Discurso durante a 53ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cartilha 98 do Programa de Aceleração do Crescimento que diz respeito a obras realizadas no Piauí, cuja capa retrata paisagem de outro estado. Questionamento sobre a transformação do Aeroporto de Parnaíba em Aeroporto Internacional. Alerta a Infraero com relação ao custo do aeroporto da cidade de São Luís, no Maranhão.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA DE TRANSPORTES. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Cartilha 98 do Programa de Aceleração do Crescimento que diz respeito a obras realizadas no Piauí, cuja capa retrata paisagem de outro estado. Questionamento sobre a transformação do Aeroporto de Parnaíba em Aeroporto Internacional. Alerta a Infraero com relação ao custo do aeroporto da cidade de São Luís, no Maranhão.
Aparteantes
Marco Maciel.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2010 - Página 14887
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA DE TRANSPORTES. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • CRITICA, DOCUMENTO, CASA CIVIL, MANIPULAÇÃO, INFORMAÇÃO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, AUSENCIA, CONCLUSÃO, OBRAS, ESTADO DO PIAUI (PI), ATRASO, ANDAMENTO.
  • CRITICA, TENTATIVA, EX GOVERNADOR, TRANSFORMAÇÃO, AEROPORTO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), AEROPORTO INTERNACIONAL, PREVISÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), AMPLIAÇÃO, TARIFA AEROPORTUARIA, INFERIORIDADE, BENEFICIO, POPULAÇÃO, FALTA, INCENTIVO, TRANSPORTE AEREO REGIONAL, SEMELHANÇA, OCORRENCIA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO MARANHÃO (MA).
  • ELOGIO, WILSON MARTINS, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), CANCELAMENTO, REDUÇÃO, CONTRATO, LOCAÇÃO, CARRO OFICIAL, SOLICITAÇÃO, ORADOR, INVESTIGAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, UTILIZAÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL, CANDIDATO ELEITO, PREFEITURA, DESVIO, FUNDOS PUBLICOS, GRAVIDADE, CORRUPÇÃO, MANDATO, EX GOVERNADOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu mostrei, no decorrer desta semana, uma cartilha intitulada Cartilha nº 8, do PAC, comandado pela Ministra Dilma Rousseff, no que diz respeito a obras realizadas no Estado do Piauí.

            Senador Marco Maciel, o estarrecedor de tudo isso é que a foto da capa não mostra uma obra do Piauí e, sim, a transposição do rio São Francisco, possivelmente numa região da Bahia. Se nós abrirmos o documento, veremos que as obras no Piauí não passam de vãs promessas: nada daquilo foi concluído. As que começaram estão em estágios ridículos, como é o caso, por exemplo, do porto de Luís Correia.

            A propósito vem a tese do ex-Governador, que anunciou a construção de dois aeroportos internacionais: o de São Raimundo Nonato e o de Parnaíba. Jornais de circulação no sul do País trazem uma matéria que mostra que o presidente da Infraero, respondendo reclamações de usuários, diz não entender por que o custo do aeroporto de São Luís no Maranhão está tão caro. E justifica: na realidade, é porque ele é adequado a taxas de aeroporto internacional, ainda que não tenha tráfego nem fluxo para tanto. Recebe eventualmente, esporadicamente, voos internacionais.

            Estou chamando a atenção para esse fato para que os piauienses atentem bem para o que poderá ocorrer caso a Infraero aceite colocar os nossos aeroportos como internacionais. As taxas aeroportuárias mais do que dobrarão de preço, ainda que não se justifique essa denominação, até porque nada impede que um aeroporto nacional receba, eventualmente, voos internacionais. É só uma questão de entendimentos com a Infraero.

            Eu estou citando esse fato e alertando principalmente o meu querido povo da minha querida Parnaíba, porque a transformação do nosso aeroporto local em aeroporto internacional, antes de trazer benefício imediato, pode nos trazer problemas. Se hoje nós já enfrentamos dificuldades para colocar uma empresa comercial brasileira fazendo voos regulares para aquela cidade, sendo as taxas cobradas para um aeroporto de terceiro nível, como é o caso do aeroporto de Parnaíba, os senhores imaginem o que poderá ocorrer se o aeroporto for elevado à categoria de internacional com relação ao custo operacional desses voos - isso sem me referir ao transporte executivo de aviões de pequeno porte.

            Essa é uma das faces da megalomania que dominava o ex-Governador, que faz anúncios sem ter noção do que está dizendo. E hoje jornais do sul trazem exatamente esse alerta do presidente da Infraero com relação ao que vem ocorrendo na cidade de São Luís.

            Mas, Sr. Presidente, ainda repercute muito no Estado do Piauí a atitude do atual Governador Wilson Martins de anunciar o cancelamento de contratos de veículos de locadoras para o uso de repartições públicas do nosso Estado.

            Senador Marco Maciel, são R$5 milhões por mês que um Estado pobre como o Estado do Piauí paga hoje de aluguel de carros. E vi, agora mesmo, denúncia segundo a qual, num Município do interior do Piauí, um candidato eleito pelo PT na última eleição teria usado uma caminhoneta Hilux, e levanta-se a possibilidade de que essa caminhoneta lhe tenha sido cedida por um candidato a Deputado Federal no partido.

            É hora de o Ministério Público apurar esse fato. O Município citado na matéria é Morro do Chapéu. É preciso que esse fato seja apurado, é preciso que essas dúvidas sejam dirimidas, porque não se concebe, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esse verdadeiro derrame de recursos públicos num Estado como o nosso, que precisa de hospitais, que precisa de segurança, que precisa de educação, não se pode admitir que esse dinheiro fique escoando pelo ralo. Eu quero trazer esse assunto e mais uma vez apelar para o Ministério Público no sentido de que tome providências, providências urgentes, providências enérgicas e imediatas, para que nós possamos ter esses fatos regularizados.

            O Governador já anunciou, e eu, mais uma vez, quero louvar essa atitude, que vai reduzir. Eu acho que o aluguel de carros, a terceirização desse serviço, é algo oportuno, salutar, moderno, mas é preciso ver as condições e os preços que esses contratos estão sendo praticados, como é feito o seu uso, como é feita a sua utilização. É preciso rigor nessa coisa, é preciso zelo com o recurso público. Esse, no meu modo de ver, é o primeiro grande escândalo anunciado e que remonta aos tempos do ex-Governador. Outros virão. É só uma questão de esperar.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Geovani Borges. PMDB - AP) - Encerrando...

            Ah! O Senador Marco Maciel gostaria de aparteá-lo.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Pois não.

            O Sr. Marco Maciel (DEM - PE) - Eu gostaria apenas de apartear o nobre Senador Heráclito Fortes para dizer que S. Exª fere hoje questões extremamente importantes à vida do seu Estado. Eu quero cumprimentá-lo pelas observações que acaba de realizar. Portanto, meus cumprimentos. Espero que os fatos que V. Exª narrou possam ser devidamente apreciados e analisados, posto que estamos muito próximos do período eleitoral. Certamente essas questões não podem passar sem uma devida análise e averiguação. Cumprimento, portanto, V. Exª, nobre Senador Heráclito Fortes.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Eu agradeço a V. Exª, Senador Marco Maciel, e tenho a convicção de que o Ministério Público irá tomar uma providência e apurar fatos graves como esses, porque, afinal de contas, não podemos esbanjar, não podemos jogar pelo ralo o recurso suado do contribuinte piauiense.

            Muito obrigado a V. Exª.

            O Sr. Marco Maciel (DEM - PE) - Eu é que agradeço.


Modelo1 4/25/243:44



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2010 - Página 14887