Discurso durante a 40ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Manifesta indignação por ter sido impedido de embarcar para São Paulo, para cumprir um compromisso oficial na CNTUR, por conta de um problema na emissão da passagem. Solicitação de esclarecimentos da companhia aérea TAM e da empresa Sphaera que emitiu a passagem.

Autor
Sadi Cassol (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Sadi Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Manifesta indignação por ter sido impedido de embarcar para São Paulo, para cumprir um compromisso oficial na CNTUR, por conta de um problema na emissão da passagem. Solicitação de esclarecimentos da companhia aérea TAM e da empresa Sphaera que emitiu a passagem.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2010 - Página 10030
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • FRUSTRAÇÃO, IMPEDIMENTO, EMBARQUE, ORADOR, AERONAVE, DESTINAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), MOTIVO, PROBLEMA, PASSAGEM AEREA, SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, RESPONSAVEL, EMISSÃO, PASSAGEM.
  • REGISTRO, ENTRADA, PROCESSO JUDICIAL, CRITICA, ATUAÇÃO, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, ABUSO, PREÇO, PASSAGEM, ATRASO, HORARIO, EMBARQUE.

            O SR. SADI CASSOL (Bloco/PT - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, está quase chegando o horário do meu voo. Então, quero apenas fazer um registro aqui, em dois minutos, de um fato que ocorreu sábado, à tarde, lá no Aeroporto de Palmas, quando eu estava com a passagem da Companhia TAM na mão. Essa passagem foi emitida pela empresa Sphaera, aqui dentro do Senado, que vende as passagens aqui, com localizador, com todos os códigos, com todo o horário, e eu não pude embarcar para um compromisso oficial em São Paulo. Tenho aqui o convite do Presidente da CNTur.

            Hoje, pela manhã, ia fazer parte da mesa oficial no Rio de Janeiro e, ontem, à tarde, em outros compromissos extraoficiais com o Presidente Nelson de Abreu Pinto. E eu não pude embarcar porque simplesmente a TAM achou que eu não devia embarcar. Eles não me deram nenhuma explicação. Consegui localizar, inclusive, a responsável que emite as passagens aqui, que é esta passagem, e a coloquei no telefone com o Diretor da TAM, dentro do aeroporto. Ele disse que a minha passagem não estava certa e que eu não podia embarcar.

            Faço, então, este registro na Casa. Hoje, pela manhã, já entrei com um processo de reparo junto à TAM por aquilo que aconteceu.

            Gostaria também que a Mesa visse se a falha foi da empresa emissora de passagens daqui, a Sphaera, para que ela também, se for o caso, seja até descredenciada. Não é possível um Senador da República não poder cumprir um compromisso oficial, um convite do CNTur, simplesmente porque se ficou no jogo de empurra entre a empresa daqui e a TAM, que dizia que a minha passagem não tinha valor.

            A passagem está aqui, com o localizador, com todos os códigos, de ida e volta, São Paulo a Brasília, tudo certo, e eu não pude viajar.

            Então, quero fazer este protesto. Gostaria que a TAM ou a empresa que emitiu a minha passagem aqui fosse responsabilizada por esse fato. Particularmente, nesta manhã, em Palmas, entrei com um processo contra a TAM, e meus advogados vão ver se cabe também para a empresa emissora aqui, a fim de que isso não aconteça.

            Se acontece isso com um Senador da República, que tem voz, imaginem o que acontece com nossos usuários diariamente!

            Aliás - já tenho dito isto na tribuna aqui -, parece-me que as únicas empresas que não precisam cumprir a Constituição Federal são as empresas aéreas. Eu nunca vi um banner, eletrônico ou não, que diga o itinerário e o preço das passagens. Quando se abre uma loja, em qualquer parte do Brasil, e coloca-se, por exemplo, uma tapioca na vitrine sem o preço, vem o Código de Defesa do Consumidor, vem o Ministério Público, vem o Procon, vem tudo, e multam porque lá não está explícito o valor daquela mercadoria. Quanto às passagens, no mesmo voo, um paga R$1 mil, outro paga R$200,00, outro paga R$100,00. Está uma bagunça generalizada!

            Eles não cumprem horários. Nesses dias, minha esposa tinha de embarcar em Brasília às 10h40 e chegou a Palmas às 5h da manhã. Denunciei isso à Anac, que não fez nada também.

            Acho que é preciso ser um pouco mais rígido com essas companhias aéreas, sob pena de virar bagunça total e um caos para quem precisa desse transporte.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Quero que fique registrado na Casa este meu protesto contra a TAM.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2010 - Página 10030