Pronunciamento de Papaléo Paes em 30/03/2010
Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da entrevista intitulada "Não existe droga segura", concedida pela diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, dos Estados Unidos, a psiquiatra mexicana Nora Volkow à revista Veja, edição de 31 do corrente.
- Autor
- Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
- Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DROGA.
:
- Registro da entrevista intitulada "Não existe droga segura", concedida pela diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, dos Estados Unidos, a psiquiatra mexicana Nora Volkow à revista Veja, edição de 31 do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/03/2010 - Página 10612
- Assunto
- Outros > DROGA.
- Indexação
-
- TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ENTREVISTA, DIRETOR, ENTIDADE, COMBATE, DROGA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PUBLICAÇÃO, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, INFLUENCIA, ENTORPECENTE, SOCIEDADE, ESPECIFICAÇÃO, ADOLESCENTE.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, venho à tribuna neste momento para fazer o registro da entrevista “Não existe droga segura”, concedida pela diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, dos Estados Unidos, a psiquiatra mexicana Nora Volkow à revista Veja em sua edição de 31 de março de 2010.
Na entrevista, a doutora Volkow analisa as influências das drogas lícitas e ilícitas na sociedade, em especial entre os adolescentes. Para a pesquisadora, tanto a maconha quanto a dimetiltriptamina (DMT), presente no chá do Santo Daime, agravam, por exemplo, os sintomas de paranóia e alucinações em portadores de esquizofrenia. Ainda segundo a doutora Nora Volkow, “há quem veja a maconha como uma droga inofensiva. Trata-se de um erro. Comprovadamente ela tem efeitos bastante danosos”.
Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que a entrevista citada seja considerada como parte integrante deste pronunciamento.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.
*************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*************************************************************************
Matéria referida
“Não existe droga segura”, Veja
Modelo1 12/10/257:49