Questão de Ordem durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido de inclusão na Ordem do Dia ou imediata votação da proposta de emenda constitucional que restitui o direito do jornalista de ter sua profissão.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
EXERCICIO PROFISSIONAL. SENADO.:
  • Pedido de inclusão na Ordem do Dia ou imediata votação da proposta de emenda constitucional que restitui o direito do jornalista de ter sua profissão.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9254
Assunto
Outros > EXERCICIO PROFISSIONAL. SENADO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, ORDEM DO DIA, SENADO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, ANTONIO CARLOS VALADARES, SENADOR, REVOGAÇÃO, CASSAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), OBRIGATORIEDADE, DIPLOMA, EXERCICIO, PROFISSÃO, JORNALISTA, SAUDAÇÃO, PRESENÇA, REPRESENTANTE, DIVERSIDADE, ENTIDADE, CATEGORIA, APOIO, REIVINDICAÇÃO, ALTERNATIVA, VOTAÇÃO, POSTERIORIDADE, DELIBERAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), JUSTIFICAÇÃO, URGENCIA, POSSIBILIDADE, PARALISAÇÃO, PAUTA, ANALISE, PROJETO, REGULAMENTAÇÃO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, peço a palavra a V. Exª para colocar na Ordem do Dia ou para propor que se vote, após a deliberação dessa medida provisória que abre a pauta momentaneamente do Senado Federal, uma emenda à Constituição que consideramos da maior importância, que é de autoria do Senador Antonio Carlos Valadares e que restitui o direito do jornalista de ter sua profissão, de existir como jornalista efetivamente, direito esse que foi cassado, de forma arbitrária e atrabiliária, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), numa inconsequência sem tamanho. Isso foi o que ocorreu. Aqui, agora, contamos com a presença do Sr. Aloísio, que é da Direção Nacional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e com a Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará, Deborah Lima. Essa é a nossa reivindicação.

            Essa matéria está na pauta, é uma emenda à Constituição que já foi discutida amplamente e que foi votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Esta é a hora mais oportuna que temos para votar essa matéria, porque, Sra. Presidente, praticamente nossa pauta vai ser trancada daqui a pouco, já com as primeiras propostas sobre o pré-sal. Então, haverá um período razoável para isso, talvez todo o mês de abril, se não for tirada a urgência de nenhuma dessas matérias. Considero que não se deve tirar a urgência dessas matérias porque é absolutamente necessário para o nosso País que elas sejam votadas. Esse período curto de pauta liberada é o momento adequado, é a oportunidade que temos para votarmos as emendas à Constituição, como a emenda à Constituição dos jornalistas brasileiros e a chamada PEC da juventude. Quero solicitar o apoio dos Srs. Senadores, para que possamos votar essas duas emendas à Constituição importantíssimas.

            Além disso, fazemos justiça ao esforço extraordinário do Senador Antonio Carlos Valadares, que, de forma oportuna, com a visão larga que tem, partindo da cidade de Aracaju para o Brasil inteiro, imediatamente propôs que a Constituição recepcionasse os jornalistas, para que essa categoria não ficasse ferida de morte, como está no presente momento.

            Obrigado, Sra. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9254