Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.

Autor
João Tenório (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: João Evangelista da Costa Tenório
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9660
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, DIVERSIDADE, AUTORIDADE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, BRAVURA, FUNDADOR, COMBATE, DIFICULDADE, ATUAÇÃO, NATUREZA ECONOMICA, REGIÃO NORDESTE, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE, CAPITAL DE ESTADO, AUMENTO, QUALIDADE, INFORMAÇÃO, IMPORTANCIA, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, DESCENTRALIZAÇÃO, REGIÃO SUDESTE, REGIÃO CENTRO SUL, FORMAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO TENÓRIO (PSDB - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de saudar os componentes da Mesa e todas as autoridades aqui presentes, em nome do Ministro César Asfor Rocha, por algumas razões. Primeiro, porque ele é, de fato, o nome que representa a dignidade, a intensidade de trabalho e tudo aquilo de bom na Justiça brasileira. Segundo, porque, de um mês para cá, ele se tornou nosso conterrâneo, com muito orgulho para o Estado de Alagoas. Eu gostaria, então, em seu nome, saudar todas as autoridades presentes e os membros da Mesa. E quanto a D. Renata, gostaria de saudar a família e todos os membros desse grupo extraordinário, Edson Queiroz e que a senhora tão bem aqui na Mesa está representando.

            Fazer empresa no Nordeste, todos nós que temos alguma coisa lá sabemos das dificuldades, das intempéries que temos que enfrentar para sobreviver. Não é fácil. É uma iniciativa, uma aventura complicada, cheia de dificuldades.

            Fazer o que Edson Queiroz fez no Ceará, e não apenas lá, mas no Nordeste como um todo, é uma obra extraordinária, sobretudo de persistência, por ser difícil fazer atividade empresarial na região. Então ele foi, sem sombra de dúvida, um homem que deu uma contribuição extraordinária ao desenvolvimento do seu Ceará, mas não apenas de lá, eu diria do Nordeste como um todo, não apenas pelas iniciativas empresariais que teve em outros Estados, mas porque fez com que o Estado do Ceará se espalhasse em duas iniciativas importantes: o conhecimento, a verdade nordestina que foram a constituição da TV Verdes Mares e da Universidade a que tão bem o Senador Mão Santa se referiu, com tanta intensidade e tanta propriedade.

            O Senador Tasso disse uma coisa que acho que procede com toda intensidade: o Nordeste precisa ter uma voz. Convém lembrar o seguinte, um detalhe importante: de todas as cinco redes de televisão brasileiras, todas elas tem sua sede situada no eixo Rio-São Paulo. Todas as cinco revistas semanais mais importantes do Brasil são editadas e estão situadas no eixo Rio-São Paulo. Todos os principais jornais, os quatro ou cinco principais jornais do País, estão situados e atuam no eixo Rio-São Paulo

            É muito difícil, por exemplo, se criarem políticas públicas - o Presidente Sarney sabe muito bem disso - que venham, se não resolver, pelo menos atenuar essa desigualdade econômica e social tão brutal que existe entre o Nordeste e as demais regiões do País. Exatamente um dos fatores mais importantes - como disse o Senador Tasso Jereissati -, basta um editorial, se o Governo resolver criar políticas públicas que protejam claramente a região Nordeste, por exemplo, ou outras regiões, a Norte também, do Senador Arthur Virgílio, o editorial de um jornal importante, vou só citar nome para registrar, um editorial na Folha de S.Paulo derruba a coragem do Governo de fazer iniciativa desse tipo, porque nós não temos voz, não temos ainda uma voz que, digamos assim, se confronte a essa supremacia absoluta da formação da opinião pública brasileira, que é completamente situada na região Sudeste e Centro-Sul do País.

            Então, a iniciativa de Edson Queiroz de criar núcleo de informação com a qualidade que foi criado, sem sombra de dúvida, foi uma contribuição expressiva e grande, não apenas para o Ceará, mas para o Nordeste como um todo, por ter sido um núcleo que começou a divulgar não só a realidade do Ceará mas a realidade nordestina como um todo.

            E a outra grande iniciativa, sem sombra de dúvida, foi a criação da universidade que o Senador Mão Santa tão bem retratou. É outra maneira de criar a inteligência local. Precisamos de duas coisas: de voz e de formação da inteligência tipicamente nordestina. E a Universidade do Ceará, além de contribuir para a formação da inteligência cearense, contribui de maneira claríssima para espalhar essa inteligência cearense para atuar em toda as regiões do Nordeste e brasileira.

            Era essa a pequena mensagem que eu gostaria de deixar aqui com a família, com os membros do grupo. E, como nordestino, trago o abraço dos alagoanos aqui, que poderia ter sido dado pelo meu ilustre conterrâneo. E quero dizer que nós, alagoanos, estamos muito agradecidos por essa contribuição que foi dada ao Nordeste como um todo pelo Dr. Edson Queiroz.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 1/5/259:13



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9660