Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9058
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, DIVERSIDADE, AUTORIDADE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), DESCRIÇÃO, HISTORIA, ORADOR, GRADUAÇÃO, MEDICINA, REGIÃO, ELOGIO, FUNDADOR, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE, CAPITAL DE ESTADO, IMPORTANCIA, ENSINO SUPERIOR, REGIÃO NORDESTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Caro Presidente José Sarney, Senador Tasso Jereissati, autor do requerimento desta homenagem aos 40 anos da TV Verdes Mares, e Sr. Dr. César Asfor Rocha, Presidente do Superior Tribunal de Justiça, peço permissão para saudar todas as autoridades presentes na obra maior que nasceu do amor de Edson Queiroz e Yolanda Vidal Queiroz: nossa querida cearense Renata Jereissati. (Palmas.)

            Brasileiras e brasileiros presentes no plenário e que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, meu nome é Francisco, não tem nada de Mão Santa. Sou filho de mãe santa, terceira franciscana. Mas quero dizer que temos o Ceará, o Piauí e o Maranhão. Embora ligados aos dois extremos, fico com a Bíblia, que diz que a virtude está no meio: é o Piauí. Falo isto rendendo uma gratidão ao Maranhão, Estado do Presidente Sarney, que simboliza a terra de meu pai e terra do pai de Adalgisa, e ao Ceará, que significa muito para todo mundo. Para mim, é a minha segunda pátria.

            Eu não podia deixar de estar aqui, porque a minha entrada no Ceará foi abençoada.

            Minha mãe, terceira franciscana, botou meu pai num jipe Land Rover - naquele tempo tinha era jipe - para acompanhar Nossa Senhora de Fátima.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP. Fazendo soar a campainha.) - Quero pedir licença para interromper V. Exª para convidar Lenice, filha da Dª Yolanda, que também representa a família, a também participar da mesa dos nossos trabalhos. (Palmas.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Eu queria dizer que aí minha mãe saiu acompanhando e parando em tudo que era igreja de Parnaíba, Sobral e Itapajé para rezar. E acabamos por chegar no descampado que hoje é o bairro de Fátima.

            Então, eu vim acompanhando e aí adentrei. Foi minha primeira ida ao Ceará. Depois, fui interno no mesmo colégio de Edson Queiroz, Colégio Marista. Lá fiz o CPOR, na Bezerra de Menezes, e Medicina, na extraordinária Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará.

            E o amor é tão grande que, recentemente, eu fiz 41 anos de casado com Adalgisa, e fui passar lá, em Fortaleza, relembrando. E justamente, nesse tempo que eu deixei o Piauí para buscar ciência e consciência, e com consciência servir o meu Estado, eu vi o desenrolar. E eu quero dizer o seguinte, o livro de Deus diz: fé sem obra já nasce morta. Nós temos que render homenagem aqui ao homem de muitas obras que foi Edson Queiroz. Muitas, e muitas, e muitas!

            E seremos breve. Além do exemplo familiar que ele deu de que só o amor constrói para a eternidade, filhos, filhas, e que se irradiam, e de que um bem é sempre acompanhado de outro bem, o amor incorporou o Tasso Jereissati nessa grandiosa família. O padre Antônio Vieira disse que o bem é sempre acompanhado de outro bem.

            Mas eu queria dizer o significado disso tudo. Olhem, esse Edson Queiroz foi um homem extraordinário. Ele encantou todos nós. Eu entendo que nós devemos cultuá-lo mais. Além das atividades empresariais exitosas - e eu digo isso bem e sei o valor, a minha família também, eu nasci de família de empresários -, ele teve muito mais. É uma visão que não dá inveja a mim, do Piauí, não; dá inveja ao Nordeste todo.

            Thomas Jefferson, que foi um grande homem, que fez a independência dos Estados Unidos, que fez a primeira Constituição daquele país - atentai bem, Ministro Cesar Asfor Rocha -, no seu túmulo está escrito o seguinte... Thomas Jefferson, que foi Presidente, fez a independência dos Estados Unidos da Inglaterra, escreveu a Constituição. Sabe o que é que está escrito no túmulo? “Aqui jaz o fundador da Universidade de Virginia”.

            Além disso que conhecemos, as atividades empresarias, a sua visão, ele foi o fundador, Edson Queiroz, da Harvard do Nordeste, a Unifor.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Senador Mão Santa, perdoe-me uma vez mais interrompê-lo. Por uma falha nossa, não convidei o Dr. José Pinheiro, Vice-Governador do Ceará, que está presente aqui, para tomar assento na nossa Mesa. (Palmas.)

            Muito obrigado.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Então, é a Harvard.

            Não havia, só havia a universidade de governo, boa, e eu me formei nela. Reitor Martins Filho.

            Mas foi ele quem fez nascer. Hoje, é como o Padre Antônio Vieira diz: um bem sempre é acompanhado de outros bens, eles se multiplicam. Aquele exemplo. E digo isso com gratidão, Tasso.

            Tenho uma filha casada com um cearense, um empresário. Ela tem os olhos assim, da cor dos olhos do Tasso Jereissati. É a Gracinha, formada engenheira lá. Brilhante, vibrante e bem casada. Casada com Márcio Nunes, um empresário do Ceará, e tem três belezas de filhos. E tenho outra também, Cassandra, advogada, que estudou lá. Não terminou lá porque Deus e o povo do Piauí me fizeram Governador, e ela, muito presa à mãe, que é cativante, Adalgisa, deixou o Ceará e foi morar conosco. Mas também passou pela Unifor.

            A Unifor é um símbolo. Foi ela... Olhem aí quantas apareceram depois. Mas ela foi a primeira. Como diz o caboclo, a luz que vai na frente é que alumia. Quem alumiou o Nordeste com o ensino universitário foi Edson Queiroz.

            Então, estamos aqui para, em nome do Piauí, que representamos... E recorremos sempre ao Ceará. Eu e meus filhos fomos estudar lá, fomos ser abençoados por Nossa Senhora de Fátima e recorremos, e falo nessa gratidão que temos.

            O Piauí tem sua grandeza maior quando Dom João VI disse: “Filho, fica com o sul, põe essa coroa na cabeça, antes que qualquer aventureiro a coloque”. O aventureiro era Simon Bolívar, que andava derrubando os reis. “Mas eu vou ficar com o Norte”. E iria criar lá um país. O nome era até bom, Maranhão, seria país Maranhão. Esse é o Norte. E fomos nós lá, em 13 de março de 1823, a primeira batalha sangrenta para expulsar os portugueses. Mas nós fizemos isso buscando o apoio dos cearenses. Homens de Viçosa, homens de Granja, e fizemos a primeira batalha que garantiu a unidade do País.

            E quero dizer que essa homenagem é muito justa. E, como diz Thiago, eu, que sou do Partido Social Cristão... Cadê Mauro Benevides? Eu votei no Mauro Benevides, Deputado Estadual. Eu morava no bairro de Fátima. Eu também votei no Carlos Jereissati, Senador da República. Eu estudei lá. Então, os meus votos. Fui um eleitor muito consciente, um bom eleitor, escolhendo os líderes do Ceará.

            E nós estamos aqui para falar sobre a gratidão do povo piauiense ao sistema do Ceará. A gente notabiliza, e quis Deus estar na Presidência hoje o Presidente Sarney - Presidente Sarney, estou mandando contar quantas vezes eu já presidi substituindo V.Exª, viu? Mas hoje V. Exª está aí. E é um intelectual, esse Presidente Sarney. Esse Presidente Sarney é um homem privilegiado e é um orgulho cultural. Então, em homenagem a tudo, e ele que preside, ele que escreve... Outro dia, ele chegou para mim e disse: “Mão Santa, por que você não escreve?”. Eu disse: “Complexo. A minha mãe foi poetisa, boa escritora. Ela tem um livro, A Vida, um Hino de Amor, publicado pela Vozes, e vão sempre me comparar, e ela é melhor, não é?”. Mas isso é que fica, o Presidente Sarney, então...

            E as obras estão aí e, como o Padre Antônio Vieira disse, as palavras, os ventos levam, e as obras ficam, atingem o coração. Mas o Cristo disse que passará tudo, “mas não passarão as minhas palavras”, e eu terminaria esta homenagem, que não pode passar.

            É dever e é obrigação hoje de todo cearense... Uma frase de Edson Queiroz, diariamente repetida no jornal Diário do Nordeste, por ele fundado, resume o princípio de sua persistência, exortando, através dos tempos, os milhares de colaboradores que, inspirados no seu trabalho e na crença do futuro, transformaram o grupo numa referência nacional. Então, é um ensinamento.

            “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e de construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz).

            Quero dizer - está escrito no Livro de Deus (Mauro Benevides é muito cristão, católico): “A árvore boa dá bons frutos”. E Edson Queiroz era essa árvore boa que deu muitos bons frutos; entre eles, a TV Verdes Mares, que comemoramos 40 anos, hoje.

            Muito obrigado. (Palmas.).


Modelo1 1/9/251:44



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9058