Discurso durante a 49ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Relato sobre o trabalho desenvolvido por S.Exa. durante o tempo em que exerceu o cargo de Secretário de Educação do Tocantins.

Autor
Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL. EDUCAÇÃO.:
  • Relato sobre o trabalho desenvolvido por S.Exa. durante o tempo em que exerceu o cargo de Secretário de Educação do Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2010 - Página 13753
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • OPORTUNIDADE, RETORNO, EXERCICIO, MANDATO PARLAMENTAR, POSTERIORIDADE, GESTÃO, SECRETARIO DE ESTADO, EDUCAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), DEPOIMENTO, ORADOR, AUXILIO, GOVERNADOR, SITUAÇÃO, CRISE, NATUREZA POLITICA, INTERRUPÇÃO, MANDATO, TITULAR, POSSE, EX PRESIDENTE, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.
  • ELOGIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ORGANIZAÇÃO, PARCERIA, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, RECUPERAÇÃO, DIVIDA PUBLICA, REORGANIZAÇÃO, FINANÇAS, AUXILIO, MUNICIPIOS.
  • REGISTRO, DECISÃO, AMPLIAÇÃO, HORARIO, ESCOLA PUBLICA, TEMPO INTEGRAL, INSTALAÇÃO, AR CONDICIONADO, ATENDIMENTO, DEMANDA, RECURSOS HUMANOS, INCENTIVO, APERFEIÇOAMENTO, PROFESSOR, SISTEMA, PROGRESSÃO, AUMENTO, SALARIO, RENOVAÇÃO, APRENDIZAGEM, REALIZAÇÃO, FEIRA DO LIVRO, APRESENTAÇÃO, ARTISTA, HOMENAGEM, ESCRITOR, VALORIZAÇÃO, LITERATURA BRASILEIRA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Serei breve, Sr. Presidente. Agradeço a deferência.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a minha presença na tribuna é para reafirmar a minha alegria em retornar aos trabalhos desta Casa e ao convívio dos ilustre e queridos Pares, de quem me afastei há quatro meses, ao aceitar o convite que me fez o novo Governador do Estado do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, para que eu o auxiliasse em uma das maiores empreitadas do Estado. Entendo que seja o maior desafio da vida política dele governar o Tocantins na circunstância em que ele o encontrou.

            Houve uma interrupção do mandato. A Assembleia Legislativa o escolheu. Ele assumiu interinamente, por força da legislação, e a Assembleia Legislativa o escolheu para um mandato de pouco mais de um ano, um ano e quatro meses aproximadamente, numa situação extremamente difícil: o Estado bastante endividado, com a interrupção das ações administrativas por determinado período, o que paralisou as ações do Estado. E ele foi escolhido para desempenhar um mandato curto, com as restrições eleitorais. Então, imaginem o grande desafio que decidiu enfrentar o ex-Presidente da Assembleia Legislativa Carlos Henrique Gaguim.

            E, para surpresa de todos - e uma surpresa gratificante -, num espaço muito curto de tempo, ele conseguiu, primeiro, organizar um governo de coalizão, buscando chamar a atenção e a adesão de tantos quantos estivessem dispostos a enfrentar as dificuldades e ajudá-lo a recuperar a governabilidade do Estado e colocar o Tocantins novamente nos trilhos do desenvolvimento.

            E o fez com muita firmeza, com muita sapiência. Iniciou com ações saneadoras, que alegraram bastante as pessoas que, com os corações cheios de incertezas, estavam na expectativa do novo governo, do desempenho do novo governo. Entre essas ações saneadoras, que agradaram a todos nós, ele adotou providências com vistas a reorganizar as finanças do Estado e, depois, retomou as ações que viriam colocar o Tocantins nos trilhos do desenvolvimento.

            É por isso que nós estamos vendo o Governador Carlos Henrique Gaguim se firmando como um bom gestor, como um gestor eficiente, conquistando a confiança da população tocantinense, pela sua forma de conduzir os destinos do Estado e inaugurando uma relação muito forte com os Municípios. O Governador tem revelado a sua sensibilidade municipalista bastante acentuada quando vai ao encontro do povo, vai ao encontro dos Municípios, no momento em que os Municípios vivem uma dificuldade intensa, sobretudo pela queda de suas receitas. E aí contam com a presença forte do Governo Carlos Henrique Gaguim, que auxilia os prefeitos no atendimento das demandas populares.

            Ele tem visitado todos os Municípios do Estado e, em cada Município a que chega, leva as máquinas para ajudar a limpar a cidade, para recuperar ou ampliar a pavimentação asfáltica, para cuidar das estradas vicinais; ele cuida da saúde, levando mais uma ambulância; reestrutura o aparato policial de cada Município para que a segurança da população seja melhorada; oferece um apoio consistente também na área da educação, melhorando a contribuição do transporte escolar, levando mais um ônibus para auxiliar os prefeitos no transporte das nossas crianças, com mais segurança e conforto, de sua casa para a escola e da escola para casa.

            Enfim, ele vem revelando uma disposição muito grande de compartilhar com os prefeitos as obrigações que todos nós, homens públicos, temos para com a sociedade.

            E foi nesse contexto que ele me convidou para assumir a Pasta da Educação, que experimentava uma dificuldade muito grande também. Entendi que era um grande desafio, e resolvi aceitá-lo. Não titubeei, voltei para o Estado e assumi as responsabilidades dessa Pasta tão sensível e estrategicamente importante para o desenvolvimento do nosso Estado.

            Convivi, por esse período de tempo, com os valorosos profissionais da educação, procurando entender o que poderíamos fazer para melhorar o trabalho na área da educação que o Estado oferece aos filhos do povo no Tocantins. E percebemos que precisaríamos melhorar, se quiséssemos avançar, as condições de trabalho dos nossos profissionais. Foi preciso observar o aspecto físico das escolas, reparando, reformando, ampliando as nossas escolas, construindo novas unidades escolares, cuidando da climatização de muitas delas, já que o nosso clima lá é bastante rigoroso. Os nossos prédios, nem sempre com a concepção arquitetônica adequada, ofereciam salas de aula muito quentes, o que comprometia o desempenho dos nossos professores e o aprendizado dos alunos. E o Governo considerou uma obrigação do Estado solucionar o problema e está adotando as providências necessárias para climatizar todas as salas de aula do Tocantins.

            Também por entender que a educação é prioridade no seu Governo, decidiu transformar todas as nossas escolas em escolas de regime de tempo integral. Lugar de menino é na escola. E é lá que o menino deve aprender as questões de natureza pedagógica e as outras questões, nesse período de formação, com apoio do Estado, que lhe serão úteis durante toda sua vida.

            Cuidamos também, na área de recursos humanos, de procurar atender às principais demandas dos nossos profissionais, aquelas de natureza pessoal, relacionadas com aposentadoria, com requerimentos de saúde e de atendimento às suas necessidades imperativas, mas procuramos aprimorar também o sistema que estimula o professor a ampliar os seus conhecimentos, que é a chamada progressão funcional, para que ela fosse efetivamente esse estímulo a todos aqueles que adotassem a iniciativa de ampliar os seus conhecimentos na área de educação. Com o aprimoramento do sistema de progressão no nosso Estado, conseguimos ampliar de três mil para mais de cinco mil os profissionais que serão contemplados já no exercício de 2010.

            Também concedemos aos nossos profissionais da educação um aumento salarial que recompôs perdas acumuladas desde 2002. Houve um ganho efetivo nesse período total, que elevou os nossos salários dos professores aos primeiros salários do País. É um reconhecimento à importância do profissional de educação, ao trabalho que ele presta à nossa sociedade.

            Finalmente, Sr. Presidente, a convivência muito forte, muita estreita, muito respeitosa com os profissionais da educação permitiu-nos perceber que o Tocantins está dotado de profissionais que podem promover essa verdadeira revolução no aprendizado, para que, um dia, possamos ter o Tocantins como referência nacional no sistema de educação que oferece aos filhos do povo, às nossas novas gerações.

            Realizamos, ao final da nossa gestão, um evento extraordinário de forte apelo à literatura, com vistas a continuar estimulando não só os nossos profissionais da educação, mas também as nossas crianças e a sociedade a aproximarem-se mais do livro como uma grande fonte de conhecimento. Realizamos o Salão do Livro, que foi efetivamente um evento bem sucedido, vivo, alegre, participativo, envolvendo pessoas de todos os Municípios tocantinenses e também de outros Estados brasileiros que se deslocaram para participar conosco desses momentos tão atrativos, tão interessantes como foram os do Salão do Livro. Escolhemos palestrantes de rara qualidade e fizemos shows plásticos com artistas regionais e nacionais, que deram alegria e vida a esse evento, que tenho segurança de que os tocantinenses não se esquecerão, principalmente aqueles que tiveram a oportunidade de viver, nos dez dias da sua realização, a sua vivacidade, a sua alegria, a sua ação contagiante envolvendo todos que puderam ali se encontrar, num congraçamento literário muito importante, muito interessante, onde nós pudemos homenagear Carlos Drummond de Andrade, com a sua especialidade, com a qualidade da sua escrita, e também o grande escritor tocantinense Odir Rocha, um médico apaixonado pelo Tocantins, que muito jovem transferiu-se para lá com sua família. Além da contribuição profissional que deu, muito cedo ele revelou o seu interesse pelas letras e passou a dar essa contribuição também ao desenvolvimento literário e cultural do nosso Estado.

            Portanto, foi uma passagem breve, uma passagem rápida, porém marcante, Sr. Presidente, que possibilitou uma rica convivência com os profissionais da educação, de quem guardo um aprendizado extraordinário, que sei será muito útil nesta nova etapa que renovo aqui nesta Casa, com os ilustres membros do Congresso Nacional.

            Então, voltei à tribuna nesta tarde para falar sobre o meu retorno, sobre o compromisso renovado e permanente que tenho com o Estado do Tocantins e, sobretudo, o compromisso renovado e permanente com o Governo do Carlos Henrique Gaguim.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/29/242:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2010 - Página 13753