Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento de Nelson Mendes Fontoura.

Autor
Valter Pereira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Valter Pereira de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento de Nelson Mendes Fontoura.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2010 - Página 14013
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DESEMBARGADOR, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), EX-DEPUTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, PROMOTOR DE JUSTIÇA, PRESIDENTE, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. VALTER PEREIRA (PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, inicialmente, quero agradecer ao Senador Mão Santa. A vez era dele, para falar como Líder, mas ele permutou comigo.

            Na verdade, não venho aqui para fazer um discurso, mas apenas um registro, um registro de luto.

            A comunidade jurídica de Mato Grosso do Sul hoje teve uma perda. Faleceu, em Campo Grande, o Desembargador aposentado Nelson Mendes Fontoura, um homem que dedicou a sua vida não só às letras jurídicas, à atividade do Direito, um grande operador do Direito, como também à causa pública.

            O Desembargador Nélson Fontoura começou sua carreira como Promotor de Justiça ainda no antigo Estado de Mato Grosso, antes da sua divisão, e a concluiu como Procurador-Geral de Justiça de meu Estado, e, indicado pelo quinto constitucional, foi nomeado Desembargador, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do meu Estado e, posteriormente, Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

            Sempre dedicado ao Direito, agiu com muita equidade durante os seus julgamentos, constituiu uma legião de admiradores e de amigos e hoje deixa todos enlutados, dada a relação de amizade, dada a estima que conseguiu granjear.

            Quero, aqui, neste momento, expressar o meu pesar - acredito que não apenas o meu, mas da Bancada de Mato Grosso do Sul, aqui representada pela Senadora Marisa Serrano, pelo Senador Delcídio e por mim - a toda a sua família,

            na pessoa de seus quatro filhos, Nelsinho, Alexandre, Juliete e Alessandra, e na pessoa, sobretudo, de sua mulher, Maria Nice, que a sua família, que seus amigos sempre tratam por Nicinha.

            A esse ilustre advogado, cultor do Direito, a esse fazedor de justiça a nossa despedida, a despedida dos representantes de Mato Grosso do Sul no Senado Federal, a despedida do advogado que muitas vezes teve a oportunidade de operar com ele, de despachar com ele, de discutir com ele questões jurídicas.

            Era este o registro, Sr. Presidente, que gostaríamos de fazer nesta noite, mas lembrando, antes de deixar esta tribuna, que, além de cultor do Direito, o Desembargador Nélson Mendes Fontoura foi também um Parlamentar, foi também um representante do povo na Assembleia Legislativa do antigo Mato Grosso. Portanto, um homem que representou com esmero e com dedicação a causa pública.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/19/244:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2010 - Página 14013