Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Restrospectiva da trajetória política de S.Exa., por ocasião da despedida do mandato de Senador da República, em consequência do próximo retorno do titular, Senador Leomar Quintanilha.

Autor
Sadi Cassol (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Sadi Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Restrospectiva da trajetória política de S.Exa., por ocasião da despedida do mandato de Senador da República, em consequência do próximo retorno do titular, Senador Leomar Quintanilha.
Aparteantes
Geovani Borges, Mão Santa, Romeu Tuma, Tião Viana.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2010 - Página 11181
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • BALANÇO, ATUAÇÃO, ORADOR, DESPEDIDA, EXERCICIO, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO, RETORNO, LEOMAR QUINTANILHA, TITULAR, DEFESA, DIREITOS, CONSUMIDOR, GARANTIA, RECURSOS, MUNICIPIOS, AGILIZAÇÃO, OBRAS, PREPARAÇÃO, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, OLIMPIADAS, NECESSIDADE, PRESERVAÇÃO, ETICA, MORAL, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, AGRADECIMENTO, RECEPÇÃO, APOIO, BANCADA, DIVERSIDADE, CONGRESSISTA, AUTORIDADE, GOVERNADOR, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Estimado Presidente, Senador Cafeteira, demais Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna esta tarde não para anunciar uma despedida, mas, sim, para comunicar uma vitória nesse Parlamento, onde, nestes últimos seis meses, tive oportunidade de atuar, representando o meu querido Estado do Tocantins e o meu partido, o Partido dos Trabalhadores, o PT.

            Eu gostaria da compreensão e tolerância de V. Exª, Senador, no sentido de me dar um pouquinho mais de 10 minutos para que eu possa fazer uma leitura de algumas ações nestes últimos seis meses. Como ainda há poucas presenças, claro que os ilustres Senadores, colegas, vão permitir que eu use um pouco mais de 10 minutos. Eu gostaria dessa compreensão, Sr. Presidente.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há seis meses, chegava a esta Casa para exercer o mais importante cargo de toda a minha vida pública. Se de um lado sentia uma enorme expectativa por integrar a Câmara Alta do meu País, de outro lado, encarava o desafio de representar com dignidade o Estado do Tocantins e a sua valorosa população.

            Tive o privilégio de ser o primeiro representante do Partido dos Trabalhadores a integrar a bancada federal do Tocantins, fato altamente relevante para consolidar a presença do nosso partido nos quadros públicos e políticos do local.

            A convivência fraterna que aqui mantive com os meus nobres pares de todas as cores partidárias revelou-se para mim um incalculável aprendizado que me será bastante útil em toda a minha trajetória de homem público.

            Tenho uma longa experiência parlamentar. Exerci mandato de Vereador nos legislativos municipais de Ibiraiaras e Veranópolis, no meu querido Estado natal do Rio Grande do Sul. Posteriormente, mudei-me para Palmas, capital do Tocantins, onde também tive a oportunidade de me eleger Vereador.

            Essa experiência parlamentar enriqueceu-se significativamente com a minha passagem pelo Senado da República e reforçou em mim o sentimento que tenho sobre a importância do Parlamento na organização social e política do nosso País.

            Esta é a casa do diálogo, da livre manifestação de pensamentos, da pluralidade de ideias. Aqui, todos os segmentos da sociedade se fazem representar e é aqui que eles têm oportunidade de apresentar e defender as suas demandas.

            Não existe poder mais democrático e transparente. A valorização do Parlamento é essencial à democracia, conquista tão prezada por todos nós.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste período em que aqui estive, procurei dar efetividade ao meu mandato e apresentar proposições legislativas focadas na garantia dos direitos do consumidor e, sobretudo, no fortalecimento dos Municípios brasileiros.

            Nem poderia ser diferente. Os Municípios passam por grande dificuldade por terem sido os mais atingidos pela grave crise financeira internacional ocorrida em 2009, com efeitos devastadores sobre as suas finanças.

            É no Município que o cidadão busca o atendimento de suas necessidades mais elementares. É lá que a população procura serviços de saúde, de educação, de transporte, de segurança e tantos outros.

            Pensando assim, propusemos algumas iniciativas para auxiliar os Municípios a superarem este momento de crise, como a dispensa da contrapartida nos convênios firmados com o Governo Federal para transferências voluntárias. Tal medida, apresentada na forma de sugestão, teve o propósito de proporcionar algum alívio financeiro aos entes municipais na celebração de convênios e de outros repasses.

            Outra iniciativa importante foi de natureza tributária. Apresentamos proposta de alteração da lei complementar para definir o local de cobranças do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) incidente sobre serviços relativos a cartão de crédito e débito.

            A nossa ideia foi induzir o recolhimento desse tributo municipal nas transações efetuadas com o uso de cartões de crédito e débito, já previsto na legislação. Essa medida, que não propõe a criação de nenhum tributo novo, concorreria para aumentar a arrecadação dos Municípios e ajudá-los a equacionar as suas dificuldades de caixa.

            No que diz respeito aos direitos dos consumidores, apresentamos projeto de decreto legislativo para impedir o repasse indevido de recursos oriundos do seguro obrigatório de veículos automotores para entidades como a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Fundação Escola Nacional de Seguros.

            O nosso objetivo foi o de conferir a transparência sobre arrecadação e a destinação dos recursos do seguro obrigatório de veículos, que superou os R$4,6 bilhões em 2008.

            Apresentamos, também, projeto de lei instituindo normas especiais para licitações e contratos de obras, serviços, compras e alienações da administração pública relativas às construções e reformas dos complexos esportivos a serem utilizados na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

            A proposta visa a dar celeridade às obras relativas a esses dois grandiosos eventos esportivos que o Brasil sediará, sem, contudo, abrir mão dos princípios da moralidade, da austeridade e do trato da coisa pública.

            A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 serão a grande oportunidade de o Brasil exibir a sua excepcional vocação turística e de se consolidar como um dos grandes e principais roteiros mundiais.

            Outra iniciativa nossa foi a proposta de emenda à Constituição que obriga os órgãos da administração federal, municipal e estadual a observarem, na realização de concursos públicos, o piso salarial, vigente no País, das diversas categorias.

            Eu concedo um aparte ao Senador Tião Viana.

            O Sr. Tião Viana (Bloco/PT - AC) - Peço um aparte a V. Exª, Senador Sadi Cassol, para apenas externar o mais elevado respeito, o agradecimento a V. Exª pelo cumprimento honroso do mandato de Senador nesse período aqui no Senado Federal. Honrou o mandato junto ao nosso partido, foi solidário, defendeu a unidade da base do Governo, cumpriu todos os desafios e pedidos de colaboração que o Governo fez sobre votar, sobre defender e sobre debater. Legislou como um parlamentar com autonomia e com a larga experiência que tem, no sexto mandato que ocupa, cumpriu as metas de fiscalizar e também zelou por aquilo que é essencial para o Senado: a defesa do interesse federativo. V. Exª olhou para o Estado do Tocantins com carinho, com apreço, com responsabilidade. Defendeu a tese do financiamento público revisado e melhorado para o seu Estado, através dos repasses constitucionais, discutiu política tributária, fez debates, nas comissões, à altura dos desafios que lhe foram apresentados pelo partido. Então, nos deu muita alegria. Eu tenho certeza de que V. Exª elevou o nome do Tocantins no Senado Federal e tem enormes desafios parlamentares pela frente. Eu espero que não tenha cumprido apenas seis mandatos na vida, mas que esteja, em breve, junto ao Senado brasileiro, cumprindo os maiores desafios que o Estado do Tocantins há de lhe confiar, dividindo com V. Exª, como os desafios em relação ao futuro. Tenho muita admiração e muito respeito por V. Exª, e deixaria uma marca de observação da nossa convivência com traços bonitos de humildade e companheirismo que V. Exª exerceu junto a todos nós. Parabéns e obrigado pela boa convivência, amizade e responsabilidade política com que exerceu o seu mandato.

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Muito obrigado Senador Tião Viana. Ouvir as referências de V. Exª, com a admiração que o País tem por V. Exª e pelo seu trabalho, para mim é muito gratificante; e pode ter certeza de que não vou esquecer nenhuma dessas palavras pelo resto da minha vida.

            Muito obrigado mesmo.

            Ouço o nobre Senador Geovani Borges.

            O Sr. Geovani Borges (PMDB - AP) - Senador Sadi Cassol, realmente, tive a oportunidade e o privilégio de observar a atuação de V. Exª nesta Casa, seja nas Comissões, seja aqui no plenário, tanto na tribuna como conduzindo os trabalhos desta Casa na Presidência, bem assim os apartes de V. Exª, os seus pronunciamentos, as suas propostas de emenda à Constituição, seus projetos. E Tocantins, neste momento, deve sentir um orgulho muito grande de V. Exª, pelo caráter, pelo parceiro, pela personalidade com que defende os interesses daquela gente, do povo tocantinense. Foi uma honra para mim muito grande ter convivido esse tempo com V. Exª aqui. Daqui a alguns dias também estarei...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Geovani Borges (PMDB - AP) - (...) fazendo o mesmo pronunciamento de despedida, só que será a terceira vez que subirei à tribuna para fazer esse tipo de pronunciamento, e volto. Esta Casa, com certeza, receberá V. Exª novamente, para continuar a luta pelos interesses do povo de Tocantins. Parabéns a V. Exª, um abraço muito carinhoso e boa sorte na campanha.

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Muito obrigado, Senador Geovani Borges. Agradeço e quero fazer recíprocas as palavras, pela admiração que já tenho no pouco tempo em que nos encontramos aqui. O senhor também é suplente de Senador e demonstrou uma capacidade enorme nesta Casa.

            Muito obrigado pelas referências.

            Concedo um aparte ao ilustre Senador Romeu Tuma e, em seguida, ao meu padrinho nesta Casa, o Senador Mão Santa.

            O Sr. Romeu Tuma (PTB - SP) - V. Exª precisa tomar a benção dele, então, já que a mão é santa e é seu padrinho. Mas, Senador Cassol, tenho uma alegria imensa, incorporada a uma tristeza também, por vê-lo despedir-se desta Casa. A alegria é por Deus ter aberto as portas para fazermos uma amizade sincera...

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Muito obrigado.

            O Sr. Romeu Tuma (PTB - SP) - (...) simpática e de admiração por V. Exª, pela sua educação, pela sua tranquilidade ao conversar, sempre com uma voz bem suave, para não trazer nenhum constrangimento a quem com V. Exª dialoga. V. Exª é um gaúcho que levou os seus conhecimentos ao Tocantins, o Estado mais novo da Federação. Para lá levou a sua experiência e também teve uma atividade político-representativa na Câmara Municipal, segundo a sua descrição. Veio para o Senado no cargo mais alto do Legislativo nacional e, aqui, se comportou com elegância, com exemplo de trabalho, trazendo assuntos seriíssimos à tribuna, trazendo ao nosso conhecimento vários fatos de que, às vezes, por mais tempo que aqui se passe, não se tem conhecimento. Sua defesa dos engenheiros, o salário básico de pessoas que precisam ser reconhecidas nas suas profissões, tudo isso V. Exª trouxe com muita força, dentro da dignidade com que conduziu o seu mandato até agora. Tenho certeza de que qualquer dia desses V. Exª estará de volta como titular nesta Casa. Boa sorte, que Deus o abençoe e lhe dê todo o sucesso!

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Obrigado, Senador Romeu Tuma. Eu, há muitos anos, acho que há umas duas décadas ou mais, tenho acompanhado o seu trabalho, ainda como delegado da Polícia Federal, e tenho uma admiração que não é de hoje, no Parlamento, mas de umas duas, três décadas atrás, pelo seu trabalho sério neste País.

            Ouvir de V. Exª essas referências engrandece muito a minha pessoa, o meu Tocantins, a minha família, os meus amigos todos, porque são referências sinceras, de pessoas do nível de V. Exª. Para mim, é um orgulho muito grande ouvir isso de V. Exª.

            Muito obrigado, Senador Romeu Tuma, do fundo do coração.

            Concedo a palavra, como já disse antes, ao meu padrinho, Senador Mão Santa, que foi o primeiro que me abriu a oportunidade de presidir o Senado. Essa é uma oportunidade que poucos suplentes têm, e eu tive essa oportunidade.

            Agradeço ao Senador Mão Santa e passo-lhe a palavra para um aparte.

            O SR. PRESIDENTE (Epitácio Cafeteira. PTB - MA) - A Mesa faz questão de registrar que comunga dessa alegria dos Senadores e, inclusive, está permitindo apartes. Agora, vai aparteá-lo o Senador Mão Santa, que, depois, usará da palavra.

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Muito obrigado, Presidente.

            O Sr. Mão Santa (PSC - PI) - Sadi Cassol, eu faria uma pergunta: quantos dias V. Exª passou como Senador da República?

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Seis meses, completados dia 22 deste mês, e os dias de lá para cá. Seis meses e dez dias.

            O Sr. Mão Santa (PSC - PI) - V. Exª veio demonstrar ao País... Nós conhecemos os avanços do regime democrático brasileiro. Então, o suplente sofreu, vamos dizer, injustamente, por falta de conhecimento da opinião pública, da imprensa, certas agressividades, mas, muito pelo contrário, o suplente ganha junto com o Senador. O candidato ao Senado disputa com uma equipe. É como num time de basquetebol, em que você vai escalar os melhores. Então, não há isso que a imprensa acha, que não tem valor, não sei o quê. Um quadro vale por dez mil palavras. Adentrou neste Senado Fernando Henrique Cardoso como suplente por São Paulo. Franco Montoro elegera-se Governador do Estado. Ele, suplente, passou quatro anos aqui. E, queiramos ou não, marco ou não, é o maior estadista que o País tem. Eu não sou do partido dele não. E foi tão brilhante que saiu daqui para ser Presidente e revolucionou este País. Este País era uma zorra. Quem fala mal de Fernando Henrique é simplesmente idiota - e não sou do partido dele, nunca fui -, porque isso era uma zorra. Eu fui prefeito, prefeitinho. Olha, havia mês que a inflação era de 100% ao mês! Era o maior monstro. Comia logo a metade do salário do trabalhador. Todos os meses eu fazia a folha de pagamento para atualizar. Eu não ia analisar todo, não. Isso era uma zorra, e ninguém sabia quanto a gente devia, quem devia.... Os prefeitos tiravam, irresponsavelmente - o Cafeteira se lembra -, a tal da ARO - Antecipação de Receita Orçamentária -, que era a maior imoralidade, a maior indignidade. E ele enterrou isso. O Brasil, Sadi Cassol, tem 5.866 Municípios. Então, quando perdia a eleição, ele ia a um banco - lá no Ceará, tinha um BIC pertinho -, chegava lá e tirava quanto queria: Antecipação da Receita Orçamentária. Tirava dinheiro e deixava tudo endividado. Era dinheiro em banco aí de todo jeito. Olha, ele acabou com isso. Lei de Responsabilidade Fiscal. O homem mais competente e mais digno da história e da economia chama-se Pedro Malan. E eu vi o arrocho. Eu era Governador, depois de ser prefeito. E ninguém gosta de pagar não. Eu não gostei não. Mas teve de juntar a dívida naquele bolo todo e renegociar e pagar a dívida - não é, Cafeteira você que foi Prefeito. Então, ele entrou como suplente e encantou. E V. Exª chega e, agora, o Tocantins lhe conhece mais. Olha, eu nunca vi uma pessoa em tão pouco tempo ter tantas atividades como V. Exª. Neste exato momento, sou da Mesa Diretora e substituo o Presidente Sarney, que está hospitalizado, e, muitas vezes, chamei V. Exª justamente porque eu aposto no nome de V. Exª. Juscelino Kubitschek... Estudei muito, sou médico, psicologia, professor, e há uma tal de Neurolinguística, que diz, Cafeteira, que tem de ter “modelagem”. Você tem de ter um modelo. Você quer ser jogador de futebol, vai imitar o Pelé, o Ronaldinho. Você quer ser cantor, Roberto Carlos e outros. Então, nessa modelagem, o Juscelino Kubitschek disse o seguinte: “Para você ser político, a primeira coisa: tem de ser conhecido; ter visibilidade”. E aquele meu gesto de chamá-lo para Presidente é porque eu queria dar visibilidade a V. Exª, para Tocantins e o País conhecê-lo. V. Exª é do PT - eu não sou do PT, eu até andei dizendo, mas é um negócio aí... É o seguinte: V. Exª é do PT do bem, é do PT cristão.

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Muito obrigado.

            O Sr. Mão Santa (PSC - PI) - Além do seu estoicismo aqui no Plenário, nas Comissões, defendendo os temas, representando o Senado... Outro dia, V. Exª estava lá vendo a Embraer, com o Azeredo, com o Cristovam, representando todas elas. Então, disse Juscelino Kubitschek: “Tem de ter duas coisas: visibilidade - ser conhecido, ter charme, e V. Exª com esse bigode aí... Sarney tem bigode; esse pessoal de bigode... Então, V. Exª está credenciado... Aliás, o povo do Brasil quer V. Exª neste Congresso. Então, compete ao povo de Tocantins esse reconhecimento. Portanto, nossa admiração, que é tamanha, tamanha... Eu, que represento o Partido Social Cristão, posso testemunhar, Cafeteira, o espírito cristão desse homem, a doutrina cristã, a sua efervescência e de como ele fala da doutrina de Cristo, de Jerusalém, da vida de Cristo - e estamos na Semana Santa. Então, foi gratificante conviver com V. Exª. Aprendi muito... Aprendi até isso: amar mais a Deus, a Cristo e ao próximo. O Tocantins tem muito a ver com o pronunciamento que eu vou fazer, no sentido de que este País deve criar novos Estados. Cafeteira, eu sou o homem, no mundo, que mais criou cidades. Criei 78! Eu sei que V. Exª foi um prefeito melhor do que eu; foi o melhor prefeito de São Luís. Eu era menino, e ele botava no muro: “Prometeu; cumpriu; prometeu; cumpriu! Prometeu;...” Foi um Governador extraordinário com quem eu aprendi. Mas, talvez, pelo seu exemplo, eu sou o brasileiro que mais criou cidades neste País. Criamos 78 novas cidades quando governamos o Piauí. Peguei o Estado com 145 e o entreguei com mais 78. Então, vou entrar numa campanha para que se criem Estados. E aí é o quadro: Tocantins, que beleza de exemplo! Um crescimento, e até naquelas riquezas, um crescimento político, mandando um representante da estirpe de V. Exª para o Senado da República. Então, associo-me a Deus e ao Cristo para lhe proteger, lhe iluminar e lhe mandar de volta ao Congresso Nacional, para representar, com a sua grandeza, a grandeza do povo de Tocantins.

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO) - Muito obrigado, Senador Mão Santa. É claro que eu não tenho palavras suficientes para agradecer essa manifestação, até por que tenho limitações que qualquer ser humano tem. Mas, com certeza absoluta, serão guardadas em mim, e em todo o Tocantins, essas referências de V. Exª. Dias atrás, fui homenageado no Município de Veranópolis, Rio Grande do Sul, recebendo o título de Cidadão Veranopolitano, e em Ibiraiaras, Rio Grande do Sul, recebendo o Título Emérito, e, no voo regional que fiz de Porto Alegre a Passo Fundo, em um pequeno avião, alguém viu que eu portava o bóton do Senado e perguntou-me se eu era Senador, eu disse que sim. E ele disse-me: “Olha, assisto sempre à TV Senado porque gosto da política, gosto dos debates, mas vocês tem um Senador lá que sempre que ele usa à tribuna, eu gosto de ouvir, o Mão Santa”. Quero dar esse testemunho a V. Exª de que a sua participação é no Brasil todo, não é só no Piauí.

            Muito obrigado por tudo, Senador Mão Santa.

            Sr. Presidente, para concluir, farei os agradecimentos agora. Permita-me fazer a leitura dos agradecimentos às pessoas que eu quero mencionar aqui.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou apresentando esse breve relatório da minha atuação parlamentar por entender que devo a sociedade brasileira, de um modo geral, e ao povo tocantinense, em particular, uma prestação de contas do trabalho aqui desempenhado.

            No plano político, integrei a base de sustentação do Presidente Lula, apoiando as ações e iniciativas de seu Governo, que estão produzindo uma verdadeira transformação da realidade brasileira, especialmente no que diz respeito aos avanços sociais por ele conseguidos.

            Mantive diversas audiências com Ministros de Estado e com o alto escalão do Governo Federal não apenas para levar reivindicações do Estado de Tocantins, mas também para oferecer a nossa contribuição política.

            Pude participar ativamente das instâncias de decisões partidárias, encontrando-me com os dirigentes nacionais do PT, como o Presidente Lula e com a pré-candidata, Dilma Rousseff.

            Acompanhei a execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o qual tem sido responsável, juntamente com os programas de transferência de renda, pela melhoria efetiva na qualidade de vida da população brasileira.

            A política econômica responsável do Governo Federal e os investimentos realizados permitiram que o nível de empregos batesse recorde no ano passado, com a criação de mais de oito milhões de vagas formais. A expansão da classe média brasileira, que já supera metade da população, assim como o aumento de renda média do trabalhador são indicadores importantes de que estamos no caminho certo na redução das desigualdades no Brasil.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao fazer essa minha despedida do mandato de Senador da República, não poderia deixar de fazer alguns agradecimentos.

            Em primeiro lugar, agradeço a Deus pelo dom da vida e pelas bênçãos a mim concedidas.

            Quero agradecer ao Senador Leomar Quintanilha, titular do mandato, homem público tão comprometido com as causas do nosso Estado que para lá se dirigiu para assumir a Secretaria da Educação num momento crítico de instabilidade política.

            Agradeço também ao Governador Carlos Henrique Gaguim, que assumiu o Governo do Estado em meio a uma crise que ameaçava a governabilidade, mas soube buscar o apoio das lideranças políticas locais para viabilizar um governo de coalizão.

            Agradeço ao Senador José Sarney, nosso Presidente, que me recebeu de forma tão cortês nesta Casa e aos colegas de bancada do Partido dos Trabalhadores, especialmente meu líder Aloízio Mercadante, pela calorosa acolhida. De igual forma, agradeço aos colegas de representação do Tocantins, o Senador João Ribeiro e a Senadora Kátia Abreu, que junto comigo defendem os interesses do Estado de maneira apaixonada.

            Quero agradecer aos servidores da Secretaria de Comunicação Social do Senado, aos profissionais de imprensa que atuam nesta Casa, pela ampla divulgação que dão do trabalho legislativo.

            Agradeço aos veículos de comunicação do meu Estado, à imprensa escrita, às emissoras de TV e de rádio, assim como aos portais de internet, que cobrem, em tempo real, a atuação da bancada tocantinense no Congresso Nacional.

            Agradeço o apoio recebido dos prefeitos e vereadores tocantinenses, tanto do meu partido quanto de outras agremiações.

            Os meus agradecimentos aos dirigentes do Partido dos Trabalhadores no meu Estado, na figura do seu presidente, Donizeti Nogueira, assim como aos companheiros de luta, como o Prefeito de Palmas, Raul Filho, que me confiou a honra de colaborar com o seu governo na condição de secretário municipal e de Ouvidor-Geral do Município.

            Agradeço também as Forças Armadas Brasileiras pela oportunidade que me proporcionaram de conhecer o trabalho de pesquisa que realizam no Continente Antártico, o monitoramento da região amazônica e o desenvolvimento das tecnologias de defesa e a indústria aérea.

            Quero compartilhar esse sucesso de minha missão com os colegas Senadores, que me receberam de forma tão amistosa e confirmaram a impressão que sempre tive desta Casa, que abriga homens e mulheres dignos de respeito e de confiança da população brasileira.

            Especialmente ao Senador Mão Santa, agradeço a honrosa oportunidade que tive de presidir a Mesa dos trabalhos do Senado Federal em diversas oportunidades, em uma gentil deferência dos meus Pares.

            Quero agradecer também ao qualificado corpo do Senado Federal, a Secretária Cláudia Lyra e toda a sua equipe da Secretaria-Geral, os funcionários de forma geral, que nos dão o suporte necessário para as atividades no plenário.

            Agradeço aos servidores do meu Gabinete de apoio, cuja competente colaboração foi essencial para que eu pudesse exercer meu mandato parlamentar com a eficiência que a população tocantinense esperava.

            Quero fazer uma referência especial às servidoras do meu Gabinete que trabalham no apoio, como a Adriana, a Margarida e a Noêmia; às que pertencem a empresas terceirizadas e atuam na limpeza, como a Srª Arlete, Dona Dadá, Srª Helena e Dona Maria.

            Neste mês em que homenageamos as mulheres, quero aproveitar para cumprimentar todas elas na figura da Líder do meu Partido, Dona Raimunda, quebradeira de coco de Babaçulândia, do Bico do Papagaio, que representa como ninguém a força e o espírito de luta da mulher brasileira.

            Por fim, quero agradecer a todos os tocantinenses pela oportunidade.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/19/242:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2010 - Página 11181