Fala da Presidência durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reclamação pelo uso indevido da palavra por determinados Senadores, que utilizam de artifício e solicitam a palavra por uma questão inadiável ou por uma questão de ordem.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Reclamação pelo uso indevido da palavra por determinados Senadores, que utilizam de artifício e solicitam a palavra por uma questão inadiável ou por uma questão de ordem.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2010 - Página 9266
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO, REGIMENTO INTERNO, SENADO, CONFIRMAÇÃO, HIPOTESE, PROIBIÇÃO, USO DA PALAVRA, QUESTÃO DE ORDEM, CRITICA, SENADOR, DESRESPEITO, NORMAS, COBRANÇA, RESPONSABILIDADE, MESA DIRETORA.

            O SR. PRESIDENTE (Roberto Cavalcanti. Bloco/PRB - PB) - Acabamos de ouvir o Senador Renato Casagrande, do Espírito Santo.

            Obedecendo à alternância estabelecida pela Mesa, no sentido de se chamar um inscrito pela liderança e um inscrito para comunicação inadiável, convidamos o Senador Tião Viana para se pronunciar. (Pausa.)

            Não estando presente S. Exª, o Senador César Borges. (Pausa.)

            Não estando presente S. Exª, convido para a tribuna o Senador Mão Santa, pela liderança.

            Senador Mão Santa, só pediria licença para falar aqui, por poucos segundos, como V. Exª me ensinou, para fazer um registro. É que existe um profundo desrespeito nesta Casa para com os Senadores inscritos, na ordem de inscrição. Essas inscrições, nos obrigam a que elas sejam realizadas, muitas vezes, dois, três dias antes das sessões. No momento presente, nós acabamos de ouvir o Senador Casagrande, que está em quinto lugar. Nós temos mais de 25 oradores inscritos. Muitas vezes, determinados Senadores aqui chegam e, utilizando de um artifício, que é pedir por uma questão inadiável ou por uma questão de ordem, alteram completamente. Muitos dos Senadores aqui presentes fizeram uso da palavra solicitando-a pela ordem, quando, regimentalmente, está dito:

Art. 14 .........................................................................................

....................................................................................................

VIII [...]

a)pela ordem, para indagação sobre andamento dos trabalhos, reclamação quanto à observância do Regimento, indicação de falha ou equívoco em relação à matéria da Ordem do Dia, vedado, porém, abordar assunto já resolvido pela Presidência.

            Então, não trata de assuntos outros que não sejam exatamente de esclarecimentos. Porém, existe uma série de Senadores que são fura-fila, que vêm aqui e utilizam indevidamente esse instrumento, solicitam a palavra pela ordem para fazer seus pronunciamentos.

            Então, queria pedir à Casa que realmente houvesse maior rigor no tocante a isso, para que não haja prejuízo diário dos Senadores que estão inscritos e que não conseguem falar.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2010 - Página 9266