Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.
Aparteantes
Marco Maciel.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9065
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, DIVERSIDADE, AUTORIDADE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, GRUPO ECONOMICO, FORMAÇÃO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, ABRANGENCIA, TERRITORIO NACIONAL, CONGRATULAÇÕES, FAMILIA, FUNDADOR, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE, CAPITAL DE ESTADO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


      O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, José Sarney, Srªs e Srs. Senadores, nosso colega vice-Governador do Estado do Ceará, representando o Governador Cid Gomes, Francisco Pinheiro, não fosse ele a cidade de Pinheiros, no Maranhão também não existiria - o Presidente Sarney sabe que tem origem também no Ceará -; nosso amigo com quem sempre dialogamos aqui em Brasília, no DF, Wilson Ibiapina; nosso colega, posso assim dizer, do Cariri, Edilmar Norões, com quem também sempre dialogamos sobre as questões do nosso Estado, do nosso País; Srª Renata Jereissati, Primeira Dama do Estado do Ceará, filha do industrial Edson Queiroz; Srª Lenise Queiroz Rocha; nossos colegas que aqui estão, nossos companheiros; Roberto Pessoa, Prefeito de Maracanaú; nossa Prefeita Eliene, Prefeita de General Sampaio e Presidente da Associação dos Prefeitos e das Prefeitas do Estado do Ceará; Cláudio Pessoa, Prefeito da cidade de Canindé; Raimundinho, de Russas. Em nome deles, cumprimento todos os prefeitos e vice-prefeitos que estão aqui conosco. Drª Socorro França, Procuradora de Justiça do Estado. É a terceira, quarta ou quinta vez já aqui? Quinta. Ela é Procuradora de Justiça do Estado do Ceará e resolve o problema. Nossos colegas Deputados Federais que consegui visualizar aqui rapidamente: Eunício Oliveira, José Nobre Guimarães, Eugênio Rabelo, Chico Lopes; os colegas, amigos que nós conhecemos aqui também em Brasília, outros de Fortaleza; muitos jornalistas que aqui estão que são correspondentes e que atuam no Diário do Nordeste, na TV Verdes Mares e na TV Diário. Eu cumprimento a todos também em nome do Edilmar Norões, que é sempre uma ligação com todos os setores da vida política no Estado do Ceará, na sua coluna no jornal Diário do Nordeste.

            Eu, ao cumprimentar todos que compõem a Mesa, faço um cumprimento especial ao Senador Tasso Jereissati, que teve a iniciativa de comemorar os 40 anos da TV Verdes Mares, que não poderia passar sem esta homenagem no Senado Federal pela trajetória. Nós poderíamos ir nos primórdios da TV, mas eu tenho que ir ao período mais recente.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Senador Inácio...

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - Pois sim...

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Interrompo V. Exª pedindo desculpas para registrar a presença, aqui na nossa sessão, dos alunos da Faculdade de Direito Celer, da cidade de Xaxim, Santa Catarina.

            Muito obrigado pela presença de vocês.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - É um grande prazer recebê-los no dia de uma homenagem especial que estamos realizando no Senado Federal. Digo que não poderíamos deixar passar em branco esta data, por isso, cumprimento o Senador Tasso Jereissati de forma especial, porque aqui no Senado, vira e mexe, discute-se muito a questão das sessões de homenagem. Ora, nós votamos tudo aqui no Senado da República. Tudo! Tudo o que diz respeito à vida política do Brasil nós votamos no Senado. Agora, estamos às voltas com a questão do pré-sal. Às vezes, a imagem que fica para a população é a do plenário vazio. Nem sempre é esta imagem que aqui está. Ora, mas na hora de se decidir sobre o destino do Brasil, este plenário está repleto; assim fazemos em todas as votações. E não há nenhum prejuízo para que se realize uma sessão numa quarta-feira de manhã, de tarde, de noite, de madrugada, em homenagem a uma instituição como a TV Verdes Mares e tantas outras homenagens especiais. Vamos realizar aqui uma homenagem a Raquel de Queiroz no seu centenário. Tem de ser feita com esmero, especialmente estando na Presidência o Senador José Sarney, um homem da Academia Brasileira de Letras, instituição na qual a acadêmica Raquel esteve como a primeira mulher a ter assento.

            Eu também quero, Sr. Presidente, fazer uma homenagem àqueles com quem primeiro estive na TV Verdes Mares, ainda como liderança comunitária, liderança do movimento popular, em plena ditadura, em momentos difíceis. Uns continuaram na TV Verdes Mares, outros já a deixaram e alguns já faleceram. Edmundo Maia, figura extraordinária que nos recebia no meio daquelas confusões, de um conflito danado e dizia: “Deixe esses meninos entrarem para ver o que eles querem”. Terminava que nós íamos para o ar, saíamos como notícia na TV Verdes Mares. Marcos Nunes fazia parte dessa equipe com Edilmar Norões. Nazareno Albuquerque era outra figura da televisão, apresentava o jornal.

            Hoje tenho trabalhando comigo uma figura extraordinária, a Guga, jornalista extraordinária que estava na TV Verdes Mares; agora, está conosco.

            E a rádio? Uma coisa está ligada à outra: a TV Verdes Mares, a Rádio AM, a Rádio FM, a TV Diário e o jornal, um complexo de comunicação que se formou em torno de um grupo empresarial com ligação direta na área de serviço e na indústria, que se desenvolveu, cresceu, entrou na área da comunicação e lá ampliou seu espaço imensamente. A repercussão desse trabalho é profissional, porque foi o profissionalismo na TV Verdes Mares que permitiu o surgimento da TV Diário.

            Para se ter uma ideia, a TV Diário passou a alcançar índices de primeira posição em audiência fora do Ceará e no Sudeste, em determinadas regiões do Sudeste, batendo os maiores complexos de comunicação do nosso País. Isso demonstra a capacidade e o profissionalismo de uma instituição, porque estou tratando como um conjunto, não como algo separado. A TV Verdes Mares completa 40 anos, mas há em torno dela um conjunto de profissionais que constrói esse complexo de comunicação que conseguiu muito êxito, que tem a TV, a Rádio, o Jornal e a Universidade.

            Estamos homenageando esse conjunto, e não poderíamos deixar de fazê-lo. E faço tanto do ponto de vista retrospectivo, homenageando essas pessoas, como do presente. No presente, nós podemos dizer que uma das emissoras de maior qualidade na sua programação e entre seus profissionais é a TV Verdes Mares, que realiza um jornalismo de forma independente, de forma tranquila e ouve todos. Todas as correntes de opinião têm acesso à TV Verdes Mares, à TV Diário e ao Jornal. Isso é muito importante para nós que temos uma relação forte com o movimento popular, porque não é fácil fazer movimento popular e veicular informações desse movimento no Brasil; o controle da informação no nosso País ainda é muito grande, muito, muito grande.

            Então, é preciso ter espírito aberto; não se pode ter preconceitos. Uma instituição como o complexo de comunicação - assim quero tratar - Verdes Mares não pode ter preconceitos. E é assim que ele tem agido. Não fosse assim, nós não teríamos tido acesso, nós não teríamos tido espaço. Mas foi o contrário: nós pudemos nos apresentar, o movimento popular pôde se apresentar, pôde dar opinião, pôde discutir, pôde participar dos debates. E isso, para mim, tem muito significado diante desse controle tão grande nos veículos de comunicação de massa do País. Às vezes, você faz um jornalzinho, você faz um panfleto, mas não tem a envergadura da comunicação massiva que a televisão e os grandes veículos oferecem.

            Considero, portanto, Sr. Presidente, que esta homenagem faz justiça, esta homenagem responde a uma necessidade do Estado do Ceará de ver o seu maior complexo de comunicação receber o aplauso dos Senadores brasileiros, porque é uma emissora que tem esse sentido.

            Ouvi aqui o pronunciamento do nosso Senador Mão Santa, do Piauí, falando da sua relação com o Estado do Ceará, falando da sua relação com este complexo de comunicação. Então, não se trata de uma emissora apenas do Estado do Ceará. Trata-se de uma emissora que teve influência na nossa região e, quando se constituiu a TV Diário, essa influência alargou-se, saindo do Nordeste para o Brasil inteiro.

            Concedo um aparte ao meu caro Senador Marco Maciel. (Pausa.)

            Vamos abrir o microfone do Senador Marco Maciel, para que me possa apartear. É muito importante a sua fala na nossa sessão. (Pausa.)

            O Sr. Marco Maciel (DEM - PE. Com revisão do aparteante.) - Prezado Senador Inácio Arruda, gostaria inicialmente de cumprimentá-lo pelas palavras que V. Exª profere com muita propriedade, no momento em que comemoramos os quarenta anos da TV Verdes Mares. Ortega y Gasset, em um dos seus ensaios, diz que os veículos de comunicação social são uma espécie de praça intelectual, portanto, expressam o sentimento de uma sociedade. É isso que verificamos na imprensa brasileira, especialmente na imprensa regional. Como V. Exª acaba de aludir o papel significativo que cumpre a TV Verdes Mares no sentido de não somente oferecer comunicação, entretenimento, mas também suscitar nos cidadãos o interesse pela vida pública, o interesse por questões que dizem respeito ao País e às nossas diferentes regiões. Hoje, portanto, estamos comemorando uma data extremamente significativa que não se limita apenas à TV Verdes Mares, mas a todo um complexo de comunicação, que hoje presta relevantes serviços ao Nordeste brasileiro, aí incluindo o Diário do Nordeste, as diferentes emissoras de rádio, tudo isso contribuindo assim para a melhor informação do cidadão brasileiro e, de modo especial, dos nordestinos. Sabemos que uma obra de tal vulto não surge sem que haja uma figura de liderança, como foi o caso que aconteceu no Ceará, justamente através da importância desse sistema de comunicações. O discurso do Senador Tasso Jereissati foi bem a expressão do que significa para o Nordeste - já não falo só para o Ceará -, o sistema de comunicação social da nossa região. Não podemos deixar de reconhecer o trabalho de pessoas como, por exemplo, Edson Queiroz, de mencionar também o trabalho que dá sequência a Dona Yolanda Queiroz, que se mantém à frente desses veículos, supervisionando, acompanhando, contribuindo assim para que o Ceará mais se desenvolva nessa área estratégica da comunicação social de um mundo que se globaliza e, consequentemente, se integra à humanidade. Estes tempos de globalização estão permitindo que o mundo seja mais integrado.Isso propicia um levantamento da condição social e, sobretudo, cultural do nosso povo. Por isso, não gostaria de encerrar o meu aparte sem falar da satisfação em ver a homenagem que ora se realiza e transmitir felicitações ao casal Renata e Tasso Jereissati, a toda a família que integra esse notável sistema de comunicação social. Espero que, além dos veículos de comunicação social, a presença de uma universidade, que também brotou desse esforço empreendedor, contribua para difundir a educação e a cultura. Já houve quem dissesse - Francis Bacon, se não estou equivocado - nos idos do séc.XVII, que saber é poder. Com isso, ele queria dizer que a força da educação é muito importante para alavancar o processo de desenvolvimento de um povo. Acredito que o País fica mais rico e diversificado na medida em que permite também o surgimento de veículos que transmitem ciência e tecnologia, que informam adequadamente a sociedade e, consequentemente, estimulam o desenvolvimento cultural e cívico do nosso povo. Portanto, os nossos cumprimentos pela homenagem que ora se presta a esse sistema de comunicação social, que está associado aos grandes veículos na área da educação.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - Eu que agradeço a oportunidade do aparte do ilustre Senador Marco Maciel, acadêmico como o Senador Sarney e amigos que eram da nossa Rachel de Queiroz.

            E, falando das mulheres, nós não poderíamos deixar também de prestar esta homenagem à D. Yolanda Queiroz, que conduz o grupo, aqui representada por suas filhas diretamente e, ao mesmo tempo, fazer esta homenagem à memória dos idealizadores do grupo, no caso concreto, ao industrial Edson Queiroz.

            Eu, como tive um convívio mais direto com Edson Filho, também não poderia deixar de prestar homenagem ao filho de Edson Queiroz, com quem convivi na Comissão de Ciência e Tecnologia. Ele, defendendo suas posições, mas sempre irmanado com os colegas que atuavam naquela comissão.

            Então, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores e convidados, eu quero registrar a nossa participação em meu nome e em nome do meu Partido, o Partido Comunista do Brasil, porque é assim que nós enxergamos. Nós consideramos que é muito importante para a economia de um Estado como o Ceará ter um grupo econômico com a preocupação voltada para o desenvolvimento, para o engrandecimento do nosso Estado, porque envolve o emprego direto nas suas indústrias e a formação de pessoal de qualidade para conduzir os destinos desse projeto no nosso Estado, Ceará, que é um Estado que tem grandes carências e que precisa de lideranças políticas, econômicas que compreendam o papel do desenvolvimento. Assim como D. Lindu disse para Lula que ele tinha que teimar, nós temos que teimar no Ceará e teimar conduzindo o nosso projeto de desenvolvimento.

            Considero que isso foi feito por Edson Queiroz e é conduzido pelos seus filhos atualmente. Que nós prestamos homenagem à TV Verdes Mares, mas ela é extensiva a esse conjunto de atividades que desenvolve o grupo.

            E encerro com a Universidade, com a Fundação Edson Queiroz, porque, há poucos meses, nós estivemos na Universidade debatendo o desenvolvimento, mas não somente o desenvolvimento do Ceará, porque o grupo não é somente do Ceará, mas o desenvolvimento do Brasil, e como a Universidade poderia contribuir diretamente. E a universidade disse: vamos contribuir com a pesquisa, com a produção científica. E há hoje já uma associação com diversas instituições federais e a universidade de Fortaleza, entre elas a Agência Nacional de Petróleo, para nós discutirmos o destino do aproveitamento desse hidrocarboneto tão cobiçado pela humanidade no nosso Pais, do gás e do petróleo ali na universidade de Fortaleza. Entre outras pesquisas em outras áreas, como a área de saúde, mas especialmente entramos nessa área em que nós podemos contribuir imensamente com o desenvolvimento não apenas do Estado do Ceará, mas com o desenvolvimento do Brasil.

            Por isso, Srs. convidados, queremos deixar os nossos parabéns em meu nome e em nome do meu Partido, o Partido Comunista do Brasil.

            Muito obrigado, Senador José Sarney.(Palmas.)


Modelo1 8/17/242:20



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9065