Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o aumento do número de casos de dengue no Estado de Goiás e críticas às Prefeituras de Goiânia e Aparecida pela ineficiência de medidas de prevenção e de combate àquela doença.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Preocupação com o aumento do número de casos de dengue no Estado de Goiás e críticas às Prefeituras de Goiânia e Aparecida pela ineficiência de medidas de prevenção e de combate àquela doença.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2010 - Página 14348
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • APREENSÃO, GRAVIDADE, PROBLEMA, SAUDE PUBLICA, ESTADO DE GOIAS (GO), SUPERIORIDADE, NUMERO, NOTIFICAÇÃO, DOENÇA, AGENTE TRANSMISSOR, AEDES AEGYPTI, MUNICIPIO, GOIANIA (GO), APARECIDA DE GOIANIA (GO), CRITICA, INERCIA, PREFEITURA, PREVENÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, INEFICACIA, POLITICA, COMBATE, DOENÇA TRANSMISSIVEL, REGIÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é desalentador o número de casos de dengue no Estado de Goiás.

            Goiânia e Aparecida aparecem atrás apenas de Campo Grande no número de notificações, o que demonstra a incapacidade do atual Governo em oferecer um combate efetivo ao mosquito Aedes Aegypti.

            São mais de 12 mil casos em Goiânia, e a capital, juntamente com Aparecida, responde por 60% dos casos em Goiás, em janeiro deste ano foi registrado um crescimento de 500% com relação a janeiro de 2009, o que coloca em questão as estratégias das prefeituras desses dois municípios para o combate à Dengue.

            Revela-se nítida incapacidade de fazer a prevenção contra a Dengue, bem como a conscientização da sociedade.

            As medidas agora tomadas são tardias diante da dimensão que o problema da Dengue tomou em Goiânia e Aparecida. Dificilmente conseguirão dar conta de reverter uma triste realidade: temos uma epidemia de Dengue em Goiânia e Aparecida.

            Se chegamos a esse estágio, sem dúvida, foi pela falta de um plano estratégico eficiente, uma política pública eficaz das prefeituras de Goiânia e Aparecida para combater o mosquito Aedes Aegypti e garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos.

            Nem o população de Goiânia, nem o população de Aparecida mereciam essa calamidade em que se transformou a epidemia de Dengue.

            Registre-se, portanto, Senhor Presidente, o meu protesto diante da inércia e ineficácia das prefeituras de Goiânia e de Aparecida em combater de forma efetiva esse grave problema de saúde pública.

            Muito obrigado!


Modelo1 5/4/246:11



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2010 - Página 14348