Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao governo federal pela conclusão das obras do Porto de Luiz Correia/PI. (como Líder)

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Apelo ao governo federal pela conclusão das obras do Porto de Luiz Correia/PI. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2010 - Página 12136
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COBRANÇA, GOVERNO FEDERAL, CONCLUSÃO, OBRAS, PORTO, MUNICIPIO, LUIZ CORREA, ESTADO DO PIAUI (PI), SUGESTÃO, CRIAÇÃO, TERMINAL, PETROLEO, JUSTIFICAÇÃO, FACILIDADE, CONSTRUÇÃO, REDUÇÃO, PREÇO, GASOLINA, INCENTIVO, PESCA, REGIÃO, FIXAÇÃO, PORTO MARITIMO, PESCADOR.
  • DEFESA, VIABILIDADE, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), LUIZ CORREA, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), EXPECTATIVA, MELHORIA, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, POSSE, VICE-GOVERNADOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Presidenta Serys Slhessarenko, Parlamentares presentes, brasileiras e brasileiros aqui no plenário do Senado da República e que nos acompanham através do sistema de comunicação do Senado da República.

            Senadora Serys, o Piauí tem o menor litoral: 66 quilômetros.

            Geraldo Mesquita, faça-me um favor. Veja se tem um livro de capa preta por aí, no meu lugar. Tem? Eu gostaria que alguém o trouxesse até aqui.

            E quis Deus estar ali o Presidente Sarney com a encantadora Governadora do Pará, Carepa.

            Este livro o autor o escreveu em 1918. O Presidente Sarney, que sabe tudo ou quase tudo... Ele é muito interessante:

             

            “Ministerio da Viação e Obras Publicas

            Inspectoria Federal de Portos Rios e Canaes

            O Rio São Francisco e Alguns Pequenos Portos Maritimos do Norte do Brasil

            Pelo Engenheiro Souza Bandeira

            Exmº Sr. Dr. Epitacio da Silva Pessoa

            M. D. Presidente da Republica.”

             

            Então, publicado em 1920, mas o trabalho foi em 1918. Quer dizer, nós estamos em 2010, em 2018 vai fazer um século que foi iniciado - olhe as coisas do Brasil! - esse porto do Piauí. Nesse tempo, chamava-se Povoado de Amarração, mas hoje é a cidade de Luís Correia. Ele nascera na região. E Luís Correia é uma personalidade muito importante.

            Luís Correia é irmão do meu avô, mas a importância dele é que ele foi ser jurista no Ceará. Aliás - está ouvindo, Jayme Campos? -, destinação. Esse Luís Correia - que é o nome da cidade hoje e do porto e o nome do meu avô -, para não se envolver com política, foi para o Ceará, para ser jurista.

            Geraldo Mesquita, e lá, sendo professor de Direito com Clóvis Beviláqua, ele teve duas filhas, que transformaram - é a mulher que faz o homem - os maridos em Governadores: Virgílio Távora e Flávio Marcílio, que foi Presidente da Câmara por duas vezes.

            Hoje, esse Porto do Povoado de Amarração se chama a cidade de Luís Correia, quase um século. Evidentemente, esse livro é sobre o rio São Francisco e os portos marítimos do norte do Brasil. Ele está aqui, uma determinação de Epitácio Pessoa.

            O Porto de Amarração - está vendo? O Porto de Tutóia, e ele diz aqui:

            “Resta o Porto de Amarração, cujas condições são muito precárias, mas podem ser melhoradas.

            O Rio Parnahyba lança-se no Atlântico por cinco boccas que, de leste para oeste se denominam: Igaraçú ou Amarração, Canarias, Cajú, Carrapato ou Melancieira e Tutoya.

            O fato é que, desde então, o Governo vem gastando dinheiro: 1918, para o engenheiro chegar lá, fazer projeto e tudo.

            Ultimamente, eu, o Senador Heráclito Fortes e o Senador João Vicente pedimos uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura, presidida pelo Presidente Collor, e começamos a discutir. Coloquei as minhas emendas naquele Porto: de início, 3 milhões; 17 milhões; 20 milhões; 40 milhões. Quer dizer, infelizmente - repito, infelizmente, infelizmente -, Geraldo Mesquita, o Governador, que era do PT, sem visão de futuro, não se importou. Mas agora está aqui um novo Governador, Wilson Martins, do PSB, um homem arrojado, de luta, que tem o apelido até de trator. Esperamos que ele dê e consiga resgatar essas emendas.

            Então, o do Piauí, como eu advertia, está aqui: “[...] o petista Wellington Dias, investiu na ampliação do Aeroporto de Parnaíba, para promover o turismo na região”. E eles montaram um tripé - um tripé, Geraldo Mesquita -, baseado na mentira, na corrupção e na incompetência.

            O Piauí não teve este negócio de terremoto, de maremoto, de tsunami, de vulcão, nunca teve, mas teve um Governo do PT.

            Ô Jayme Campos, o estrago é maior do que o de um terremoto: digo isso, e o Piauí também. Todo o Piauí está feliz, porque ele saiu e deixou para esse, que é um rapaz novo, médico, neurocirurgião, do PSB. Então, o Piauí vive dessa esperança.

            Mas aqui está o jornal, O Estado de S.Paulo: “Candidatos têm passivo de projetos incompletos”.

            Então, o Governador do Piauí disse, botou na televisão - e o Piauí é comprido: lá desse litoral até a Bahia são quase... o Rio Parnaíba é entrelaçado. São 1.458 quilômetros.

            (Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Então, ele publica as coisas, bota na televisão: “Inaugurou um aeroporto internacional”.

            Mentira! O Aeroporto de Parnaíba - eu estava na inauguração, foi no período revolucionário, era Ministro João Paulo dos Reis Velloso, numa transição do Governo de Alberto Silva para Dirceu Arcoverde - foi inaugurado por volta do início dos anos 70.

            O modelo daquele aeroporto é igual ao de Teresina. Trata-se de uma planta que parece um caixão. Os militares fizeram uns cem desses Brasil afora.

            O Governador coloca na televisão, e o sul do Piauí pensa que ele fez. É igual, é a mesma planta de Teresina.

            Ele tinha 2.100 metros, balizamento, eu coloquei. É um aeroporto internacional, Magno Malta, porque é acessório de Fortaleza, é próximo, se houver uma pane. Sempre foi acessório de Fortaleza. Há uma base aérea, então funcionou. É isso.

            Mas aí o Governador realmente fez. Tinha 2.100 metros. Ele aumentou 400 metros. Então, a pista, 2.500 metros. Mas ele não o fez, não o iluminou.

            E o prédio, eu estava na inauguração, no início dos anos 70. Lembro-me muito bem de que estava presente o Ministro da Revolução, João Paulo dos Reis Velloso, que é parnaibano, o Governador era Dirceu Arcoverde.

            Mas essas são as mentiras.

            Então, queríamos apelar a Sua Excelência, o Presidente da República, que não tem culpa desses aloprados do Partido dos Trabalhadores que estão lá. Eles estão tão fracos, tão fracos, tão fracos, que não têm candidato próprio do seu Partido. Mesmo tendo o Presidente da República ajudado muito, mandado muitos recursos, eles não têm condições de ter uma candidatura própria.

            E, evidentemente, queremos, então, tirar lucro dos prejuízos; queremos aproveitar esses nove meses de governo do novo Governador, no qual o Piauí deposita esperança, um homem que tem uma inteligência privilegiada, um neurocirurgião, um homem de bem. Quero dizer que, quando governei o Estado do Piauí, ele era do PSDB - eu, do PMDB - e foi líder do meu Governo.

            Então, para Wilson Martins viabilizar essas emendas, pelas quais o Governador, mesmo com - vamos dizer - a simpatia do Presidente Luiz Inácio, não se interessou... E queria dar a minha experiência para o novo Governador e dizer como.

            Evidentemente, sabemos, e bem, Jayme Campos: transporte marítimo é para longas distâncias e para cargas pesadas. Não há mais grandes distâncias, porque o Presidente Sarney foi Presidente antes de mim; são coisas que já aconteceram e que não vão mais ter jeito. Então, o Presidente Sarney fez um porto em São Luís, um dos melhores portos do mundo, o de Itaqui. Há um avião que vai da Holanda para o Brasil, para São Luís, só faz essa linha. Então, não há mais grandes distâncias e cargas pesadas, mas temos de tirar, Presidente Sarney, lucro dos prejuízos. Não podem estar enterradas as riquezas dos Presidentes que, antes de Lula, existiram, desde Epitácio Pessoa. Está lá, parado.

            Então, quero dizer como - tenho visão, estou preparado, sou Pai da Pátria -, porque o PT... Nunca vi um tripé montado na mentira, na corrupção e na incompetência, esse é o tripé do PT. Então, vou dizer como resolver o negócio para o novo Governador e aproveitar aqui o Luiz Inácio.

            Primeiro, Presidente Sarney, não vamos sonhar com um grande porto, porque é para grandes distâncias, cargas pesadas. O senhor fez o melhor porto do Brasil ali perto, mas temos que utilizar, tirar lucro dos prejuízos. E o Ceará tem dois. Nós estamos no meio.

            Então, primeiro, faça um terminal de petróleo, que é baratinho, são apenas uns canos. Paracuru tem, eu conheço. São uns canos transatlânticos. Qual a vantagem, fazendo um terminal de petróleo? Se o petróleo é caro no Brasil, no norte do Piauí é o mais caro do mundo. Por quê?

            (O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Porque ele vai de Fortaleza para Teresina, que é lá no meio do Estado, e volta para o nosso litoral. Ou vai do porto do Sarney, em São Luís, para Teresina e volta. Na hora em que fizer um terminal de petróleo, que é simples, basta o custo do combustível, do óleo, da gasolina, do querosene e do gás, então, nasce naquele lugar um porto pesqueiro. O Delta tem tudo que você imagina de pesca. Por que não deu certo? (Eu dei muito barco quando Governador.) Porque a competitividade, o combustível é mais caro. Então, eles procuram Camocim, outros lugares do Ceará, onde o petróleo é mais barato. Então, com o terminal de petróleo, com o barateamento do combustível, automaticamente, apareceria um porto pesqueiro.

            (O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Isso é simples, é com pouco dinheiro. Nós conhecemos Fátima, Portugal. Tem uma cidade, Nazaré, que vive em função de um porto pesqueiro. O pescado que vai para o Piauí vem de Belém, lá do Pará, porque o combustível é caro, e um terminal petrolífero.

            Então, com isso, viabilizaria a estrada de ferro que foi prometida e ficou só em conversa. Sua Excelência o Presidente da República com o Governador da mentira dizia: 60 dias, o trem de Parnaíba a Luís Correia; 4 meses, de Parnaíba a Teresina. Não trocaram um dormente. Enganaram o Engenheiro Alberto Silva que era Senador e me disse: “Mão Santa, eu vou apoiar essa gente porque eu sou engenheiro/político, engenheiro ferroviário”. Enganaram o homem, o homem morreu, foi para o céu e não aconteceu. É hora de, com esse porto, viabilizar.

            E viabilize, Presidente Sarney, a ZPE. V. Exª, há quase 20 dias, deu uma ZPE para lá. Então é como o Padre Antonio Vieira dizia: “Um bem sempre é acompanhado de outro bem”.

            Então, o novo Governador do Piauí, tem a cabeça boa, ele opera até cabeça de gente - essas coisas simples; ele vê que vai dar certo um terminal petrolífero, um porto pesqueiro e marítimo para pequenas cargas para levar para o Itaqui ou do Ceará. É assim que funciona, é uma linha mamária marítima. Vamos sonhar dentro da realidade. Mas isso daria o benefício da revitalização da estrada de ferro, de fazer nascer a ZPE que o Presidente Sarney dotou para Parnaíba nessas leis que nós estamos defendendo.

            E, Presidente Sarney, aquele seu projeto, vamos dizer, daqueles platôs litorâneos está em desenvolvimento fazendo uma agricultura irrigada, que tem uma produção; e lá foi também posto, no governo de V. Exª, a sede da Embrapa.

            Então, sem dúvida nenhuma, eu acho que ainda há essa esperança do povo do Piauí de agora, depois da tempestade, que esse seja o governo da bonança, da realidade. Então nós acreditamos. E que saiamos daquele tripé da mentira - nunca vi se mentir tanto -, da corrupção - nunca vi se roubar tanto - e da incompetência.

            Essas são as nossas palavras para que seja feliz o novo governador com o novo Presidente da República, e chegue a conclusão do Porto de Luís Correia, iniciado por Epitácio Pessoa há quase 100 anos.

            Essa é a reivindicação que fazemos ao Governo Federal. E eu tive o cuidado de todos os anos aprovar no Orçamento recursos para isso; o que houve foi falta de competência, de amor, de inteligência do Governador que passou, que agora nós achamos que vai haver.

            Nosso agradecimento, Sr. Presidente Sarney, pelo tempo que extrapolamos.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2010 - Página 12136