Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa de transformação do Hemoam em hospital.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Defesa de transformação do Hemoam em hospital.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2010 - Página 9013
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • VISITA, ORADOR, FUNDAÇÃO, HEMATOLOGIA, HEMOTERAPIA, VINCULAÇÃO, SECRETARIA DE ESTADO, SAUDE, ESTADO DO AMAZONAS (AM), REGISTRO, QUALIDADE, ATUAÇÃO, AMBITO, CAPITAL DE ESTADO, INTERIOR, ATENDIMENTO, BANCO DE SANGUE, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, INCENTIVO, PESQUISA, CADASTRO, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO (CNPQ), CONVENIO, UNIVERSIDADE, PROMOÇÃO, POS-GRADUAÇÃO.
  • JUSTIFICAÇÃO, EMENDA, AUTORIA, ORADOR, ORÇAMENTO, TRANSFORMAÇÃO, FUNDAÇÃO, HOSPITAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), CONSTRUÇÃO, EDIFICIO SEDE, AQUISIÇÃO, EQUIPAMENTOS, ELOGIO, EMPENHO, MEDICO, FUNCIONARIOS, BUSCA, MELHORIA, PACIENTE, TRABALHO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), ATENDIMENTO, CRIANÇA, HEMOTERAPIA.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, centro referencial de diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas na Região Norte, o Hemoam é Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Amazonas. Sua atuação principal é na base, a Capital, mas seus bons serviços atendem também às populações do interior, na coleta, tratamento e distribuição de sangue.

            Ontem, em viagem de fim de semana ao Amazonas - viagem que eu finalizava - visitei o Hemoam, a convite de sua diretora, Drª Leny Passos. Dela e dos outros integrantes da diretoria, recebi informações sobre o funcionamento desse modelar banco de sangue. Saí de lá com a decisão de propor emenda ao Orçamento da União, para transformar em hospital aquela meritória Fundação, atualmente um banco de sangue público do Amazonas.

            A ideia é consignar para esse objetivo R$35 milhões, equivalendo ao total do custo de modelar projeto de remodelação daquela unidade. O projeto prevê a construção do prédio de acordo com as normas do Ministério da Saúde e também a aquisição dos equipamentos.

            Conta o Hemoam com enfermarias e ambulatórios que oferecem tratamentos especializados, pronto atendimento, serviço odontológico, acompanhamento fisioterápico, psicológico e social, bem como terapia transfusional para os portadores de hemopatias.

            Para assegurar qualidade de seus serviços e produtos, o Hemoam participa de controles externos de qualidade e vem obtendo certificados de Elite e Excelência em serviços laboratoriais na área de imunohematologia. Desde 2001, conta com o certificado ISO 9001/2000 para o Ciclo do Sangue, sendo a primeira instituição do gênero a obter a certificação entre os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. Recentemente, aumentou o escopo da ISO, certificando também o laboratório de análises clínicas. Até aqui, é a única instituição pública de saúde do Amazonas detentora dessa certificação.

            No campo acadêmico e científico, a Fundação Hemoam está empenhada na qualidade da formação de profissionais da área e no estímulo à pesquisa e desenvolvimento científico tecnológico da Hematologia e Hemoterapia como forma de garantir o compromisso de fornecer sangue com qualidade e atender bem aos que dele necessitam.

            O Hemoam é cadastrado como Instituição de Pesquisa junto ao CNPq e à Fapeam e desenvolve atividades de ensino em nível de graduação e pós-graduação, em convênio com universidades públicas e privadas do Amazonas, além de possuir em seu quadro um corpo de pesquisadores composto por doutores, mestres e especialistas nas mais diversas áreas.

            Na minha visita, conheci o trabalho da equipe de funcionários que atua no Hemocentro. Conversei com vários pacientes, ouvindo relatos das dificuldades do tratamento. Entre outros empecilhos, é preciso fazer exames, como ultrassom e raio-X, em outras clínicas ou hospitais. “Esses pacientes têm baixa imunidade e ficam expostos a diversas doenças quando precisam fazer exames em outros locais. Um hospital agregaria tudo em um só lugar”, explica a Drª Leny Passos.

            Inicialmente, e já concluo, Sr. Presidente, pensei em apresentar a emenda em nome da bancada, mas depois decidi apresentá-la individualmente. Como cada parlamentar no meu Estado tem direito a uma emenda de bancada, a minha será dedicada ao Hemoam. Fiquei muito sensibilizado com a dedicação dos funcionários, o empenho da atual gestão e a luta dos pacientes. Chega a ser chocante a situação dos pacientes. Por isso, entendo que eles precisam de ajuda e é meu dever ajudá-los no que for possível.

            Na mesma oportunidade, conheci também o trabalho do Grupo de Apoio às Crianças Portadoras de Doenças do Sangue - Raio de Sol, uma Oscip sem fins lucrativos que apóia crianças portadoras de doenças malignas e benignas do sangue em tratamento no hemocentro. Segundo o presidente do Raio de Sol, João Lima, o grupo atende a 500 famílias que não têm como se manter nem onde ficar em Manaus.

            Sr. Presidente, de fato é comovente a cena que vi. Crianças que sofrem de hemofilia ou de leucemia lutando pela sobrevida.

            Alguns pacientes de leucemia já com doadores de medula compatibilizados com a necessidade do organismo do paciente, outras ainda esperando, mas o fato é que dará para se fazer transplante de medula no hospital, no Amazonas. Portanto, se conseguirmos isso, será uma grande vitória. E não tenho nenhuma dúvida de que não há nada mais nobre para dedicar a emenda de bancada que me cabe do que dedicá-la ao Hemoam.

            E tem lá um menino, portador de leucemia, chamado Fabrício, que joga xadrez. Ele estava lá, ganhou de dois a um de um psicólogo do Hemoam, e ficou bem claro o desafio: na próxima viagem irei ao Hemoam jogar xadrez com Fabrício. Ele está jogando muito bem, eu estou muito enferrujado, mas, de qualquer jeito, o que eu desejo mesmo é a sorte dele, é a felicidade dele e aquele hino à vida que percebi nos olhares e na dedicação dos médicos, demais especialistas e funcionários dessa modelar instituição que é o Hemoam, Sr. Presidente, que vai virar hospital pelo nosso denodo, se Deus quiser; farei o impossível, o que estiver a meu alcance para que isso aconteça.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2010 - Página 9013