Fala da Presidência durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do historiador István Jancsó.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do historiador István Jancsó.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2010 - Página 9592
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, HISTORIADOR, PROFESSOR UNIVERSITARIO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), INICIATIVA, BIBLIOTECA, INCENTIVO, PESQUISA CIENTIFICA, FORMAÇÃO, JUVENTUDE.

            O SR PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - Srªs e Srs. Senadores, o próximo Senador inscrito é o Senador Acir Gurgacz ; logo a seguir, o Senador Augusto Botelho.

            Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de requerer, nos termos dos art. 218, inciso VII, e 221 do Regimento Interno do Senado, a inserção em Ata do voto de pesar pelo falecimento de István Jancsó aos 71 anos na última terça-feira, 23, bem como a apresentação de condolência aos filhos Virgília e Lukács.

            István Jancsó, historiador, docente titular no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, e também um dos mentores da Biblioteca Brasiliana - projeto que inclui a construção de uma biblioteca na USP e a digitalização dos aproximadamente quarenta mil volumes que integravam a Biblioteca Guita e José Mindlin, doada à USP em 2006, à qual, inclusive - por sugestão do Professor István, que explicou a mim -, eu próprio destinei emendas orçamentárias para a sua conclusão.

            As pesquisas de Jancsó, profundo conhecedor da história brasileira, discutiam a problemática das estruturas nacionais e eram relacionadas ao projeto temático A Formação do Estado e da Nação brasileira (1780/1850), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

            Internado poucos dias antes da morte do bibliófilo e empresário Mindlin, ocorrido em 28 de fevereiro passado, István Jancsó morreu na madrugada de 23 de março, aos 71 anos, em decorrência de complicação renal. Vindo da Hungria na infância, o historiador dominava várias línguas e pesquisava várias culturas. Sua inteligência e inquietação tornaram seu olhar muito especial para as questões brasileiras, as quais entendia serem de grande complexidade e multiplicidade.

            István foi muito admirado por seus alunos e colegas e investia na pesquisa e formação de jovens cientistas. Acompanhava seus alunos de iniciação científica da graduação até o doutorado.

            Feliz pelas conquistas de seus alunos, empreendedor, o professor, historiador, pesquisador, cientista sempre acreditou na importância do sentimento de coletividade, tendo sido um dos principais formadores das condições que viabilizaram a pesquisa histórica em nosso País.

            Atualmente, István Jancsó orientava três projetos de iniciação científica, três de mestrado, cinco de doutorado, supervisionando três estágios pós doutorais. Ocupava o cargo de editor da revista eletrônica Almanack Brasiliense e integrava o conselho editoral de cinco revistas científicas.

            Encaminho à Mesa o presente requerimento para o envio de condolências aos familiares e amigos do Professor István Jancsó.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2010 - Página 9592