabem, dizer isto. Posso parecer suspeito, por causa da ligação de parentesco que tenho com os fundadores dessa organização, mas ela foi fundada, sem dúvida nenhuma, por um dos homens mais notáveis que o Ceará conheceu no século passado: Edson Queiroz, dono de um espírito de iniciativa fantástico, de uma criatividade e percepção única.

            Dotou o Ceará, em Fortaleza, de uma série de instituições que hoje fazem parte da vida social, econômica e cultural do Estado. Entre outras, fundou a Universidade de Fortaleza, talvez a única universidade não governamental já criada como universidade, tendo todos os pré-requisitos para a formação de uma universidade, equipada com o que há de mais moderno, mais importante para dar qualidade de ensino à juventude do Estado do Ceará. Àquela época, essa juventude só dispunha basicamente da UFC - Universidade Federal do Ceará, e era muito comum o êxodo dos jovens - o Ministro César deve lembrar disso - para outros Estados, principalmente o Rio de Janeiro e São Paulo, para poderem fazer universidade, já que a Universidade Federal do Ceará não comportava a demanda que existia por ensino superior.

            Criou várias empresas, hoje empresas nacionais que fazem parte do cenário econômico não só do Estado do Ceará mas também do Brasil. Criou também, começando com uma rádio, o seu sistema de comunicação, sendo pioneiro logo no aparecimento da Televisão Verdes Mares, composta pelo binômio à época rádio e televisão, depois se estendendo para a criação de um jornal, o Diário do Nordeste, que é um jornal hoje consagrado como um dos mais importantes veículos do Nordeste brasileiro de difusão da informação e, portanto, da livre imprensa e do livre pensamento no nosso Estado e no Nordeste brasileiro.

            Por isso, essa Organização que completa 40 anos hoje e que já prestou e tem prestado inestimáveis serviços à população cearense e à população brasileira de um modo geral é motivo da nossa homenagem.

            Não podemos falar desta homenagem sem lembrar a figura do seu criador, que, durante toda a sua vida, enfrentou todos os desafios que pôde e não titubeou em nenhum minuto diante dos riscos, diante das dificuldades, diante das aparentes impossibilidades que apareciam, no intuito de formar esse sistema de comunicação, que, depois, se estendeu pelo Brasil inteiro. Já temos rádios de base cearense do Sistema Verdes Mares em outros Estados, como Pernambuco e Rio de Janeiro, e desse Sistema também nasceu talvez a primeira televisão nordestina, com programação nordestina, tipicamente nordestina, que chegou a ter até uma audiência nacional, passando programação com os nossos costumes, com os nossos artistas, com os nossos hábitos, com as nossas brincadeiras para aqueles nordestinos que viviam no Brasil inteiro e que passaram a ter na TV Diário uma verdadeira referência em relação a sua origem, a sua terra natal.

            Esse sucesso, com certeza, teria dado muito orgulho ao fundador Edson Queiroz, porque o seu sonho, e o Presidente Sarney um dia me confirmou... Quero salientar que o Presidente Sarney foi um dos grandes amigos do Edson Queiroz. Foram parceiros de muitas lutas, companheiros de várias grandes reuniões que se faziam pelo Brasil afora e tinham, naquele momento, uma coisa em comum: a ideia da formação de um órgão de imprensa nordestino e que pudesse dar voz ao Nordeste brasileiro. Ele dizia - o Presidente Sarney, com certeza, vai confirmar isto, porque sei que conversou esse assunto com ele várias vezes - que, enquanto o Nordeste não tivesse uma voz nacional na imprensa, ele ficaria em segundo plano; que o Nordeste nunca teria o seu lugar de direito na Federação nacional, no contexto nacional, enquanto não tivesse uma voz nacional que pudesse realmente repercutir por todo o território nacional.

            De uma maneira ou de outra, ele conseguiu isso. Em determinado momento da sua trajetória, uniu-se à TV Globo, ao saudoso Roberto Marinho, e a sua transmissora TV Verdes Mares virou uma retransmissora da Globo no Estado do Ceará, o que não o impediu de, através da TV Diário, outra emissora de sua criação, de sua organização também, ter essa visão nordestina e colocá-la para todo o Brasil.

            Por isso, eu queria deixar aqui a nossa palavra de homenagem à família representada, ao neto, Dr. Igor, hoje o Presidente do sistema de comunicação. Ele, neto de Edson Queiroz, que está ali com a cara amarrada, é o jovem Presidente do sistema de comunicação e está levando avante essa que não é propriamente uma empresa, mas um ideal que foi legado pelo seu avô não só à segunda, mas também, agora, à terceira geração da sua família. E quero dizer do orgulho que nós, cearenses, temos de uma organização desse porte, dessa qualidade, que tem prestado, sem dúvida nenhuma - são os seus primeiros 40 anos -, e que irá prestar muito mais serviços ainda à nossa terra, à nossa comunidade.

            Essa a palavra que eu queria dizer, transmitindo, portanto, a todos aqueles que fazem o Sistema Verdes Mares, à família aqui representada, em nome do Igor Queiroz Barroso, as nossas congratulações e as nossas sinceras homenagens.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Modelo1 5/5/2412:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9057