Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela inauguração do trecho da BR-319, entre Porto Velho-RO e Humaitá-AM, que liga a capital rondoniense à capital amazonense.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Comemoração pela inauguração do trecho da BR-319, entre Porto Velho-RO e Humaitá-AM, que liga a capital rondoniense à capital amazonense.
Aparteantes
Acir Gurgacz.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9282
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, INAUGURAÇÃO, TRECHO, RODOVIA, LIGAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DE RONDONIA (RO), REGISTRO, PRESENÇA, DIVERSIDADE, CONGRESSISTA, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, IMPORTANCIA, RECUPERAÇÃO, ACESSO RODOVIARIO, INTEGRAÇÃO, REGIÃO NORTE, REGIÃO CENTRO OESTE, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ELOGIO, ALTERAÇÃO, CONCEITO, OBRAS, ASFALTAMENTO, COMPATIBILIDADE, CRIAÇÃO, AREA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
  • SAUDAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), INAUGURAÇÃO, PORTO, MUNICIPIO, HUMAITA (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMPROMISSO, CONSTRUÇÃO, PONTE, LIGAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ESPECIFICAÇÃO, PROGRAMA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, POPULAÇÃO, ENERGIA ELETRICA, ALCANCE, SUPERIORIDADE, DISTANCIA, REGIÃO AMAZONICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado.

            Sr. Presidente Mão Santa, Srªs e Srs Senadores, quero fazer nesta noite um registro acerca do dia de hoje, quando o Senador Acir, que está aqui conosco, participou, no Estado do Amazonas, da inauguração de parte da BR-319. Foi inaugurado o trecho entre o Amazonas e Rondônia. Por isso, várias autoridades parlamentares de Rondônia estavam no ato de entrega da obra de asfaltamento da BR-319. Mas também foi feita a assinatura para a construção da ponte que vai ligar o Estado do Amazonas ao Estado de Rondônia, esse Estado importante da nossa região, que compõe a Amazônia brasileira. A ponte tem o valor orçado em R$210 milhões.

            Então, Sr. Presidente, foi um dia muito importante no Amazonas. Representando o Governo Federal, esteve a Ministra Dilma Rousseff. E fomos para Humaitá, uma cidade à margem esquerda do rio Madeira, uma cidade histórica com um povo muito bonito, uma juventude, que estava presente no ato não só da ponte da BR-319, mas do porto inaugurado no dia de hoje.

            Quero primeiro falar dessa cidade que tem uma história ligada à história do povo amazonense. É de Humaitá o ex-ministro do trabalho, Deputado Federal pelo Estado do Amazonas e nosso querido Almino Affonso, que hoje vive em São Paulo, advogando. Almino Affonso foi ministro no governo de João Goulart, deputado federal pelo Amazonas, um homem que teve uma história importante na luta pela redemocratização do nosso País e que passou pelo Congresso Nacional, deixando um legado importante. Almino Affonso é um dos amazonenses que muito nos enchem de orgulho. Ali é a sua cidade, é onde nasceu Almino Affonso.

            Humaitá está de parabéns. É uma cidade que, além de receber a história e a geografia da BR-319, é também a cidade que recebe a Transamazônica, a BR-230. Então, além de estar na margem do rio Madeira, além de estar próxima da capital de Rondônia, Porto Velho, é uma cidade que recebe esse fluxo da economia, da cultura, das pessoas que vivem na região do sul do Estado do Amazonas, vizinho do norte do Estado de Rondônia. Então, é uma cidade muito particular. Ela tem uma história importante lá atrás, ligada à produção do látex e da borracha. É uma cidade que tem toda uma cultura agregada por conta dos ciclos econômicos que viveu. É uma cidade que guarda prédios... Hoje, rapidamente, pude apreciar a beleza arquitetônica de prédios históricos na cidade de Humaitá.

            A entrega do porto foi hoje, uma obra do nosso Governo, uma obra do Governo do Presidente Lula, que não esteve ali - estiveram a sua Ministra e o Ministro Alfredo Nascimento, Ministro dos Transportes...

            Quero parabenizar o Ministro por conta da sua vontade de fazer, de ampliar a presença do Governo em obras que são justas para a economia de Humaitá, para o povo de Humaitá. Quero dizer ao Ministro Alfredo Nascimento, que vem defendendo a recuperação da BR-319, que concordo com ele, destacando que, hoje, o Presidente Lula, quando fala da BR-319, fala com muita ênfase, e mudou o conceito de recuperar por recuperar, mas recuperar a BR-319 compatibilizando o papel de uma BR em uma região estratégica do Brasil, que é a Amazônia.

            Na minha opinião, é inconcebível, hoje, no século XXI, não termos esse acesso ou achar que o acesso pode ser somente pelos rios da Amazônia ou por via aérea. Senador Acir, isso é impossível, nós precisamos da BR-319. Quero também dizer da importância do conceito que, hoje, o Presidente Lula faz em relação à recuperação da BR-319, quando diz que recuperar é importante e que esses quatrocentos quilômetros da BR-319 vão virar uma estrada parque. Ou seja, ali serão criadas unidades de conservação, e a BR, no seu entorno, será um grande parque ou vários parques.

            É evidente que a questão fundiária tem que ser contemplada, mas o conceito de fazer da BR-319 uma BR parque eu quero dizer que é um conceito moderno, que é um conceito comprometido com a preservação. É um conceito moderno do ponto de vista de recuperar uma estrada que hoje faz parte da cultura das populações que vivem no Estado de Rondônia e no Estado do Amazonas. Ela promoverá a ligação com o resto do Brasil, com o Centro-Oeste brasileiro.

            Concedo o aparte a V. Exª, Senador Acir, que estava presente no ato e que é um Senador defensor dos interesses da região Amazônica e do seu Estado, que é Rondônia.

            O Sr. Acir Gurgacz (PDT - RO) - Pois não, Senador João Pedro. Hoje foi um dia importante para todos nós de Rondônia, um dia histórico, quando assistimos ao início da tão sonhada ponte sobre o rio Madeira, ligando Rondônia ao Amazonas, e o reinício, quem sabe, muito próximo, da BR-319, ligando Porto Velho a Manaus, que é o grande sonho de todos rondonienses e, tenho certeza, do sonho dos amazonenses. Isso vai trazer um desenvolvimento grande para toda a nossa região. Essa estrada vai ser não só um corredor de exportação ou de escoamento da produção, mas um corredor de turismo. Eu tenho certeza de que muitas pessoas do mundo inteiro vão querer conhecer o coração da Amazônia, e vai ser através da BR-319, um dos pontos mais vistos pela população, pelo turismo internacional. Eu acredito nisso, e é realmente um sonho de toda nossa população. Portanto, realmente, hoje foi um dia importante para todos nós amazônidas. E não podemos deixar de agradecer essa vontade do Presidente Lula de fazer essas obras estruturantes, principalmente com relação à Amazônia. Obrigado.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Obrigado, Senador Acir Gurgacz, de Rondônia.

            Registro que a Senadora Fátima Cleide estava presente, assim como o Senador Valdir Raupp, os Deputados Federais do Amazonas, a Bancada do Amazonas, por conta da importância. O Governador Ivo Cassol, de Rondônia, e o Governador Eduardo Braga, do meu Estado, estavam presentes.

            Toda obra do Governo Federal na Amazônia é importante, porque é um encontro. São reparos históricos, por conta do abandono que viveu nesses últimos séculos a nossa região. Então, o Governo do Presidente Lula tem uma série de ações, de políticas públicas que, para a Amazônia, há bem pouco tempo, seria impossível.

            Luz para Todos. Luz para todos na Amazônia, nas margens dos seus rios e dos seus lagos. Você imaginar luz para todos... Essa é uma ação que vem acontecendo de forma exitosa. Falta muito? Falta, mas avançou, e muito, essa política pública que é o Luz para Todos.

            Então, quando vejo recuperar uma BR que foi construída em 1973 e que agrega valores, estreita relações das cidades...

            A BR-319 perpassa oito municípios só no meu Estado: Humaitá, Careiro Castanho, Beruri, Borba... São oito municípios por onde a BR passa. São populações tradicionais, é o comércio, é a cultura, é a festa, é o artesanato, são as crianças nas escolas que precisam da estrada. Enfim, nós não podemos abrir mão de uma estrada.

            Quando defendo a estrada aqui, defendo o fato de que temos que ter responsabilidade com a Amazônia no sentido de preservá-la. Estrada não é para grilagem, para servir à grilagem, para servir ao desmatamento. Não é isso não. Mas nós não podemos ficar sem uma estrada. Ela é estratégica.

            Em países como o Canadá, a Rússia, os Estados Unidos, há estradas de norte a sul, de leste a oeste. Nós não podemos pensar no País, no século XXI, com a Amazônia sendo cobiçada por interesses internacionais, sem estradas que possam cumprir um papel não só do ponto de vista econômico, mas, fundamentalmente, do ponto de vista cultural...

(Interrupção do som.)

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Por isso, nós levantamos aspectos sociais importantes para as populações lá na Amazônia.

            Então, a BR-319 precisa ser recuperada para servir de modelo de uma BR que pode ser, sim, mantida sem servir ao desmatamento da Amazônia, mas servir, fundamentalmente, às populações que vivem na Amazônia.

            Nós vamos garantir soberania na Amazônia com a estrada. A soberania não será guardada, respeitada, se houver o abandono. Então, a estrada é uma forma também de garantir a soberania das populações tradicionais, dos povos indígenas, da economia, das populações que vivem nos dois Estados, fundamentalmente: Rondônia e Amazonas.

            Por fim, quero parabenizar o Prefeito José Cidenei do Nascimento, conhecido como Dedei, que recebeu essas obras. Mando um abraço muito especial à população de Humaitá, à população do Amazonas, por ter um dia comemorativo, festivo, por conta de obras do Governo Federal sendo realizadas naquela cidade, naquela região. Essa ponte que vai ligar Rondônia e Amazonas é uma ponte que vai ligar paixões, economias, povos. Com justiça, essa ponte sobre o rio Madeira é conhecida não só pelos poetas, mas pelas populações que vivem na Amazônia.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/19/241:16



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9282