Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Votos de pesar pelo falecimento de José Fernando Prado Pereira e José Augusto Soares Affonso.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Votos de pesar pelo falecimento de José Fernando Prado Pereira e José Augusto Soares Affonso.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9255
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EMPRESARIO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, AREA, SAUDE, DIVERSIDADE, TRABALHO, ASSISTENCIA SOCIAL, POPULAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, ENGENHEIRO, PROFESSOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA (UFPA), MESTRADO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DIVERSIDADE, SECRETARIA DE ESTADO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, PROJETO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, ESTADO DO PARA (PA), MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª. Presidente, Senadora Serys Slhessarenko, primeiramente, quero associar-me ao Senador Inácio Arruda e ao Senador Antonio Carlos Valadares no mesmo pleito, para que possamos votar a PEC da Juventude e a PEC dos Jornalistas. A PEC da Juventude já está em fase final, e a PEC dos Jornalistas ainda vai à Câmara dos Deputados. Tenho recebido diversos apelos para que possamos agilizar essa votação. Então, eu pediria a V. Exª que encaminhasse isso ao colégio dos Líderes, para que eles atendessem também essa reivindicação, que associou a minha e a do Senador Flexa Ribeiro à dos demais Senadores que me antecederam.

            Mas pedi a palavra pela ordem, Senadora, para lastimar a perda, em menos de uma semana, de dois grandes homens do meu Estado, o Pará.

            Na sexta-feira passada, faleceu o Sr. José Fernando Prado Pereira, e requeiro, nos termos dos arts. 218 e 221 do Regimento Interno, ouvido o Plenário, que seja consignado nos Anais do Senado voto de pesar pelo brusco falecimento desse empresário paraense. Além da inserção em Ata do voto de profundo pesar pelo seu falecimento, requeiro ainda a apresentação de condolências à família.

            Fernando Prado, como era mais conhecido, nasceu em São Paulo, numa fazenda em Promissão, nas proximidades do Município de São Carlos, e, aos 26 anos, mudou-se para Belém do Pará. Durante quarenta anos, atuou na área de saúde, iniciando suas atividades como empregado da empresa Darrow, onde ficou por seis anos. Depois, partiu para seu próprio negócio, abrindo a Distribuidora Prado Ltda., que geriu preocupado em lançar no mercado produtos diferenciados, marca característica da empresa. Mas Fernando Prado não restringiu suas atividades à área empresarial. Ao contrário, desenvolveu atividades na área social, prestando relevantes serviços à sociedade paraense, com sua visão futurista e com seu espírito inovador. Realmente, ele tinha a visão de atender às pessoas mais humildes, mais necessitadas, e, inclusive, atuou sempre muito próximo dos trabalhadores da saúde, especialmente dos profissionais de Enfermagem.

            Ontem, Senadora Serys Slhessarenko, perdi outro grande amigo. Agora, falo do engenheiro José Augusto Soares Affonso, que lutou contra uma doença por seis anos, mas que, lamentavelmente, foi vencido. Requeiro, nos termos dos arts. 218 e 221 do Regimento Interno, ouvido o Plenário, que seja consignado nos Anais do Senado voto de pesar pelo falecimento, no dia de ontem, do engenheiro e ex-Secretário de Estado do Pará José Augusto Soares Affonso. Requeiro ainda a inserção em Ata, além do voto de profundo pesar pelo falecimento, da apresentação de condolências à família.

            Zé Augusto, como era chamado, era formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará, onde foi professor. Cursou mestrado na Vanderbilt University, no Tennessee, nos Estados Unidos da América (EUA). Foi premiado, em 2000, como Engenheiro do Ano e era membro da Academia Paraense de Ciências. Era filiado ao PSDB do Pará e, no primeiro governo de Almir Gabriel, assumiu a Secretaria Estadual de Obras Públicas e, depois, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Estratégico e a Secretaria Especial de Infraestrutura. No governo de Simão Jatene, assumiu a Secretaria Especial de Integração Regional até 2006. Também ocupou diversos cargos municipais. Teve participação ativa em projetos e obras importantes, como o novo Aeroporto Internacional de Belém e o projeto de construção da Alça Rodoviária, com pontes sobre os rios Moju, Acará e Guamá. Também participou dos projetos da macrodrenagem do Una e da construção de hospitais regionais e de muitos outros projetos do meu Estado.

            Zé Augusto deixa saudade em todos os paraenses, em seus amigos - como eu, o Senador Flexa Ribeiro -, em sua esposa, a Srª Leomira de Mattos Affonso, e em suas duas filhas, Gabriella Affonso e Carolina Mattos Affonso, a quem, neste instante, expresso meus sentimentos pelo falecimento do querido Zé Augusto.

            Peço o acolhimento, por parte da Mesa, dos dois requerimentos que foram por mim apresentados.


Modelo1 5/17/242:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9255