Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da aprovação de três institutos tecnológicos federais para o Rio Grande do Norte. Comentários sobre solicitação apresentada ao Ministro Carlos Eduardo Gabas, para instalação de uma agência da Previdência Social no Município de São Paulo do Potengi (RN). Alerta sobre a desaceleração das obras do canal da transposição do Rio São Francisco na cidade de Cabrobó (PE).

Autor
Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. PREVIDENCIA SOCIAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da aprovação de três institutos tecnológicos federais para o Rio Grande do Norte. Comentários sobre solicitação apresentada ao Ministro Carlos Eduardo Gabas, para instalação de uma agência da Previdência Social no Município de São Paulo do Potengi (RN). Alerta sobre a desaceleração das obras do canal da transposição do Rio São Francisco na cidade de Cabrobó (PE).
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2010 - Página 13910
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. PREVIDENCIA SOCIAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA, MUNICIPIO, MACAIBA (RN), AÇU (RN), GOIANINHA (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), IMPORTANCIA, INICIATIVA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, PREPARO, JUVENTUDE, MERCADO DE TRABALHO, COMENTARIO, CARACTERISTICA, ECONOMIA, REGIÃO, PRODUÇÃO, CERAMICA, PETROLEO, GAS NATURAL, ATIVIDADE, AGRICULTURA, TURISMO, CULTIVO, CANA DE AÇUCAR.
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, FEIRA AGROPECUARIA, MUNICIPIO, SÃO PAULO DO POTENGI (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), MANIFESTAÇÃO, COMPROMISSO, LUTA, CRIAÇÃO, AGENCIA, PREVIDENCIA SOCIAL, REGISTRO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), ENCAMINHAMENTO, REIVINDICAÇÃO.
  • REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, PREFEITO, PRESIDENTE, CAMARA MUNICIPAL, MUNICIPIO, CABROBO (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), REGIÃO, CONSTRUÇÃO, CANAL, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, IMPORTANCIA, OBRAS, DESENVOLVIMENTO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, REGIÃO SEMI ARIDA, ESPECIFICAÇÃO, PERIODO, SECA, QUESTIONAMENTO, DESACELERAÇÃO, OBRA PUBLICA, PREVISÃO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, CONTINUAÇÃO, EFETIVAÇÃO, PROJETO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Presidente Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de iniciar o meu pronunciamento no dia de hoje dizendo da alegria de hoje, pela manhã, na Comissão de Educação, termos conseguido aprovar, em caráter terminativo, mais três institutos tecnológicos federal para o Rio Grande do Norte.

            Nós apresentamos dez projetos e, desses dez, mais três foram hoje aprovados, com a relatoria do Senador Agripino e do Senador Garibaldi.

            O primeiro localizado no Município de Macaíba. Macaíba fica na região metropolitana de Natal e conta com uma população de cerca de 64 mil habitantes. Trata-se da quinta maior economia do Estado, com base industrial bastante diversificada, sediando o segundo maior distrito industrial do Rio Grande do Norte.

            O outro Projeto aprovado é o da Escola Técnica Federal, que hoje recebe o nome de Instituto Tecnológico Federal, fica no Município de Açu, situado na microrregião do Vale do Açu, que conta com a população de 52 mil habitantes.

            E a economia no Vale do Açu, na cidade de Açu, é baseada na indústria cerâmica, na agricultura irrigada e destaca-se também pela produção de petróleo e gás natural que resultou na implantação de uma usina termoelétrica a gás na região.

            A terceira foi no Município de Goianinha, situado na microrregião do litoral sul, que polariza 10 Municípios com uma população de cerca de 151 mil habitantes, com uma economia que está assentada na intensa atividade turística presente em toda a faixa litorânea dessa região, que conta com mais de dois mil leitos em hotéis e pousadas, cerca de 420 bares e restaurantes turísticos, além de vários estabelecimentos de atividades conexas ao turismo. Além disso, é uma região muito forte no cultivo da cana-de-açúcar e outras atividades como a carcinocultura.

            Sr. Presidente, eu coloquei aqui esses três dos dez que foram apresentados, dizendo da alegria de tê-los aprovados porque entendemos que a implantação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte, seja no Município de Goianinha, de Açu, no Município de Macaíba como foram esses aprovados, além dos outros que estão para serem aprovados, como no Município de Lajes, no Município de São Paulo do Potengi também já aprovado, isso é fundamental para o desenvolvimento daquela região. Não somente o desenvolvimento da região, mas principalmente para acender uma luz de esperança para nossa juventude que, por meio desses institutos com certeza estará mais preparada para enfrentar os desafios do futuro e contribuir, de forma mais eficiente, para com as demais atividades exercidas na sua região. Que possa estar preparada para os desafios do mercado de trabalho e também para o empreendedorismo.

            Acreditamos realmente que pelos caminhos da educação conseguiremos fazer não somente em nosso Estado, mas em todo o Brasil um desenvolvimento mais justo, mais equilibrado e, com certeza, bem mais forte para o futuro da nossa Nação.

            Quero prestar contas a esse Município da ação que desempenhamos. Quero também levar uma palavra à cidade de São Paulo do Potengi. Estive lá nesse domingo participando, visitando, quando da realização de mais uma feira do agronegócio, da caprinocultura. Estive em contado com o Prefeito, Azevedo, com vereadores, com o vice-Prefeito, com as demais lideranças. Recebemos a solicitação de interceder, de lutar para que a cidade de São Paulo do Potengi possa ter a sua agência da previdência. Todos daquela cidade - que é uma cidade de cerca 20 mil habitantes - e dos 14 Municípios circunvizinhos, distantes de 18 km a 42 km, precisam se deslocar às vezes 200 km para ter qualquer tipo de atendimento da Previdência Social.

            Hoje tive a oportunidade de encontrar o Ministro Carlos Eduardo Gabas e fizemos essa solicitação. Estamos confiantes de que, com os argumentos que foram apresentados, mostrando a necessidade para uma região de cerca de 80 mil habitantes que precisa ter a sua agência mais perto não somente para assegurar os seus direitos previdenciários, de aposentadorias, mas também para casos de perícia, casos os mais diversos em que há o direito à assistência ao trabalhador. Então queria também levar esta notícia a São Paulo do Potengi, de que estamos na luta e vamos continuar empenhados na defesa de mais esse benefício para aquela cidade.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria aqui também de fazer uma referência especial a um amigo que aqui está que é o Prefeito Eudes Caldas - ele não é do Rio Grande do Norte, talvez vocês estranhem, é pernambucano, da cidade de Cabrobó - e ao Presidente da Câmara, Moacir Rocha. Cabrobó é um das cidades onde está sendo construído o canal da transposição do Rio São Francisco. E como os senhores sabem, já existe a Subcomissão de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco. Em visita àquela região, já por mais de uma vez, o prefeito tem nos recepcionado de forma muito carinhosa. O sonho daquela região é também do nosso Estado, Rio Grande do Norte, que será beneficiado com a transposição. É uma obra, temos que reconhecer, fundamental para o desenvolvimento, para a melhoria do semiárido, fundamental para trazer mais dignidade àqueles que moram em regiões, Senador Paim, onde, na época da estiagem, falta água para as pessoas, a qualidade é a pior possível. Então, realmente, é uma obra que o Governo Federal está realizando, um sonho secular. E nós temos que reconhecer o quanto trará de benefício para toda a região: Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte. O meu Estado será beneficiado com duas áreas: exatamente a bacia Piranhas-Açu e o rio Apodi-Mossoró.

            O Prefeito aqui está e levanta uma questão. Nós aqui já estamos preocupados em saber o que está acontecendo porque, de repente, houve uma desaceleração das obras que iam caminhando, podemos dizer, até num ritmo regular. Somente na região de Cabrobó, já foram demitidos mais de 500 trabalhadores. Eu quero, Prefeito, convidá-lo para que amanhã possamos ir ao Ministro João Santana, que está substituindo o Ministro Geddel, que era, até então, o coordenador, o dirigente que supervisionava, que estava à frente de todo esse processo das obras da transposição, para que essa obra realmente venha a se realizar, que os recursos sejam bem empregados e que não haja nenhuma solução de continuidade.

            Então, queremos aqui fazer este alerta porque é importante, e saber o porque dessa desaceleração repentina sem que tivéssemos recebido comunicado algum.

            Era isso, Srªs e Srs o que eu tinha a colocar. Agradeço de maneira muito especial a todos que nos receberam nesse final de semana na cidade de Goianinha em uma festa grandiosa, Senador Mão Santa, da padroeira Nossa Senhora dos Prazeres; e ao Prefeito, ao ex-Prefeito, e também na cidade de São Paulo do Potengi e na cidade de São Gonçalo do Amarante. Durante toda esta semana, estaremos aqui nas mais diversas comissões, apresentando a defesa dos projetos e, de forma intransigente, de tudo que for em benefício do nosso Rio Grande do Norte.

            Muito obrigada.


Modelo1 5/17/2412:36



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2010 - Página 13910