Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da inauguração, pela Ministra Dilma Rousseff, do terminal hidroviário de passageiros de Humaitá, e o trecho da BR-319, ligando Humaitá a Porto Velho. (como Líder)

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da inauguração, pela Ministra Dilma Rousseff, do terminal hidroviário de passageiros de Humaitá, e o trecho da BR-319, ligando Humaitá a Porto Velho. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9284
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, INAUGURAÇÃO, TERMINAL FLUVIAL, PASSAGEIRO, TRECHO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, HUMAITA (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), PORTO VELHO (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DIRETOR, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), DIVERSIDADE, CONGRESSISTA, AUTORIDADE PUBLICA, IMPORTANCIA, OBRAS, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, AUMENTO, COMERCIO, ENTORNO, FACILITAÇÃO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, REDUÇÃO, CUSTO, TRANSPORTE, INCENTIVO, TURISMO, AMBITO NACIONAL, AMBITO INTERNACIONAL, REGIÃO AMAZONICA, REITERAÇÃO, MINISTRO, LIDER, COMPROMISSO, CONCLUSÃO, ACESSO RODOVIARIO, REGIÃO NORTE.
  • REGISTRO, ASSINATURA, ORDEM, SERVIÇO, CONSTRUÇÃO, PONTE, RIO MADEIRA, REFORÇO, VOCAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), PRODUÇÃO, ALIMENTOS.
  • EXPECTATIVA, FUTURO, CONCLUSÃO, ACESSO, PAIS ESTRANGEIRO, PERU, BOLIVIA, LIGAÇÃO, TRANSPORTE INTERMODAL, IMPLANTAÇÃO, FERROVIA, INTEGRAÇÃO, REGIÃO CENTRO OESTE, RELEVANCIA, EXTENSÃO, REDE FERROVIARIA, MUNICIPIO, PORTO VELHO (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • IMPORTANCIA, DISCUSSÃO, VIABILIDADE, APROVEITAMENTO, ATIVIDADE AGRICOLA, TERRAS, MARGEM, RODOVIA, LIGAÇÃO, PORTO VELHO (RO), HUMAITA (AM), ESTADO DE RONDONIA (RO), ESTADO DO AMAZONAS (AM), NECESSIDADE, INCORPORAÇÃO, PROJETO, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, TRANSFORMAÇÃO, TERRENO, PARQUE, PROTEÇÃO, FLORESTA AMAZONICA, RECUPERAÇÃO, DESMATAMENTO, RACIONALIZAÇÃO, UTILIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMPARAÇÃO, ANTERIORIDADE, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL, ATENÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, SAUDAÇÃO, DIVERSIDADE, OBRAS, INFRAESTRUTURA, ESPECIFICAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, RIO MADEIRA, AGRADECIMENTO, EMPENHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ACIR GURGACZ (PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Muito bem, Sr. Presidente, Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, hoje vi o futuro chegar a uma região encravada no meio da Floresta Amazônica, e é um futuro que chega de forma sustentada, consistente, consciente, conseguindo reunir respeito ao meio ambiente e modernidade.

            O que vi, Sr. Presidente, foi a inauguração do terminal hidroviário de passageiros de Humaitá, na cidade do mesmo nome, que é banhada pelo Rio Madeira, o mesmo rio que banha Porto Velho, capital do meu Estado, Rondônia. Na mesma ocasião, foi inaugurado o trecho da BR-319 que liga Humaitá a Porto Velho.

            Estive, nesse dia histórico para a região, na cidade de Humaitá, juntamente com a Ministra Chefe da Casa Civil, Srª Dilma Rousseff, que, naquele momento, representava o nosso Excelentíssimo Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva; com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento; também com o Diretor do Dnit, Dr. Luiz Antonio Pagot; assim como com o Diretor do Planejamento, Dr. Miguel de Souza.

            Estiveram presentes meus colegas, os Senadores João Pedro e Valdir Raupp e a Senadora Fátima Cleide, que testemunharam esse momento importante, que é um marco na história do desenvolvimento da nossa região. Dezenas de outras autoridades e a população local também marcaram presença nesse dia tão importante, juntamente com o Governador de Rondônia, com o Governador do Amazonas e autoridades dos dois Estados. 

            Humaitá e Porto Velho têm uma distância de 206 quilômetros uma da outra; mantêm, há anos, um estreito laço comercial. O porto inaugurado hoje foi festejado na comunidade local pelo Prefeito Dedei Lobo, que citou com emoção a importância da obra para sua cidade. Mas tenho certeza de que o porto não foi festejado apenas pelos moradores da cidade de Humaitá. O porto está sendo festejado hoje por muita gente em Porto Velho e em Manaus, por ser não apenas um precioso entreposto no caminho fluvial entre as duas capitais, mas também por facilitar o comércio com a cidade. Humaitá importa produtos manufaturados que vêm de Porto Velho, e o porto facilitará esse processo. Mais ainda, deverá aumentar a capacidade comercial e, com isso, reduzir-se-ão os custos para toda a população.

            Mas Humaitá não apenas compra produtos do meu Estado. A cidade exporta a produção agrícola, como soja, mandioca, arroz, feijão e café, que são cultivados com alto índice de tecnologia e produtividade. Além disso, oferece produtos da floresta, como castanha, açaí, pupunha e outros frutos e vegetais.

            Acima de tudo, Humaitá tem uma grande exportação de pescado, de espécies do rio Madeira, perfazendo hoje um total mensal de 70 toneladas de peixe comercializado. Com 40 mil habitantes, Humaitá comemora este ano 140 anos de emancipação, como bem destacou hoje o Prefeito Dedei na solenidade de inauguração, e não ganha de presente apenas o porto.

            A inauguração do trecho da BR-319 entre Porto Velho e Humaitá, uma conquista pessoal, batalhada com muito afinco pelo Ministro Alfredo Nascimento, deverá acelerar o transporte local e ampliar a capacidade de escoamento não apenas da produção regional, mas também dos Estados vizinhos, principalmente do meu Estado, Rondônia.

            As inaugurações do terminal hidroviário e do trecho da BR-319 foram completadas com a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte sobre o Rio Madeira na mesma rodovia. Essa obra será realizada a um custo aproximado de R$209 milhões, e a conclusão está prevista para 2012.

            Também foi reafirmado ontem, pela Ministra Dilma, em nome do Presidente Lula, o compromisso de concluir o trecho Humaitá-Manaus, da rodovia BR-319, um grande sonho da população local. Concluída integralmente, essa rodovia é de grande importância não apenas para o escoamento de produtos de Porto Velho ou do Estado de Rondônia até Manaus, com preços mais baixos, mas também para estimular a atividade turística da região. Essa estrada vai atrair gente de todo o mundo, para conhecer o coração da Amazônia, viajando-se por essa rodovia-parque, como afirmou a Ministra Dilma. Esse sonho será possível, em sua totalidade, com a construção da ponte sobre o Rio Madeira.

            Essa infraestrutura reforça ainda mais a posição de Rondônia como potencial produtor recordista de alimentos no País.

            Além disso, estabelece nossa posição como ligação direta para o escoamento da produção agroindustrial de vários Estados, rumo ao oceano Atlântico e, futuramente, ao oceano Pacífico, com a conclusão futura de acessos ao Peru e à Bolívia, tornando-se um destaque nacional com a interligação de modais, ainda mais com a implantação da Ferrovia da Integração do Centro-Oeste.

            Abro um parêntese aqui, Sr. Presidente, para reiterar a importância de estender até Porto Velho a Ferrovia da Integração, cujo projeto inicial prevê a chegada até Vilhena, cidade localizada ao sul de Rondônia. Essa inclusão no projeto será de grande valor para a concretização de todo esse potencial produtivo que citei agora.

            Queria destacar também a importância de discutir a viabilidade de aproveitamento agrícola das terras que margeiam a BR-319 no trecho inaugurado hoje, que liga Porto Velho a Humaitá.

            Concordo com o posicionamento da Ministra Dilma Rousseff, ao afirmar que a BR-319 deve ser considerada uma rodovia-parque, pelo seu valor ecológico e por sua vocação de atender às necessidades de transporte e, ao mesmo tempo, de respeitar a preservação da Amazônia.

            Mas é preciso levar em consideração os trechos de terras que já foram degradadas, que já sofreram com a ação do homem e que têm, sim, uma vocação produtiva, que pode e deve ser aproveitada de forma racional, respeitando-se o meio ambiente.

            Por tudo isso que vi hoje pela manhã, no Amazonas, passando por Porto Velho, fico ainda mais confiante no potencial produtivo da minha região, sempre alinhado com as necessidades ambientais de nossa sociedade e com o desenvolvimento de todo o nosso País.

            Quero, mais uma vez, ressaltar, Sr. Presidente, a importância que o Presidente Lula tem dado às obras estruturantes na Região Amazônica. Isso tem feito uma diferença. Ao longo de muitos anos, a nossa Região foi esquecida, praticamente, pelo Governo Federal. Depois da inauguração da BR-364, em 1985, a obra mais importante do Governo Federal veio, por meio das usinas no Rio Madeira, com o Presidente Lula e sua equipe, com o apoio muito grande do Ministro Alfredo Nascimento e, agora, com essa magnífica obra, tão importante para o nosso Estado, que é a ligação de Porto Velho a Manaus, por meio da BR-319.

            Essa BR, tenho certeza, será visitada, Sr. Presidente, por muita gente do mundo inteiro, que quer conhecer a Amazônia, mas que não tem condições de acesso. Por intermédio dessa estrada, haverá muitos viajantes e muitos visitantes conhecendo e fazendo esta integração principalmente de Porto Velho (RO) e Manaus (AM).

            Muito obrigado, Sr. Presidente. Muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9284