Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da entrevista intitulada "Não existe droga segura", concedida pela diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, dos Estados Unidos, a psiquiatra mexicana Nora Volkow à revista Veja, edição de 31 do corrente.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DROGA. :
  • Registro da entrevista intitulada "Não existe droga segura", concedida pela diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, dos Estados Unidos, a psiquiatra mexicana Nora Volkow à revista Veja, edição de 31 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2010 - Página 10612
Assunto
Outros > DROGA.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ENTREVISTA, DIRETOR, ENTIDADE, COMBATE, DROGA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PUBLICAÇÃO, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, INFLUENCIA, ENTORPECENTE, SOCIEDADE, ESPECIFICAÇÃO, ADOLESCENTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, venho à tribuna neste momento para fazer o registro da entrevista “Não existe droga segura”, concedida pela diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, dos Estados Unidos, a psiquiatra mexicana Nora Volkow à revista Veja em sua edição de 31 de março de 2010.

            Na entrevista, a doutora Volkow analisa as influências das drogas lícitas e ilícitas na sociedade, em especial entre os adolescentes. Para a pesquisadora, tanto a maconha quanto a dimetiltriptamina (DMT), presente no chá do Santo Daime, agravam, por exemplo, os sintomas de paranóia e alucinações em portadores de esquizofrenia. Ainda segundo a doutora Nora Volkow, “há quem veja a maconha como uma droga inofensiva. Trata-se de um erro. Comprovadamente ela tem efeitos bastante danosos”.

            Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que a entrevista citada seja considerada como parte integrante deste pronunciamento.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida

“Não existe droga segura”, Veja


Modelo1 7/18/242:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2010 - Página 10612