Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoraração dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9067
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, DIVERSIDADE, AUTORIDADE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, FUNDADOR, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE, CAPITAL DE ESTADO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente do Senado Federal, que preside esta sessão, Exmº Senador José Sarney; Senador Mão Santa, 3º Secretário da Mesa do Senado Federal; Vice-Governador do Estado do Ceará, Exmº Sr. Francisco José Pinheiro; Diretor da sucursal do Sistema Verdes Mares em Brasília, Sr. Wilson Ibiapina; Diretor de Programação da TV Verdes Mares, Sr. Edilmar Norões; e uma saudação especial às filhas do empreendedor Edson Queiroz, a Srª Renata Queiroz Jereissati e a Srª Lenise Queiroz Rocha. Quero também saudar o Sr. Igor Queiroz, que é o Diretor Administrativo da TV Verdes Mares; os Parlamentares, Deputados e Senadores, Deputadas e Senadoras; as autoridades, Prefeitos, Presidente do Tribunal de Contas do Ceará, que vieram até aqui prestigiar esta sessão comemorativa dos 40 anos de fundação da TV Verdes Mares, de Fortaleza.

            Minhas senhores e meus senhores, Presidente José Sarney, alguém poderia estar-se perguntando: por que viria um Senador do Estado do Pará participar de uma cerimônia de comemoração, por si só já importante, de 40 anos de fundação da TV Verdes Mares? E tenho várias justificativas. Vou usar apenas duas, minha cara amiga Renata: a família da mãe do Sr. Edson Queiroz, D. Cordélia, era do Pará. Então já começa aí a haver uma relação muito próxima entre o Ceará e o Pará. E não poderia deixar de vir também, por estar hoje presidindo a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, que tem exatamente como questão de mérito discutir as comunicações em nosso País.

            No momento em que festejamos os 40 anos de fundação da TV que por 38 anos lidera a audiência no Estado do Ceará e está presente em todo o território cearense, isso é um fato que deve ser destacado também pela Comissão e parabenizar não só a família Queiroz, mas a toda a população do Estado do Ceará.

            Eu conversava com o meu amigo Senador Tasso Jereissati, que me dizia, como bem relatou o Senador Arthur Virgílio, que ele considerava seu sogro um segundo pai. Ele começou a trabalhar num armazém da família e, aos 19 ou 20 anos, resolveu empreender por conta própria. Começou, então, a trilhar o seu caminho numa região ainda hoje de desigualdade enorme, de dificuldades enormes - como é também a nossa Amazônia, em relação às demais regiões do Sul e do Sudeste do nosso País -, o Nordeste, num Estado como o Ceará.

            Daquela semente de empreendedorismo, Edson Queiroz construiu um grupo empresarial, hoje reconhecido nacionalmente, do qual faz parte a TV Verdes Mares, com outras televisões, rádios e jornais. Preocupado não apenas em informar pela sua rede de comunicação, mas muito mais em formar, ele lança e instala a primeira universidade privada, sem fins lucrativos, no Nordeste do Brasil, por meio da Fundação Edson Queiroz.

            É uma demonstração, Presidente Sarney, de que o exemplo deixado à sua família, aos seus filhos, aos seus netos frutifica no Brasil inteiro, porque demonstra a personalidade do Sr. Edson Queiroz, preocupado, sim, em empreender, em levar o desenvolvimento ao Ceará e, depois, a outros Estados, com ideias.

            Foi no Estado do Pará a primeira filial instalada, a Paragás, que, por muito tempo, foi a única distribuidora de gás em botijão no meu Estado.

            Ele fez, então, da sua visão empreendedora uma plataforma de lançamento para novas gerações do Nordeste brasileiro lutarem pelo desenvolvimento quando, por meio da universidade, também deu atenção à questão da ciência, da tecnologia e da inovação.

            Srª Renata, Srª Lenise, D. Yolanda, viúva do Sr. Edson Queiroz, que hoje tem o comando do Grupo, quero dizer que exemplos como esse que ele nos deixou, principalmente à sua família, nos dão a motivação - a nós da Amazônia, das regiões periféricas do Nordeste do Senador Presidente José Sarney e Senador Mão Santa - de que, com persistência, determinação e crença, é possível fazer aquilo em que acreditamos se transformar em realidade. Esse exemplo ele deixou disseminado para todos nós, não só dessas regiões, mas acredito que em todo o Brasil.

            Ele, com certeza absoluta, vai propiciar aos jovens brasileiros que tomarem conhecimento da sua história de vida, ou por meio desta sessão de homenagem ou por meio da sua rede de comunicação, o exemplo de homem empreendedor, correto, leal e amigo, que deve ser seguido por todos os cearenses e por todos os brasileiros.

            Meus parabéns à TV Verdes Mares pelos seus 40 anos de fundação.

            Muito obrigado.(Palmas.)


Modelo1 5/17/242:06



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9067